A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) iniciou uma investigação para apurar um incidente de racismo que ocorreu durante o jogo entre Atlético Nacional e São Paulo, realizado na Colômbia, na última terça-feira (12), válido pela ida das oitavas de final da CONMEBOL Libertadores. Um torcedor brasileiro registrou um vídeo em que um adepto do Atlético Nacional ofende os brasileiros, utilizando o termo "mono" (que significa macaco em espanhol) e imitando gestos do animal.
A entidade responsável pelo futebol sul-americano está analisando as imagens do incidente para determinar se um processo disciplinar será instaurado contra os envolvidos. O jogo, realizado no Estádio Atanasio Girardot, terminou empatado em 0 a 0, mas a tensão entre os torcedores aumentou após o apito final. A divisão entre as torcidas, feita apenas por uma corda e alguns policiais, não impediu que houvesse troca de provocações, culminando em agressões.
Manuel Villa Mejía, secretário de segurança e convivência de Medellín, informou que um torcedor são-paulino, identificado como Allan Aquino, foi flagrado pelas câmeras de segurança e detido. Ele será deportado e estará proibido de retornar à Colômbia. Depois de um empate fora de casa, o São Paulo precisa conquistar uma vitória simples na próxima terça-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi, para avançar às quartas de final da Libertadores.
Os próximos compromissos do São Paulo incluem um jogo contra o Sport, no dia 16 de agosto, às 18h30 (horário de Brasília), pelo Campeonato Brasileiro, seguido pelo confronto novamente contra o Atlético Nacional na Libertadores, e uma partida contra o Atlético-MG no dia 24 de agosto, também pelo Brasileirão.
Mano, as vezes a gente vê umas coisas que não dá pra acreditar.
Até dá pra entender Argentinos, Paraguaios, Bolivianos e Peruanos imitar macaco pra nos ofender, pois a maioria étnica nesses países é composta de genes europeus, no caso dos argentinos, e de povos indígenas no caso dos paraguaios, bolivianos e peruanos. Portanto, temos etnias diferentes quando falamos da maioria que compõe a população.
Agora, colombianos e equatorianos jamais deveriam usar desse tipo de ofensa contra nós, já que claramente a população desses países tem até muito mais características herdadas dos povos africanos do que nós brasileiros. Ou seja, quando um colombiano ou equatoriano está xingando ou imitando gestos de macaco para ofender brasileiros, ele está ofendendo o próprio povo.