No último domingo, o São Paulo conquistou uma vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, com um gol do zagueiro equatoriano Arboleda e outro do paraguaio Bobadilla. Essa partida gerou repercussão, especialmente devido às críticas do ex-atacante Muller, agora comentarista, que fez declarações contundentes sobre a quantidade de jogadores estrangeiros no futebol brasileiro e, especificamente, no Tricolor.
Muller, multicampeão pelo São Paulo, foi entrevistado no quadro "Abre Aspas" do ge e lançou um olhar crítico sobre a presença de estrangeiros no elenco do time. Ele afirmou: "O São Paulo tem nove estrangeiros, e um pior do que o outro." O levantamento revela que, atualmente, o time treinado por Hernán Crespo conta com nove atletas nascidos fora do Brasil, sendo a maioria sul-americana.
A polêmica tomou outro rumo quando Arboleda, com seus oito anos de clube e 337 jogos, reagiu à fala de Muller publicando uma foto ao lado de colegas estrangeiros em suas redes sociais e se referindo ao comentarista como "palhaço". Essa interação evidencia a crescente rivalidade e concorrência que permeiam o ambiente do futebol, onde cada opinião pode gerar reações intensas.
Entre os jogadores estrangeiros do São Paulo, destaca-se Jonathan Calleri, que está em recuperação de uma lesão no joelho. O atacante é um dos maiores artilheiros do clube na história da Libertadores, junto a lendas como Rogério Ceni e Luis Fabiano, somando 14 gols marcados. A lista dos jogadores estrangeiros que compõem o elenco do São Paulo é a seguinte:
1. Arboleda - Equador - Zagueiro - 33 anos
2. Ferraresi - Venezuela - Zagueiro - 26 anos
3. Alan Franco - Argentina - Zagueiro - 28 anos
4. Cédric Soares - Portugal - Lateral-direito - 33 anos
5. Enzo Díaz - Argentina - Lateral-esquerdo - 29 anos
6. Bobadilla - Paraguai - Volante - 24 anos
7. Calleri - Argentina - Atacante - 31 anos
8. Dinenno - Argentina - Atacante - 30 anos
9. Tapia - Chile - Atacante - 23 anos