Na última quinta-feira, o São Paulo conquistou uma vitória importante sobre o Athletico-PR por 2 a 1, no Morumbi, durante o jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Ferreirinha, um dos destaques do Tricolor, brilhou ao marcar o segundo gol da equipe, demonstrando sua recuperação após uma lesão na fáscia plantar do pé esquerdo. Desde seu retorno, após o Mundial de Clubes, o jogador tem aproveitado as oportunidades dadas pelo técnico Hernán Crespo, que foi contratado em junho e trouxe uma nova dinâmica para o ataque.
A mudança no posicionamento de Ferreirinha no campo é resultado da orientação de Crespo, que o deixou mais livre para transitar entre os setores ofensivos. Essa nova função de segundo atacante tem permitido ao atleta criar jogadas e se infiltrar com qualidade na área adversária. Em suas próprias palavras, Ferreirinha declarou: "Estou me adaptando, é uma função nova para mim. Mas eu quero ajudar, sendo por dentro ou por fora. Todo mundo quer ajudar. Acho que hoje pude ajudar mais uma vez e nós pudemos fazer um grande jogo e sair com a vitória."
O início da trajetória de Ferreirinha sob o comando de Crespo não foi fácil, visto que ele começou no banco de reservas. Aos poucos, o jogador recebeu mais chances, especialmente em jogos como o contra o Juventude, onde foi decisivo ao criar uma bela jogada que resultou em gol. Contra o Fluminense, ele aproveitou a oportunidade como titular e marcou de cabeça, contribuindo para a vitória por 3 a 1. No duelo contra o Athletico-PR, a parceria com André Silva se destacou, culminando em mais um gol, evidenciando o oportunismo do atleta.
Além de seu gol impressionante, Ferreirinha se destacou ao fornecer cinco passes decisivos, embora uma assistência tenha sido perdida. Sua sinergia com a equipe é notável, principalmente em campo com jogadores como Luciano e André Silva, com quem afirmou ter uma boa compreensão para atuar juntos. Ferreirinha, que já havia mostrado seu valor anteriormente, possui uma impressionante estatística de sete gols e duas assistências em 28 partidas nesta temporada, das quais 17 foram como titular.
Entretanto, o atacante não poderá participar do próximo jogo do São Paulo contra o Internacional, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, devido à suspensão após receber o terceiro cartão amarelo. Assim, sem Ferreirinha, o Tricolor enfrentará o Internacional neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Estádio Beira-Rio, em um desafio que promete ser complicado para a equipe.