Rogério Ceni levanta troféu do Mundial com o São Paulo em 2005
O São Paulo chega ao Japão para enfrentar o Kashima Antlers com status de maior campeão do mundo. No país em que às 7h desta quarta - horário de Brasília - será disputada a Copa Suruga, nenhum time tem mais títulos mundiais que o Tricolor do Morumbi.
Na lista de todos os campeões do mundo desde 1960, primeiro ano da disputa, o São Paulo, tricampeão, tem a companhia de outras cinco equipes com três troféus - Boca Juniors, Internazionale, Peñarol, Nacional-URU e Real Madrid - e é superado pelo Milan, que é tetra.
Mas somente o Milan se iguala ao Tricolor em conquistas dentro do solo nipônico.
Isso porque de 1960 a 1979 o torneio não era disputado no país asiático. Os campeões europeu e sul-americano se enfrentavam em duas partidas, uma na casa de cada time.
De 1980 a 2004, a competição foi disputada no Japão, sendo que em 2000 foi disputado o primeiro Mundial organizado pela Fifa, no Brasil. Neste ano, a entidade que comanda o futebol profissional considera que tanto o Boca Juniors, que venceu a Copa Toyota, como o Corinthians, ganhador do torneio da Fifa, são campeões mundiais.
A partir de 2005, as duas competições se uniram, e o Mundial só não aconteceu no Japão em duas oportunidades, em 2009 e 2010, quando foi para os Emirados Árabes Unidos. Em 2013 e 2014, o pais-sede será o Marrocos
O São Paulo venceu todos os seus três mundiais, em 1992, contra o Barcelona, 93, contra o Milan e 2005, contra o Liverpool, no Japão, diferentemente de Boca, Nacional e Real, que venceram um dos seus três títulos fora do país, do Peñarol, que só venceu uma vez na Terra do Sol Nascente e da Inter, que jamais levantou a taça ali.
Somente o Milan, que ganhou três dos seus quatro mundiais dentro do Japão, se iguala ao time brasileiro.
No Japão, palco da Suruga, São Paulo é o maior campeão mundial da história
Fonte ESPN
6 de Agosto de 2013
Avalie esta notícia:
17
3
VEJA TAMBÉM
- Adeus? Goleiro se despede do São Paulo ao final do ano- De saída? Time da serie B tenta emprestimo de jogador do São Paulo e diretoria responde proposta
- São Paulo acelera negociações por Savarino e mais dois, após Botafogo avançar por Ferraresi e Pablo Maia
- Compra obrigatória? Situação de Marcos Antonio pega torcida de surpresa no São Paulo!
- São Paulo reage e entra na disputa por Pochettino, mas concorrência milionária complica negócio