Josué não esconde identificação com São Paulo

Ex-volante foi campeão da Libertadores pelo Tricolor em 2005 e pelo Atlético-MG em 2013

Fonte Band
Foto: Rubens Chiri/Site São Paulo
O duelo entre São Paulo e Atlético-MG pelas quartas de final da Libertadores, hoje, no Morumbi, às 21h45, Josué conhece bem, já que foi campeão dessa mesma competição pelas duas equipes: em 2005 pelo Tricolor e 2013 pelo Galo.
Apesar de ter um carinho muito grande pelas duas equipes, ele não escondeu o carinho maior pelo time paulista. E o ex-volante explicou os motivos. “Com o São Paulo, pelo momento em que eu vivi. Eu vim mais jovem e era tudo muito novo. Vim de uma equipe que, apesar de ser grande, que é o Goiás, mas não da dimensão do São Paulo, que foi a equipe que realmente me mostrou para o cenário nacional e internacional. Cheguei a seleção brasileira e depois fui jogar no futebol europeu, na Alemanha”, explicou em entrevista exclusiva ao Portal da Band.
Em sua opinião, os dois times tem algo em comum: evoluíram durante a Libertadores. “Os dois se encontram em um momento bem parecido, já que não conquistaram os títulos estaduais. Eles cresceram dentro da competição”, atestou.
Apesar de elogiar o Tricolor de agora, Josué deixa claro que o time que foi campeão é melhor do que o de agora. “Era um time que se identificou mais dentro de campo. Houve uma parceira maior, entrosamento. O entrosamento que a gente tinha eu não vejo na equipe de hoje!”, ressaltou.
Josué, que se aposentou no ano passado com a camisa do Galo, mudou radicalmente de ramo. Do futebol, empresariou a dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, da música “Eu quero Tchu, eu quero Tcha”? “Agora não mais. Trabalhei um tempo junto. No começo foi uma oportunidade de trabalho”, lembrou.
O agora empresário de 36 anos que vive em Goiás, mexe com outros ramos.” eu mexo em vários setores como: fazenda, soja, gado. Também na área hospitalar, no ramo de veículos, concessionária”.

Foto: Bruno Cantini/Site Atlético-MG
Veja a entrevista completa a seguir:
Portal da Band: São Paulo e Atlético-MG são times que você jogou e conhece bem. O que podemos esperar?
Josué:
É um jogo em que as duas equipes entram em campo sem favoritismo. O São Paulo, apesar de ter uma tradição maior e uma experiência maior na Libertadores e está mais acostumado com o clima, o Atlético-MG é um time que cresceu muito nos últimos anos se mostrou que é um time muito forte jogando no Independência. É difícil optar por um favorito.
Portal da Band: Quem está melhor nesse momento?
Josué:
Nenhum dos dois conquistaram o campeonato estadual. O São Paulo viveu um momento conturbado na última temporada, mas o São Paulo, a partir do momento que incorpora e dentro da Libertadores é um time forte, difícil de ser batido. Os dois se encontram em um momento bem parecido. Eles cresceram dentro da competição.
Portal da Band: Você foi campeão da Libertadores pelo São Paulo e Atlético-MG. Vai torcer pra quem?
Josué:
Não posso falar pra quem eu vou torcer, mas vou assistir e que o melhor vença. É um jogo de 180 minutos, quem for mais competente e errar menos vou ficar feliz com a vitória de qualquer uma das equipes.
Portal da Band: Você tem uma identificação maior com alguém?
Josué:
Com o São Paulo, pelo momento em que eu vivi. Eu vim mais jovem e era tudo muito novo. Vim de uma equipe que, apesar de ser grande, que é o Goiás, mas não da dimensão do São Paulo, que foi a equipe que realmente me mostrou para o cenário nacional e internacional. Cheguei a seleção brasileira e depois fui jogar no futebol europeu, na Alemanha. A projeção que o São Paulo me deu na carreira foi muito maior do que o próprio Atlético-MG, não deixando de lado o carinho e respeito que eu tenho pelo Atlético-MG. Foi lá onde eu encerrei a minha carreira, conquistei cinco títulos, me identifiquei muito com o clube.
Portal da Band: O São Paulo tem um tabu que é eliminado por um time brasileiro na Libertadores há sete anos. Influencia na hora?
Josué:
É uma própria coincidência e não tem nada a ver. Isso não pesa para um ou para outro. Um time aproveita um mau momento, acaba acontecendo um episódio, acaba havendo um desequilíbrio.
Portal da Band: Como vê o confronto entre brasileiros nesta fase?
Josué:
Se você for olhar entre os times da América do Sul, o futebol brasileiro predomina. É uma potência e pelo retrospecto, as equipes brasileiras que chegam à semifinal ou final são favoritas a conquista do título. Quantas finais teve duelos brasileiros, tanto é que o regulamento mudou e proibiram de disputar as finais dois times do mesmo país. Encontrar times do mesmo pais em uma fase decisiva é pior do que encontrar uma equipe de fora pela própria rivalidade.
Portal da Band. Qual é a diferença do São Paulo que você jogava para agora? Quem era melhor?
Josué:
Eu vou ficar com o time de 2005 que eu passei. Era um time que se identificou mais dentro de campo. Houve uma parceira maior, entrosamento. O entrosamento que a gente tinha eu não vejo na equipe de hoje, apesar de ter grandes jogadores e técnicos e até individualmente melhor. Mas o conjunto funcionou melhor.
Portal da Band: O que mudou do Atlético-MG de hoje de quando você jogou?
Josué:
O plantel mudou quase que totalmente de dois anos pra cá. Os remanescentes ficaram Leonardo Silva, Marcos Rocha. Mudou o comando e quando isso acontece, às vezes muda a filosofia, forma de trabalho. Vejo o Atlético-MG muito forte. O de 2013 tinham jogadores mais decisivos.
Portal da Band: O Ronaldinho foi imprescindível na conquista da Libertadores pelo Atlético-MG. O que pensa à respeito?
Josué:
O Ronaldinho é um grande amigo. Eu tenho um carinho enorme por ele incrível. Um cara que tem uma trajetória dentro do futebol que a maioria dos jogadores gostaria de ter E quando ele entrava em campo os próprios adversários sentiam o peso . Ele chegou muito motivado no Atlético-MG e foi um jogador importantíssimo dentro da própria conquista da Libertadores. Foi decisivo fazendo jogadas e gols importantes . Não é à toa que marcou seu nome na história do Atlético-MG.
Portal da Band. Como você vê esse momento atual dele?
Josué:
O futebol, mais cedo ou mais tarde, a certeza que temos é que a carreira é curta. Pra alguns 33, para outros, 34. Uma hora vai ter que fazer essa aposentadoria. Cabe a ele e ao irmão dele decidir o que é melhor para a sua carreira. Convites não vão faltar.
Portal da Band: Em quanto tempo o Ronaldinho se aposenta?
Josué:
Não só eu tenho como outros jogadores que está mais perto do que longe a suia aposentadoria. Vejo ele jogando mais um ou dois anos . Não vejo o Ronaldinho em condições de jogar por muito tempo.
Portal da Band: O Ronaldinho foi sempre dedicado?
Josué:
Sempre muito motivado, dedicado, alegre dentro do vestiário , sempre motivando todo o elenco que e cobrando sempre a vitória, pois é um jogador acostumado a ser um vencedor, jogou sempre em grandes equipes. Tive oportunidade de jogar com ele na Seleção e no Atlético-MG, onde era uma referência.
Portal da Band: Ele ainda tem condições de jogar em alto nível em um clube grande?
Josué:
Ele tem. Lógico que o Ronaldinho de hoje não é o de 20 anos atrás quando apareceu no Grêmio, depois Paris Saint Germain, Barcelona . É um líder e tem as suas qualidades dentro de campo. É um jogador respeitado e a qualquer momento pode fazer a diferença.
Portal da Band: Depois que você deixou o futebol, empresaria a dupla sertaneja João Lucas e Marcelo?
Josué:
Parei. Não estou mais não. Trabalhei um tempo junto. No começo foi uma oportunidade de trabalho. Sempre fui de arriscar um pouco na minha vida profissional, paralela ao futebol, tanto é que eu mexo em vários setores como: fazenda, soja, gado. Também na área hospitalar, no ramo de veículos, concessionária e no momento eles estavam sem empresário, meio perdidos e eu entrei mais para dar uma força, uma ajuda e hoje eles seguem o caminho deles e eu a minha. Resolvi seguir em um ramo mais concreto, que tivesse menos apostas para garantir dinheiro.
Portal da Band: E porque não o futebol?
Josué:
Como eu já mexo com essas coisas paralelas, em qualquer área que vai mexer tem que ter dedicação, tempo e hoje essas coisas que eu mexo requer muito do meu tempo. Se eu fosse empresariar jogador, não estou falando que eu não vou entrar, pois pode ser que daqui há pouco eu entre, mas tem que fazer um planejamento, projeto e dar toda a assistência para que você seja bem sucedido.
Avalie esta notícia: 30 4
VEJA TAMBÉM
- Primeiro reforço para 2026! São Paulo supera Corinthians e assina com craque de rival
- Vai se aposentar? Oscar define futuro da carreira para 2026 e avisa São Paulo
- Polêmica explode no São Paulo! Mounjaro causa racha no DM e Rauen responde acusação
- BOMBA: São Paulo dispensa Luiz Gustavo por telefone e volante já atrai rivais da Série A
- Reforço chegando? Pochettino diz sim, e Crespo pressiona diretoria por acerto imediato!



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net