Preparação de 25 dias pode fazer Timão voar em relação aos principais rivais
Trabalho do Corinthians para 2009 começa no próximo dia 26. Palmeiras, Santos e São Paulo terão, respectivamente, 16, 15 e oito dias de preparo
Fonte Globo Esporte
O Corinthians de 2009 deve estar voando no Campeonato Paulista. Pelo menos no começo dele. Isso porque depois de cumprir sua missão na Série B de 2008 com antecedência, a equipe do Parque São Jorge liberou antes seus principais atletas para as férias e, conseqüentemente, começará mais cedo a pré-temporada.
Embora a delegação corintiana viaje no dia 2 para Itu, no interior de São Paulo, o trabalho com o grupo começa na próxima sexta-feira, dia 26 de dezembro. Ao todo, o Timão terá 25 dias de preparação, enquanto seus principais rivais terão um período bem menor até a estréia no Paulistão: Palmeiras (16), Santos (15) e São Paulo (8).
- Quanto mais tempo de preparação um time tem, melhor condicionado fica para o início da temporada. As equipes do interior sempre se preparam antes e levam vantagem no começo. Acredito que o Corinthians saberá aproveitar isso – falou Flávio de Oliveira, preparador físico que entrou na vaga de Flávio Trevisan.
Os primeiros dias de trabalho do Corinthians visando a próxima temporada serão da seguinte maneira: nos dias 26 e 27, avaliação física e exames médicos, de 28 a 30, trabalho físico com Flávio de Oliveira. De 2 a 21, data que antecede a estréia no Paulista, contra o Barueri, no Pacaembu, a idéia é um trabalho “globalizado”.
- Já conversei com o Mano e quero fazer um trabalho globalizado em Itu, algo integrado entre a parte física e a técnica. Acho que não tem como separar, o futebol é um todo. Vou levar para ele a programação que fiz e ver o que dá para aproveitarmos da melhor maneira - comentou o preparador físico do Timão.
A preparação mais extensa do Corinthians para 2009 só será possível porque o time teve uma temporada atípica em relação à dos principais rivais. Como estava na Segundona, a competição terminou uma semana antes. E mais: o Timão assegurou o acesso com seis rodadas de antecedência e o título com quatro.
Tanto que está para fazer um mês que os titulares e mais cinco reservas (Julio Cesar, Carlos Alberto, Lulinha, Fabinho e Wellington Saci) saíram em férias. Os outros jogadores foram liberados uma semana depois, mas também devem voltar ao trabalho no dia 26. Assim como todos os reforços anunciados até o momento.
Santos usa fisiologia e São Paulo dá descanso aos atletas
Palmeiras, Santos e São Paulo vão começar a pré-temporada mais tarde porque tiveram mais tempo de trabalho em 2008 do que o Corinthians. Mas isso não é levado em conta na hora que o clube do Parque São Jorge estiver com uma preparação melhor no começo do Paulistão. Por isso, é preciso tentar minimizar.
Na Vila Belmiro, por exemplo, o preparador físico Jaime Ferreira aposta na qualidade do departamento de fisiologia da equipe para que o elenco se adapte rapidamente ao trabalho físico e possa diminuir a diferença em relação aos que tiverem mais tempo.
- Sem dúvida que o Corinthians e os clubes do interior levam vantagem por ter mais tempo de preparação. Mas vamos tentar, por meio dos testes, com a fisiologia, adaptar o elenco mais rapidamente ao ritmo. Esse é o jeito. Não tem muito mais o que fazer nesse sentido – declarou Jaime Ferreira, do Peixe.
Milton Cruz prefere não comparar o São Paulo com os outros times, até porque os objetivos são diferentes. A Libertadores é o foco são-paulino. O auxiliar de Muricy Ramalho explica que o clube priorizou o descanso dos atletas, já que o elenco era enxuto em 2008 e foi muito utilizado. Ele acrescenta que o grupo de 2009 terá que se preparar dentro do Paulistão por causa do curto período de treinamentos, mas sem deixar de levar o Estadual a sério.
- Esse tempo é muito curto, o Paulista deveria começar em fevereiro. Mas nos reunimos e decidimos que os atletas precisavam de um período maior de descanso, pois o desgaste foi muito grande. Nestes dias teremos que mesclar parte física, tática e técnica. E quem estiver melhor começará a jogar, até que todos estejam prontos - explica Milton Cruz.
VEJA TAMBÉM
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
- CRITICARAM? Três jogadores do São Paulo reagem à demissão de Luis Zubeldía
Comentários
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.Hernán Crespo e sua marca no São Paulo durante a temporada de 2021
Luan aguarda retorno ao São Paulo com a confiança de Hernán Crespo
Ferreirinha do São Paulo gera polêmica após declarações do ex-empresário
São Paulo propõe empréstimo de Matías Arezo e cobre 100% do salário
Crespo rejeita proposta de clube europeu para o Mundial de Clubes em São Paulo
ANUNCIADO: São Paulo oficializa Hernán Crespo como novo técnico após saída de Zubeldía
São Paulo confirma a volta de Hernán Crespo como técnico da equipe
São Paulo confirma Hernán Crespo como seu novo treinador para a temporada
Cicinho alfineta São Paulo por demitir Zubeldía e aponta riscos na temporada
Hernán Crespo e Dinenno: entrosamento promete liderança no ataque do São Paulo
Palmeiras enfrenta Flamengo nas quartas do Brasileiro Feminino; Gre-Nal eliminado
REFORÇO DE PESO? São Paulo apresenta proposta de empréstimo com opção de compra por atacante
QUAL SUA OPINIÃO? Jornalista faz análise negativa sobre Crespo no São Paulo
DESCANSO MERECIDO? Jogadores do São Paulo desfrutam férias em praias e focam na recuperação
Igor Vinicius recusa renovação e deixa o São Paulo para novo desafio
São Paulo libera Igor Vinicius, que deve ser oficializado por rival
Ruan passa por cirurgia no joelho e futuro no São Paulo é incerto
Crespo revisita o São Paulo e enfrenta desafio com futuro de Luan
Jorge Wagner, ex-jogador campeão, se torna empresário e repassa carreira com satisfação
Luiz Gustavo começa recondicionamento físico no CT do São Paulo
Santos demonstra interesse na contratação do lateral-direito Igor Vinicius, do São Paulo
São Paulo e Crespo negociam detalhes contratuais antes de oficialização do anúncio
São Paulo se despede de Zubeldía e deixa portas abertas para retorno
Neto cobra desempenho de Lucas Moura e Oscar e critica diretoria do São Paulo
Helinho, ex-São Paulo, tem proposta do Grêmio em vez de Corinthians ou Internacional
Tudo o que você precisa saber sobre a plataforma de apostas BetAnySports
Neto afirma que Lucas Moura e Oscar vão mal no São Paulo e critica diretoria
DÍVIDA ANTIGA ATRAPALHA? São Paulo e Crespo ainda discutem clausulas do contrato
INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
PLANO B NA MIRA! São Paulo tem opções caso não feche com Crespo, mas dívida na FIFA prejudica negócio