Richarlyson e Marlos comemoram gol do São Paulo no Morumbi
Foto: Bruno Miani/Divulgação
Os 20 anos de clube de Rogério Ceni inspirou o São Paulo nesta quarta-feira à noite, no Morumbi, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Enfrentando um adversário que vivia pior momento que o seu, o Tricolor jogou um futebol até então não visto pelos torcedores e venceu o Flamengo, atual campeão nacional, por 2 a 0. Os gols foram de Marlos e Fernandão, ambos no primeiro tempo.
A festa foi completa na capital paulista. Antes da partida, o goleiro Rogério Ceni foi homenageado pelos serviços prestados ao clube. Quem também recebeu placa comemorativa foi o meia Jorge Wagner, que, nesta noite, completou 200 jogos com a camisa tricolor.
Com a vitória categórica diante de sua torcida, que compareceu em baixo número ao frio Morumbi, o São Paulo subiu três posições na tabela e ocupa provisoriamente o sétimo lugar, com 28 pontos – o Vasco enfrenta o Atlético-MG nesta quinta-feira e pode ultrapassar o time paulista.
Pelo lado rubro-negro, a situação está mais preta do que nunca. Sem vencer há cinco rodadas, o Flamengo soma apenas 22 pontos e está em 16 lugar, um passo a frente da zona de rebaixamento. O recém-chegado Silas terá trabalho para juntar os cacos no time de Zico, principalmente para arrumar o ataque. Os artilheiros do Fla não balançam a rede há 980 minutos.
Que São Paulo é esse?
Embalado pelas homenagens a Ceni e Jorge Wagner, o São Paulo começou a partida em grande estilo, ao contrário das exibições desde o início do Brasileiro. Marcelinho e Marlos, homens da velocidade do ataque, demonstraram estar a mil por hora e, juntos, construiram a jogada do primeiro gol, aos oito minutos. Marcelinho tabelou com Fernandão e lançou Marlos nas costas de Ronaldo Angelim. Ao camisa 16, bastou driblar Marcelo Lomba e empurrar para o gol vazio.
O gol logo no início animou a pequena torcida são-paulina presente ao Morumbi e deu uma injeção de ânimo nas duas equipes. Com Léo Moura e Juan, o Flamengo tentou pressionar o São Paulo em jogadas pelas laterais. Em uma dessas, Deivid perdeu gol feito, após passe de Léo Moura, aos 13 minutos. Toró, em chute de fora da área, também assustou Rogério Ceni.
Vipcomm
Para superar a marcação são-paulina, Silas mexeu no Flamengo. Pôs Vinícius Pacheco na vaga de Correa, deixando o time mais exposto. Melhor para os donos da casa, que quase ampliaram o marcador aos 27 minutos. Jorge Wagner cobrou escanteio na cabeça de Fernandão, que venceu a disputa na área e finalizou na trave.
Bem postado defensivamente, o São Paulo começou a irritar os jogadores do Flamengo. Diogo caiu na “provocação” e foi expulso. Aos 39, recebeu amarelo por falta dura em Richarlyson. No minuto seguinte, o atacante tentou cavar pênalti, mas não enganou o mineiro Alício Pena Júnior, que o mandou mais cedo para o vestiário.
Beneficiado pela expulsão, o Tricolor praticamente garantiu a vitória aos 42 minutos. Jorge Wagner descolou belo lançamento para Fernandão, que, entre dois zagueiros rubro-negros, cabeceou por cima de Marcelo Lomba, fechando o placar da primeira etapa.
Fla melhora, mas não marca!
Disposto a aumentar sua confiança no Brasileiro, o São Paulo voltou com o mesmo ânimo do primeiro tempo. Sem Cleber Santana e com Renato Silva em campo, o Tricolor criou boas oportunidades com Fernandão e Marlos antes dos dez minutos. Ambos, porém, chutaram sem precisão.
O Flamengo também criou suas chances perigosas. Aos 12 minutos, Léo Moura cobrou falta no travessão de Ceni. No rebote, Deivid cabeceou, mas Xandão impediu o gol dos visitantes, em cima da linha. A partida, que já havia tido bons momentos na primeira etapa, prometia ainda mais para os 45 minutos finais.
As promessas não se concretizaram em gols, mas em boas oportunidades. O Flamengo se aproveitou da lentidão de Renato Silva e passou a jogar em cima do falso lateral direito são-paulino. Por ali, Vinícius Pacheco tentou agilizar a partida. Do outro lado do gramado, Fernandão e Marcelinho tentavam resolver em jogadas individuais, mas sem sucesso.
Jorge Wagner teve uma boa atuação (Foto: Miguel Schincariol)
Chamado de “burro!” pela torcida flamenguista presente ao Morumbi, Silas jogou suas últimas cartas, ao colocar o veterano Petkovic e o jovem Diego Maurício. Satisfeito com a equipe, Sérgio Baresi promoveu a reestreia de Ilsinho no São Paulo. Nenhuma das alterações surtiu efeito e a partida terminou com vantagem paulista no placar.
Próximos Jogos
As duas equipes voltam a jogar pelo Campeonato Brasileiro no final de semana. Atual campeão, o Flamengo recebe o Vitória no sábado, às 18h30, no Engenhão. Também no Rio de Janeiro, só que no domingo, o São Paulo visita o Botafogo, às 16h.
FICHA TÉCNICA
São Paulo 2 x 0 Flamengo
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo-SP
Árbitro: Alício Pena Júnior-MG
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago-MG e Kleber Gil-SC
Renda: R$ 290.497,00
Cartões amarelos: Cleber Santana, Richarlyson, Renato Silva, Miranda e Xandão (São Paulo); Toró, Diogo e Leonardo Moura (Flamengo)
Cartão vermelho: Diogo (Flamengo)
Gols: Marlos aos 8/1T e Fernandão aos 42/1T (São Paulo)
São Paulo
Rogério Ceni; Jean, Xandão, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto (Zé Vítor), Cleber Santana (Renato Silva), Jorge Wagner e Marcelinho; Marlos (Ilsinho) e Fernandão.
Técnico: Sérgio Baresi.
Flamengo
Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Correa (Vinícius Pacheco), Willians e Renato (Petkovic); Diogo e Deivid (Diego Maurício).
Técnico: Silas.
Renato Abreu acompanha jogada de Marcelinho
Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press
VEJA TAMBÉM
- Botafogo domina São Paulo, mas não consegue marcar e empata na Libertadores
- Provável escalação do São Paulo para enfrentar o Botafogo na Libertadores
- Botafogo x São Paulo: onde assistir, escalações