O São Paulo entra em campo na próxima quarta-feira, enfrentando o Athletico-PR em Curitiba, em busca de manter uma tradição que se estabeleceu nos últimos seis anos: avançar às quartas de final da Copa do Brasil. A última vez que o Tricolor foi eliminado nas oitavas de final desse torneio foi em 2019, quando enfrentou o Bahia e saiu derrotado em ambos os jogos, com o placar de 1 a 0, encerrando as esperanças de conquistar o título inédito da competição.
Desde então, o São Paulo se acostumou a progredir na maioria das edições do torneio. Em 2020, sob o comando de Fernando Diniz, o Tricolor chegou à semifinal, mas foi eliminado pelo Grêmio, perdendo por 1 a 0 na partida de ida e empatando sem gols na volta, realizada no Morumbi. Já em 2021, durante a primeira passagem de Hernán Crespo como treinador, o time caiu para o Fortaleza nas quartas de final, empatando em 2 a 2 em casa e sendo derrotado por 3 a 1 no Castelão.
A temporada seguinte, 2022, trouxe Rogério Ceni no comando, e o São Paulo novamente alcançou a semifinal, onde encontrou o Flamengo. O resultado foi uma derrota por 3 a 1 em casa e 1 a 0 no Maracanã. Entretanto, em 2023, o Tricolor teve a chance de se redimir diante do rival rubro-negro, conquistando o título inédito da Copa do Brasil sob a direção de Dorival Júnior, vencendo no Maracanã por 1 a 0 e empatando em 1 a 1 no Morumbi.
No ano passado, com Luis Zubeldía no comando, o São Paulo enfrentou novamente a eliminação nas quartas de final, desta vez para o Atlético-MG, que venceu a partida de ida no Morumbi por 1 a 0 e empatou sem gols na volta, realizada na Arena do Galo.