O que antes era apenas especulação, agora tomou forma: com o empate entre 3 a 3 contra o Velo Clube na noite de ontem (13), o técnico Luis Zubeldía viu suas principais estratégias de jogo decepcionarem mais uma vez, levantando ainda mais os ecos de uma pressão por sua saída do cargo pela torcida.
Zubeldía chegou ao São Paulo em abril de 2024, após a curta passagem de Thiago Carpini no clube. Seu início foi muito promissor, mantendo uma invencibilidade de 12 partidas sem perder no Campeonato Brasileiro, e avançando para os mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores. Apesar de ser eliminado nas duas competições nas quartas de final, o time comandado pelo argentino ainda fechou a temporada passada classificado para a fase de grupos da Libertadores 2025, com a sexta colocação no Brasileirão.
O fim da temporada de 2024 foi marcada pelo baixo rendimento do São Paulo em campo, colecionando empates e derrotas na reta final do Brasileiro, e Zubeldía foi alvo de críticas na época. No entanto, o início de 2025 mostra que os resultados ruins no estadual agravaram uma crise que pode colocar o posto do técnico em xeque no time.
Para o duelo contra o Velo Clube, Luis Zubeldía surpreendeu ao mudar sua estratégia e colocou os titulares em campo. O resultado, porém, foi desproporcional: enquanto a parte ofensiva do São Paulo criou chances e gols, a defesa se mostrou irregular mais uma vez e possibilitou o empate do adversário. O plano do time, que era sair de Brasília com seis pontos garantidos e a classificação antecipada, não funcionou.
Outros fatores que pesam contra o técnico dizem respeito ao pouco uso de jogadores revelados pela base do clube, como Ryan Francisco, Maik e Lucas Ferreira, destaques da última Copinha, e a insistência em utilizar atletas que não vem fazendo boas partidas quando acionados, como o goleiro Jandrei.
Com 15 pontos conquistados em 9 jogos, o São Paulo e seu técnico disputam o Choque-Rei do próximo domingo (16) no Allianz Parque sob grande pressão da torcida, que espera não somente bons resultados, mas também boas atuações da equipe e da liderança.
VEJA TAMBÉM
- LUCAS FORA! Atacante deve assumir titularidade de Lucas indisponível em duelo decisivo
- VAI ANULAR? FPF reconhece: resposta final sobre erro em pênalti na decisão contra o Palmeiras
- DE SAÍDA? Fim da linha para atacante do São Paulo, a caminho de rival no Brasileirão