Luís Zubeldía, treinador do São Paulo, recebeu uma sanção do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que o afastará por duas partidas. A pena foi aplicada devido a uma "reclamação desrespeitosa" após sua expulsão em um empate sem gols contra o Atlético-MG, ocorrido no dia 6 de abril, válido pelo Campeonato Brasileiro. Segundo a súmula do jogo, Zubeldía tentou invadir o campo em protesto e teve que ser contido pelos jogadores do próprio São Paulo.
Em função dessa punição, o comandante argentino já cumpriu uma suspensão automática na rodada seguinte. Contudo, ele acumula mais um jogo de suspensão após ter recebido três cartões amarelos. Isso significa que Zubeldía não poderá comandar a equipe nos confrontos contra Mirassol e Bahia nas próximas duas rodadas do Brasileirão.
A Procuradoria do STJD denunciou Zubeldía por desrespeitar a arbitragem, conforme o artigo 258, inciso II, e por invadir o campo, de acordo com o artigo 258-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O São Paulo se defendeu, afirmando que o treinador "apenas reclamou" e "não ofendeu a arbitragem em momento algum". Apesar da defesa, o STJD decidiu manter a suspensão.
Além de Zubeldía, o centroavante Jonathan Calleri também foi denunciado após ser expulso contra o Atlético-MG, mas a Procuradoria decidiu retirar a acusação contra o atleta. Vale destacar que a decisão ainda é passível de recurso para o Pleno do STJD.
O São Paulo está programado para voltar a campo nesta terça-feira, dia 20, às 21h30 (horário de Brasília), enfrentando o Náutico, em jogo válido pela Terceira Fase da Copa do Brasil. Na partida de ida, realizada no Morumbi, o Tricolor venceu por 2 a 1 e necessita apenas de um empate para garantir a classificação.
Os próximos jogos do São Paulo são os seguintes:
- Náutico (F): 20/5, 21h30 (de Brasília) - Copa do Brasil
- Mirassol (C): 24/5, 18h30 (de Brasília) - Campeonato Brasileiro
- Talleres (C): 27/5, 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
VEJA TAMBÉM
- Dinenno se assustou com métodos de treinamento de Zubeldía
- NÃO É EMPRÉSTIMO NÃO! Dinenno chega ao São Paulo em definitivo: veja detalhes da rescisão com o Cruzeiro
- Ele apostou no garoto… e agora o São Paulo correu pra contratar!