Mauro Cezar Pereira: Muricy, o futebol e o espetáculo
Muricy, o futebol e o espetáculo. Que tal unir o pragmatismo ao sonho, inspirado em Telê Santana?
Fonte Blog do Mauro Cezar Pe
Não concordo com Muricy Ramalho quando ele diz que vá ao teatro quem deseja ver espetáculo. Futebol também pode ser um show, e quem nele trabalha deve se empenhar para transformar as próprias exibições em algo empolgante, que justifique o dinheiro gasto por quem comprou ingresso.
Mas entendo o técnico do São Paulo quando se preocupa com o resultado, afinal de contas, um jogo oficial de futebol faz parte de uma competição, vale pontos, há objetivos em jogo, desportivos e econômicos. Portanto, vencer é o mais importante, sem dúvida alguma.
Mas vencer pode não ser o bastante, é preciso almejar mais, é necessário estabelecer como objetivo algo especial. Um espetáculo, por que não? Ainda mais quando se está à frente de um time grande, no caso de Muricy, o atual bicampeão brasileiro, que detém cinco títulos nacionais.
Mas vejamos o outro lado da moeda, técnicos que jogam cartadas ousadas, irresponsáveis até, com escalações recheadas por jogadores de frente, atacantes e similares. Renato Gaúcho fez isso contra o Figueirense. O Vasco perdeu por 4 a 2. Caio Júnior seguiu o mesmo caminho durante o duelo com o Atlético Mineiro. E o Flamengo levou de 3 a 0.
Equilíbrio entre os setores é vital, claro. Para mim, um bom time, hoje, se monta a partir da defesa, é o ponto no qual concordo com Muricy. Mas quantidade de atacantes não é garantia de sucesso, pelo contrário, costuma derrubar qualquer equipe. Será que Caio e Renato aprenderam?
O motivo? O jogo se ganha no meio-campo e sem quem recupere a bola, brigue por ela e depois crie, o time emperra. Por isso, Muricy será um técnico melhor quando se lembrar dos conceitos de Telê Santana, seu mestre, e sonhar com um futebol que encante sem perder a eficiência.
Caio e Renato, mais jovens, precisam aprender com Muricy mesmo. Mas sem esquecer Telê, que rotulado como “pé frio”, aderiu ao pragmatismo para ser campeão brasileiro com o São Paulo em 1991. Depois ganharia o mundo.
E você, o que pensa a respeito? É mais importante vencer? Só importa vencer? Ou perder jogando bonito o satisfaz? Insisto: prefiro times objetivos, vencedores e que pelo menos tentem encantar. Dê sua opinião.
VEJA TAMBÉM
- VENDAS NECESSÁRIAS! Diretoria dá foco para as saídas e planeja trazer três reforços com o valor recebido
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
- INDO PARA O RIVAL? São Paulo libera jogador gratuitamente e pode reforçar o Santos
Comentários
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.Red Bull Bragantino e São Paulo: Saiba tudo sobre o jogo!
REFORÇO DE PESO! São Paulo pode comprar joia do Vasco por R$ 1,5 milhão
Red Bull Bragantino enfrenta São Paulo: onde assistir, horário e escalações do jogo
Cotia entrega empate ao Juventude no Brasileiro Sub-17 em jogo disputado
ALERTA DE RETORNO! Lucas Moura evolui nos treinos e pode ser surpresa no Majestoso!
Ryan Francisco, promessa do São Paulo, rompe ligamento e passará por cirurgia
NOTÍCIA DEVASTADORA! Joia do São Paulo sofre lesão grave e está fora da temporada!
Ryan Francisco, do São Paulo, enfrenta cirurgia após grave lesão em campo
Ryan Francisco se lesiona seriamente no joelho e precisará de cirurgia urgente
Fortaleza considera Zubeldía para o lugar de Vojvoda, mas sem rescisão no São Paulo
São Paulo registra venda de mais de 27 mil ingressos para clássico contra Corinthians
PERIGO REAL! Tricolor a 1 ponto do Z4 e Crespo aposta em volta de atacante pra virar a chave!
Rogério Ceni exalta o São Paulo de 2005: alma e coração em campo
Os bastidores da contratação de estrela do tri da Libertadores pelo São Paulo
São Paulo finaliza treino para duelo contra o Bragantino; confira escalação provável
Lucas Ferreira participa de treino e São Paulo finaliza preparação contra o Red Bull Bragantino
São Paulo e Stuttgart se enfrentam em torneio juvenil em Cotia neste fim de semana
São Paulo e Santos estabelecem acordo para utilização da Vila Belmiro
Gonzalo Tapia, novo reforço do São Paulo, desembarca no Brasil com alegria
São Paulo busca quebrar tabu contra Red Bull Bragantino em Bragança Paulista
Lucas Moura desfalca São Paulo contra Bragantino, retorno esperado no clássico com Corinthians
Lucas Moura é desfalque contra Red Bull e incerteza para clássico contra Corinthians
São Paulo avalia condição de Lucas Moura para partida contra o Bragantino
NEGOCIAÇÃO FRUSTRADA! Atacante da Venezuela é oferecido ao São Paulo e clube diz NÃO!
Luciano retorna ao São Paulo; situação de Lucas Moura é incerta para o Bragantino
São Paulo revela novidades no CT com presença de ídolos do clube
Dupla de promessas do São Paulo é promovida ao time Sub-20
Zetti comemora 35 anos de sua estreia pelo São Paulo Futebol Clube
Cicinho relembra golaço e troca de experiências com Marcos e Ceni na Libertadores
PEDIDO CHOCANTE! Ex-São Paulo gera preocupação nos bastidores de clube europeu com pedido