O São Paulo se encontra em uma posição bastante favorável para avançar para as quartas de final do Campeonato Paulista, com uma impressionante taxa de classificação de 96,33% segundo o Índice de Probabilidade de Ganhar (IPG). Esse índice próximo à totalidade consolida a vaga do Tricolor na próxima fase, deixando apenas 3,67% de possibilidades que, estaticamente, são consideradas remotas.
Atualmente, o Corinthians se destaca como o único time paulista garantido nas quartas de final com 100% de confirmação, enquanto o foco do São Paulo gira em torno da liderança do seu grupo. No momento, o Tricolor ocupa a primeira posição do grupo C, com 16 pontos, e precisa vencer a Ponte Preta para ter a oportunidade de jogar em casa nas quartas de final, no Morumbi. O adversário na próxima fase será o Novorizontino, que segue em segundo lugar, com 15 pontos.
O IPG, que avalia a probabilidade de classificação e desempenho das equipes, é uma ferramenta elaborada com base em métricas provenientes do FootyStats. Para criar esse modelo preditivo, foi utilizado um Modelo Estocástico com Simulação de Monte Carlo, o que proporciona uma abordagem probabilística sólida para projetar cenários de classificação e desempenho. As determinações de probabilidade são fundamentadas exclusivamente no desempenho das equipes ao longo da competição.
Embora o fator mando de campo tenha alguma influência, seu impacto varia de acordo com cada equipe. Uma vitória não só aumenta a chance de conseguir resultados positivos futuros, como uma derrota tende a elevar a probabilidade de novos insucessos. Já um empate normalmente intensifica a probabilidade de resultados similares.

VEJA TAMBÉM
- LUCAS FORA! Atacante deve assumir titularidade de Lucas indisponível em duelo decisivo
- VAI ANULAR? FPF reconhece: resposta final sobre erro em pênalti na decisão contra o Palmeiras
- DE SAÍDA? Fim da linha para atacante do São Paulo, a caminho de rival no Brasileirão