Com 6 quedas, São Paulo não elimina Santos desde Raí; relembre duelos

FOXSports.com.br relembra a última vitória do Tricolor sobre o rival em mata-matas, além dos jogos que formaram o tabu

Fonte Fox Sports
Em 2000, o São Paulo superou o Santos na decisão do Campeonato Paulista e saiu com o título (Divulgação/SPFC)
O duelo contra o Santos na semifinal da Copa do Brasil vale mais do que uma vaga na decisão do torneio para o São Paulo. Além de seguir na briga por um título na temporada, a vaga na final também colocaria fim a um incômodo jejum diante do rival: seis eliminações consecutivas para o time da Baixada Santista em confrontos de mata-mata. A última vez que a equipe do Morumbi levou a melhor contra o Peixe nesse sistema foi em 2000, quando sagrou-se venceu a decisão do Campeonato Paulista.
Na ocasião, o Santos perdeu um trunfo que se mostraria bastante eficiente nos duelos seguintes: a Vila Belmiro - os dois confrontos foram disputados no Morumbi. Melhor para o Tricolor, que ainda contava com o ídolo Raí no time. E foi justamente o camisa 10 que iniciou a jogada do gol da vitória por 1 a 0 do São Paulo no jogo de ida. Após rápido troca de passes, Marcelinho Paraíba acionou França na entrada da área e, de bico, o atacante marcou o tento do triunfo, com menos de um minuto de partida. Com o resultado, o time comando pelo então técnico Levir Culpi poderia até perder por um gol de diferença que ainda assim ficaria com taça.
A partida de volta, no entanto, foi mais dramática para o Tricolor. Sem o principal artilheiro - França desfalcou a equipe -, o São Paulo precisou correr atrás do placar duas vezes. O Santos abriu o marcador com gol contra de Belletti, Rogério Ceni empatou com gol de falta (seria o 14º do goleiro à época em cobranças). O Peixe ainda conseguiu ficar novamente em vantagem após Rincón marcar de pênalti, mas Marcelinho Paraíba, também de falta, colocou o resultado em igualdade mais uma vez e consolidou a conquista da equipe do Morumbi.
Foi a última vez que o São Paulo festejou ao término de um confronto mata-mata com o rival. O FOXSports.com.br relembra as seis eliminações do Tricolor contrao Peixe.
BRASILEIRÃO DE 2002
A eliminação do São Paulo contra o Santos nas quartas de final do Campeonato Brasileiro de 2002 foi, para muitos, uma surpresa. Isso porque o Tricolor contava com um dos times mais badalados da competição - além de Ceni, a equipe contava com Kaká, Ricardinho e Luis Fabiano - e havia feito um primeiro turno arrasador confirmando a primeira colocação na tabela com cinco pontos de vantagem para o vice-líder. O Santos, que encerrou o turno em oitavo lugar, possuía um elenco recheado de garotos da base que, até então, ainda eram vistos sob desconfiança. Os Meninos da Vila, no entanto, mostraram logo no confronto de ida que poderiam ir longe na disputa. Comando pela dupla Robinho e Diego, o Peixe venceu a primeira partida em casa por 3 a 1 e, no Morumbi, confirmou a vaga nas semifinais com nova vitória sobre o rival: 2 a 1, de virada. Na sequência da competição, o Santos superaria Grêmio e Corinthians para encerrar um jejum de 18 anos sem conquistas importantes.
SUL-AMERICANA DE 2004
Dois anos depois do duelo pelo Brasileirão, São Paulo e Santos voltaram a se encontrar em um mata-mata, desta vez pela repescagem para a Copa Sul-Americana de 2004, e mais uma vez uma surpresa. Isso porque, mesmo atuando com os reservas nos dois confrontos, o Peixe conseguiu eliminar o rival no segundo encontro entre as equipes em competições internacionais. No jogo de ida na Vila Belmiro, o time comandado por Vanderlei Luxemburgo saiu com a vitória mínima de 1 a 0 com gol de Elano. A vantagem parecia pequena, mas, na partida de volta, os santistas seguraram empate em 1 a 1 - gols de Rodrigo para o São Paulo, e Preto Casagrande para o Santos - e avançaram na disputa.
PAULISTÃO DE 2010
Antes mesmo do duelo pela semifinal do Campeonato Paulista de 2010, o San-São já havia rendido motivo de comemoração para a torcida alvinegra. Em confronto pela primeira fase, o Santos venceu o rival por 2 a 1, com gol do atacante Robinho, que fazia a reestreia pelo time da Vila Belmiro após cinco anos. No mata-mata, o Peixe não deu chances para o Tricolor. Além do retorno do ídolo, o clube contava com uma nova geração de Meninos da Vila, desta vez com Neymar e Paulo Henrique Ganso. Após vencer no Morumbi por 3 a 2, foram dos dois novos craques santistas a vitória por 2 a0, na Vila Belmiro, que sacramentou a classificação para final. Na sequência do Estadual, o Santos seria campeão ao superar o Santo André na decisão.
PAULISTÃO DE 2011
O São Paulo teve a oportunidade de dar o troco no rival logo na edição seguinte do Campeonato Paulista. Com melhor desempenho na primeira fase, o Tricolor obteve a vantagem de realizar em casa a partida decisiva da semifinal, que seria realizado em jogo único. Após um início bastante disputado, o Santos dominou o confronto na segunda etapa. Elano e Paulo Henrique Ganso marcaram os gols da vitória por 2 a 0 e garantiram a vaga em mais uma decisão. Naquele ano, o Peixe venceria o Corinthians na final para conquista o bicampeonato estadual.
PAULISTÃO DE 2012
Pelo terceiro ano consecutivo, o enredo seria o mesmo: São Paulo e Santos se enfrentariam pela semifinal do Campeonato Paulista. Novamente em decisão por jogo único, o Tricolor teria mais uma vez a vantagem de realizar a partida no Morumbi. Quem parecia estar jogando em casa, no entanto, era o atacante Neymar. Ainda ao lado de Ganso - que poucos meses depois acertaria transferência para o rival - e também com Alan Kardec, o atacante àquela altura já era a principal ameaça para os são-paulinos, que não contavam com Rogério Ceni, lesionado. À vontade, Neymar marcou três vezes na vitória por 3 a 1. O terceiro gol, que consolidou a classificação santista, foi comemorada com a tradicional dancinha dos Meninos da Vila.
PAULISTÃO DE 2015
O último encontro entre as equipes em fase eliminatória aconteceu no Campeonato Paulista deste ano. Enquanto o Santos vinha embalado pelos gols do atacante Ricardo Oliveira e também contava mais uma vez com Robinho, o São Paulo passava pelo primeiro dos muitos momentos conturbados do clube na atual temporada. Sem técnico após a demissão de Muricy Ramalho, a equipe era comandada interinamente pelo auxiliar Milton Cruz e tinha a complicada missão de superar o rival em jogo único na Vila Belmiro para avançar. Os são-paulinos mais otimistas se apegavam ao clássico anterior, no qual Rogério Ceni teve atuação de gala e fechou o gol para garantir o empate em 0 a 0 no Alçapão. Uma nova boa atuação do goleiro poderia ser decisiva para o Tricolor avançar à final. O que se viu, no entanto, foi bem diferente. Com superioridade, o Santos abriu dois gols de vantagem no marcador, com Geuvânio e Ricardo Olivera, e sofreu o único susto apenas aos 41 da etapa final, quando Luis Fabiano descontou para o Tricolor. 2 a 1 para o Peixe e sexta classificação consecutiva em cima do rival em confronto mata-mata.
Nesta quarta-feira, São Paulo e Santos fazem o primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil, no Morumbi. Além de encerrar o incômodo tabu, o Tricolor tenta seguir na briga por um título na temporada e coroar a trajetória de Rogério Ceni no clube, que deve anunciar aposentadoria no fim deste ano. Já o Santos, que vem em completa ascensão, é considerado favorito para conquistar uma vaga na decisão.
Avalie esta notícia: 1 6
VEJA TAMBÉM
- Escândalo no Morumbi: dirigentes pedem licença após áudios vazarem
- SEM SAÍDA: Fora da lista de negociáveis, Alisson é tratado como peça-chave no São Paulo
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano
- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta
- São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net