Na última terça-feira, um episódio lamentável ocorreu no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, durante o jogo de ida das oitavas de final da Libertadores, onde o Atlético Nacional enfrentou o São Paulo. Um torcedor do time colombiano foi flagrado fazendo gestos racistas em direção à torcida do Tricolor Paulista. As imagens, que rapidamente se espalharam nas redes sociais, mostravam o torcedor imitando um macaco, enquanto outros dois torcedores ao seu lado pareciam apenas provocá-los.
Além do ato de racismo, que se soma a uma triste série de incidentes similares em competições organizadas pela Conmebol, houve um confronto entre torcedores das duas equipes. Durante a partida, a torcida mandante, do Atlético Nacional, atirou pedras e gerou tumulto com os torcedores são-paulinos. O espaço destinado aos visitantes foi apenas parcialmente separado da arquibancada dos anfitriões, com a presença de uma corda e algumas áreas sob vigilância policial.
Dentro de campo, o jogo terminou empatado sem gols, apesar de o time colombiano ter perdido duas cobranças de pênalti, uma delas defendida pelo goleiro Rafael, além de ter acertado duas vezes a trave. O São Paulo agora se prepara para o jogo de volta, que está marcado para a próxima terça-feira, no Morumbi, com início às 21h30 (horário de Brasília), em busca da classificação para as quartas de final.