Sem sorteio em trio de árbitros no Paulista

Comissão de Arbitragem prepara trios fixos até a final e premiação de R$200 mil para o melhor do torneio

Fonte Lance!

A Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol decidiu padronizar a equipe de árbitros para o Paulistão de 2009. Em vez dos tradicionais sorteios, árbitro e assistentes terão os mesmos parceiros do começo ao fim da competição. A idéia foi testada no ano passado e aprovada pelos profissionais do apito.

Outra novidade para os árbitros é o prêmio de 200 mil reais para o melhor trio. A segunda formação receberá 100 mil e a terceira 50 mil.

Os valores geraram polêmica nesta terça-feira no Corinthians. O lateral-esquerdo André Santos questionou o prêmio para os juízes e a ausência para os jogadores de destaque na competição.

– Pô, para o juiz? Dá prêmio para o jogador que está lá ralando! Até concordo que tenha que dar para o juiz, mas dá para o jogador também! Se fosse 200 mil para o melhor lateral eu já começava a dar carrinho agora! - disse o lateral corintiano.

Vicente Romano Neto ganhou o prêmio de melhor assistente no Paulistão deste ano e diz que mais importante do que a renda, os valores servem de estímulo para os profissionais do apito.

– A importância é que motiva o profissional. Eu acho que os dois (árbitros e jogadores) deveriam receber algum prêmio. As idéias são positivas – disse o bandeirinha para o LANCENET!.

O árbitro FIFA Sálvio Spínola também comentou sobre as declarações do jogador, e, apesar de concordar sobre a possibilidade de prêmio ao atleta, acha errado citar a bonificação ao árbitro para reivindicar algo aos jogadores.

– Eu acho que o jogador faz parte do espetáculo, tem que ser bem remunerado, não temos que entrar em controversas se o juiz está ralando ou não, mas o árbitro de futebol faz parte do contexto do futebol. A reivindicação dele para o jogador é legítima, justa, mas não se deve fazer comparações - disse o árbitro para a reportagem.

Em relação à padronização dos trios, o árbitro Cléber Abade lembra que em 2007, apitou com o apoio de Ana Paula de Oliveira e Evandro Silveira em todas as escalas e achou o resultado positivo. O juiz comandou a final do Paulistão deste ano entre Palmeiras e Ponte Preta e espera índice de erros reduzido com a manutenção da equipe de profissionais.

– Eu fiz parte de um trio fixo no campeonato passado e depois fizemos um relatório com os prós e contras. Com certeza foi aprovado. Nós ganhamos entrosamento. Vamos verificando quais são os pontos a serem corrigidos e assim chegamos perto da excelência – disse Abade.

Spínola diz que o procedimento já acontece em alguns torneios internacionais e, desde que foi implantado, os erros foram reduzidos.

– A manutenção dos trios é um modelo já utilizado pela FIFA e teve bons resultados por não haver mais rodízios. Em um campeonato curto como o Paulista é favorável, podemos trabalhar com os assistentes com mais freqüência. Na arbitragem, massificar o treinamento significa diminuir a chance de erros – contou.

Avalie esta notícia: 10 8

VEJA TAMBÉM
- VENDAS NECESSÁRIAS! Diretoria dá foco para as saídas e planeja trazer três reforços com o valor recebido
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos



Comentários



Nenhum comentario!

Enviar comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Notícias
Logo
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net