O São Paulo encerra a temporada de 2024 com uma vaga garantida na fase de grupos da próxima Conmebol Libertadores e uma previsão cautelosa de gastos no futebol, resultante da implementação de um FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios). Essa medida visa substituir a dívida do clube com os bancos, exigindo que a gestão do futebol se torne mais assertiva no mercado, atendendo assim às expectativas do técnico Luis Zubeldía.
As principais carências identificadas no elenco do clube estão nas laterais, onde a necessidade de um meio-campista criativo também se faz presente. Na lateral-direita, Rafinha anunciou sua aposentadoria para o meio de 2025 e teve uma quantidade reduzida de minutos em campo nesta temporada, tendência que deve se repetir no próximo ano. Igor Vinícius, que ocupa a titularidade, e Moreira, seu reserva, enfrentam frequentemente problemas de contusões, o que torna essa posição uma das prioridades para o clube.
Na lateral-esquerda, Welington já está prestes a deixar o clube rumo à Inglaterra ao final da temporada. Com isso, Jamal Lewis e Patryck Lanza se configuram como as únicas opções disponíveis para a posição, ainda que suas atuações até o momento não tenham sido totalmente convincentes. Dessa forma, o Tricolor demonstra uma urgência maior em reforçar esse setor com possíveis contratações como Wendell, do Porto e da seleção, ou Marlon, do Cruzeiro, que poderia ser envolvido em uma troca.
Até o momento, o Tricolor não finalizou nenhuma contratação para a próxima temporada. No entanto, alguns jogadores podem deixar o clube. Nestor, meio-campista, tem atraído interesse do Bahia, enquanto Galoppo, também meio-campista, recebeu propostas de clubes argentinos e pode não ter espaço com Zubeldía. Raí Ramos, lateral-direito, está sendo cobiçado pela Chapecoense, e Bobadilla, volante, pode despertar interesse de clubes europeus, mesmo sem propostas formais. Luciano, meia-atacante, ainda tem contrato até o final de 2026, mas suas declarações recentes colocaram seu futuro no São Paulo em dúvida.
Entre os jogadores que estão de saída, Welington já definiu sua transferência para o Southampton, da Inglaterra. Nikão, emprestado ao Athletico-PR, verá seu contrato expirar em 31 de dezembro de 2024, e a direção do São Paulo já sinalizou que não pretende renovar. Por outro lado, alguns atletas voltarão de empréstimo, como Raí Ramos, lateral-direito que atuou pelo Ceará, Luan, volante que jogou no Vitória, e Pedro Vilhena, meio-campista emprestado ao Sport. Iba Ly, também meio-campista, retornará após seu empréstimo à Inter de Limeira, que vai até o final do Campeonato Paulista de 2025.
Por fim, Luiz Gustavo, volante, é um nome que pode renovar seu contrato e permanecer no elenco para a temporada de 2025, o que traz certo alívio à situação atual do clube. O planejamento para o próximo ano se inicia com desafios relevantes, mas também com oportunidades de evolução e reconstrução do time para as competições futuras.
VEJA TAMBÉM
- GOLAÇO!! Veja o gol que deu o título da Copinha ao São Paulo!
- É CAMPEÃO!! SÃO PAULO FC É CAMPEÃO DA COPINHA 2025
- CLÁSSICO! São Paulo x Corinthians: onde assistir