Confirmar a reabilitação no Campeonato Brasileiro. Este é o objetivo de Atlético-MG e São Paulo na partida deste domingo, às 18h30m (de Brasília), no Ipatingão. O jogo é válido pela 19ª e última rodada do primeiro turno. Os dois times vivem momentos delicados na competição, pressionados pela torcida e apresentando futebol aquém da expectativa. Porém, ambos venceram na última rodada e querem novo triunfo para entrar no segundo turno com a corda toda.
No meio da semana, o Galo bateu o lanterna Goiás, no Serra Dourada, por 3 a 1, enquanto o Tricolor venceu o Atlético-GO, por 2 a 1, no Morumbi. O Atlético-MG é o 17º colocado do Brasileirão, com 17 pontos, e ainda figura entre os quatro últimos da tabela de classificação. O São Paulo, por sua vez, está na 13ª posição, com 22 pontos conquistados.
O SporTV transmite a partida para todo o Brasil, menos para Minas Gerais. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, exibe a partida para todo o país.
Dias tranquilos
Depois de 18 rodadas, o Atlético-MG, enfim, conseguiu sua primeira vitória fora de casa, sobre o Goiás. Com os três pontos, cresceu também a expectativa em torno da saída da equipe alvinegra da zona de rebaixamento. Uma vitória sobre o São Paulo tira o time da ponta de baixo da tabela.
O técnico Vanderlei Luxemburgo poderá repetir a escalação do meio da semana pela primeira vez neste campeonato. A única dúvida é o lateral-direito Rafael Cruz, que saiu do jogo contra o Goiás reclamando de dores no calcanhar direito. O ambiente na Cidade do Galo melhorou nos últimos dias, mas o treinador alvinegro sabe que o caminho do time para se livrar definitivamente do Z-4 ainda é longo.
- Nós ganhamos, ficou todo mundo contente, mas, se terminasse a competição hoje, o Atlético-MG estaria rebaixado. Essa é uma realidade, e nós temos que sair dela. O jogo contra o São Paulo é mais uma decisão. Vamos buscar o resultado, agora, jogando dentro de casa, em uma situação um pouco mais confortável. Todos os jogos agora são decisivos, e uma vitória domingo é fundamental.
No São Paulo, otimismo e mistério atrás da dobradinha
A vitória sobre o Atlético-GO por 2 a 1, na última quinta-feira, trouxe alívio para os lados do Morumbi, já que o último triunfo havia sido conquistado 32 dias antes. A expectativa de todos é de um jogo aberto, já que os dois times precisam da vitória. O Tricolor, para subir ainda mais na tabela e o Galo, para tentar deixar a incômoda zona de rebaixamento.
- Nós precisávamos de um resultado positivo para ganhar tranqüilidade. Sabemos que não fizemos uma grande partida, mas demos o primeiro passo para voltar a crescer. Agora é entrar em campo e procurar fazer uma grande partida contra o Atlético-MG – afirmou o meia Jorge Wagner.
E, para conseguir a dobradinha, o técnico Sérgio Baresi aposta no mistério para confundir a cabeça do rival Vanderlei Luxemburgo. Pela sexta vez em seis jogos, o treinador será obrigado a mexer na escalação da equipe. Isso porque Xandão recebeu o terceiro cartão amarelo e Fernandinho, com uma lesão muscular na perna direita, ficará três semanas em tratamento no Reffis.
Na defesa, a tendência é que Renato Silva forme dupla de zaga com Miranda. No meio-campo, após ter cumprido suspensão no meio-campo, Richarlyson tem presença garantida ao lado de Rodrigo Souto e do garoto Marcelinho. A quarta vaga será disputada por Casemiro, mais defensivo, e Jorge Wagner, mais ofensivo. No ataque, nova dúvida: Marlos e Dagoberto brigam por um lugar. O outro será de Fernandão, que volta ao time após se recuperar de uma lesão no tornozelo esquerdo.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Data: 5 de setembro de 2010, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (FIFA-BA) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
ATLÉTICO-MG: Fábio Costa; Rafael Cruz, Werley (Jairo Campos), Réver e Eron; Rafael Jataí, Serginho, Fabiano e Jackson; Obina e Neto Berola.
Técnico: Wanderley Luxemburgo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Jean, Renato Silva (Samuel), Miranda e Junior Cesar; Casemiro, Rodrigo Souto, Richarlyson (Jorge Wagner) e Marcelinho; Dagoberto (Marlos) e Fernandão.
Técnico: Sérgio Baresi
ÚLTIMO CONFRONTO
VEJA TAMBÉM
- PROJETO DE EXPANSÃO? São Paulo adia renovação com Mondelez devido a planos com a WTorre
- O QUE VOCÊ ACHOU? Torcida avalia desempenho de Jamal Lewis na equipe titular do São Paulo
- ERRO ENCONTRADO?! Zubeldía identifica fraqueza a ser corrigida pelo São Paulo após atuação decepcionante.