O time da casa, com 29 pontos, é o 16º colocado, primeiro time fora da zona do rebaixamento e precisa vencer já que Goiás e Figueirense, ambos dentro do Z4 se aproximam perigosamente. O primeiro tem apenas um ponto a menos enquanto o rival estadual está dois pontos abaixo.
O São Paulo, em 4º colocado com 42 pontos, vive fase delicada e nem parece que reassumiu a posição dentro da zona de classificação para a Libertadores na última rodada. Jogando mal, o time de Juan Carlos Osório empatou com a Chapecoense por 0 a 0 e foi bastante vaiado no Morumbi. O Flamengo, 5º colocado, e o Palmeiras, 6º, têm apenas um ponto a menos, mas tem partidas complicadas na rodada. O Fla pega o vice-líder Atlético-MG e o Verdão recebe o 3º colocado Grêmio.
BOA FASE
O time da casa vem de uma boa sequência, com vitórias sobre Goiás e Figueirense, e o técnico Gilson Kleina não deve mexer no time titular, com exceção da lateral-esquerda, já que Nino Paraíba recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. O provável substituo é Everton Silva.
Como Everton já vinha atuando mais a frente, como ponta, seu deslocamento para a lateral abre espaço para o meia Marquinhos, que retorna ao time. Poupado no último jogo para não se desgastar com a maratona de jogos do Campeonato Brasileiro, o meia e capitão retorna nesse jogo como principal responsável pela armação de jogas do Leão.
MISTÉRIO NO TRICOLOR
Como já é costumeiro, o técnico Juan Carlos Osório não definiu o time titular do São Paulo para essa partida e pode promover uma mudança surpresa minutos antes do jogo, como a entrada de Wesley na última partida.
Para o embate com os catarinenses, em Florianópolis, o treinador colombiano não convocou o goleiro Rogério Ceni, que foi preservado pela comissão técnica. Assim como o capitão, outros nove atletas também estão fora de combate: Alan Kardec e Denis (aprimoram forma física), Luiz Eduardo (edema ósseo no joelho esquerdo), Hudson e Wilder (dores musculares), PH Ganso (dores no joelho direito) e Centurión (questões pessoais), além de Luis Fabiano e Michel Bastos (suspensos).
