Na última quarta-feira, o técnico Hernán Crespo fez uma reflexão sobre as decisões tomadas durante a eliminação do São Paulo na Copa do Brasil. Após um jogo em que o Tricolor teve um jogador expulso logo nos primeiros minutos, a equipe perdeu para o Athletico-PR por 1 a 0, levando a disputa a ser definida nos pênaltis. A escolha dos batedores foi um ponto de crítica entre os torcedores, uma vez que o zagueiro Sabino, o atacante Gonzalo Tapia e o goleiro Jandrei tiveram suas cobranças defendidas pelo goleiro Santos.
Crespo destacou que, apesar da necessidade de treinar mais cobranças de pênaltis, era uma situação muito específica e emocional: "É muito difícil falar após esses três erros. Não acho que seja correto", disse em coletiva de imprensa. Ele também enfatizou que colocou em campo o que tinha de melhor à disposição, incluindo retornos importantes na escalação, como Alan Franco e Ferreirinha, além de dar mais uma chance ao jovem Rodriguinho como meia armador.
Infelizmente, os planos do time foram prejudicados pela expulsão precoce de Rafael, considerada pela arbitragem como uma falta decisiva, já que ele estava posicionado como o último homem do sistema defensivo. Tentando se ajustar à pressão do Athletico-PR, Crespo fez alterações durante o intervalo, mas não soube afirmar se poderia ter optado por algo diferente em relação às suas escolhas. "Talvez, em dois dias, eu possa responder se teria escolhido diferente", admitiu o técnico.
Apesar da eliminação na Copa do Brasil, a temporada do São Paulo ainda é considerada promissora, já que a equipe segue viva na Copa Libertadores, onde enfrentará o Atlético Nacional, da Colômbia, nas oitavas de final. No Campeonato Brasileiro, o time recuperou-se, ocupando a oitava posição com 25 pontos após uma sequência de cinco vitórias consecutivas. Crespo pediu que todos mantivessem os "pés no chão": "Não somos horríveis agora e também não éramos fenômenos antes. O que temos que fazer, sabemos perfeitamente", concluiu.
Após a derrota na Copa do Brasil, o São Paulo avança para concentrar suas forças na disputa do Campeonato Brasileiro, retornando aos gramados no próximo sábado para enfrentar o Vitória, às 18h30 (de Brasília), no Morumbi. A saída da competição foi dolorosa, mas a confiança permanece alta enquanto a equipe busca a recuperação em outras frentes.
Fim de jogo. O São Paulo se despede da Copa do Brasil, após revés de 1 a 0 no tempo normal e 3 a 0 nos pênaltis.
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 7, 2025
Até agora não consigo entender o time ontem perdendo, o time satisfeito com a derrota, e o técnico não desfez o esquema de três zagueiros
Eu nem vou comentar sobre a expulsão do Rafael,mas o São Paulo pediu pra tomar no c..houve soberba sim! no primeiro jogo poupou jogadores e quando estava melhor em campo com o Atlético PR atordoado por ter levado o segundo gol, começaram a dar toquinho de calcanhar,relaxaram na marcação e tomaram o gol do Atlético PR e no que deu,em jogo decisivo não pode colocar Jandrei, é uma vergonha esse goleiro, será que o Yong de 2 metros é tão ruim assim a ponto de ficar atrás do Jandrei?
Me descupe, mas o maior culpado é o Técnico. começou no primeiro jogo e terminou no segundo quanto a escolha dos jogadores para a cobrança dos pênaltis. A realidade é essa.
Não culpo Crespo jamais, ele fez o melhor que poderia ser feito, o desequilíbrio partiu, eu creio, do emocional dos fogadores. Nas vésperas dos jogos os jogadores devem permanecer focados e concentrados na grande responsabilidade que devem ter em cada confronto e no respeito que devem a camisa e ao torcedor, eu creio que está aí o erro, está faltando comprometimento e essa responsabilidade que devem ter...
tomara que no campeonato brasileiro o são Paulo não comece a cair de novo
Eu tenho certeza se fosse o Zubeldia não tinha sido eliminado por esse timinho de segunda divisão.
O CRESPO MERECE CRÉDITO , POIS ESTÁ COM UM TIME TODO DESPEDAÇADO. MUITO JOGADORES IMPORTANTES NO DEPARTAMENTO MÉDICO. MILAGRE SÓ DEUS.
eliminação na conta dele pois se tivesse colocado o time titular no primeiro jogo era uns 4 gols pra Nois ELE MSM FALOU Q N PRIORIZAR AS COPAS ELE FALOU GUANDO FOI CONTRATADO E ONTEM FALOU DI NOVO ENTÃO RESPONSABILIDADE TOTAL DELE