A vaga do São Paulo na Libertadores já estava assegurada, e a partida contra o Botafogo não teria influência na classificação da equipe na tabela. No entanto, a sequência de resultados negativos no final do Brasileirão, incluindo o revés contra o Botafogo, deixa os torcedores com um sentimento de insatisfação e um alerta para as mudanças necessárias para que 2025 seja um ano mais tranquilo e próximo de conquistas. Ao final do Campeonato Brasileiro, o São Paulo encerra uma série de cinco jogos sem vitórias, somando um total de 59 pontos em 38 partidas.
Após vencer o Athletico-PR por 2 a 1 no Morumbi, a equipe só conseguiu dois empates contra RB Bragantino e Atlético Mineiro, além de sofrer três derrotas consecutivas para Grêmio, Juventude e Botafogo. Surpreendentemente, essa sequência de péssimos resultados não afetou a posição do São Paulo na tabela, que se manteve na 6ª colocação, em parte devido ao desempenho instável dos rivais, como Bahia e Cruzeiro. Mesmo assim, o técnico do Tricolor, Luis Zubeldía, se mostrou otimista em relação ao futuro e às perspectivas para 2024.
Apesar da ausência de títulos sob a direção de Zubeldía—já que a Supercopa foi conquistada com Thiago Carpini—, o São Paulo se manteve na parte elevada da tabela durante toda a competição. O técnico ressaltou que a temporada teve um saldo positivo, destacando a conquista da Supercopa, a disputa do Campeonato Paulista e a superação de um início complicado no Brasileirão para garantir a vaga na Libertadores. Além disso, a equipe também teve um desempenho competitivo na Copa do Brasil, onde foi eliminada por poucos detalhes.
O encontro contra o Botafogo adquiriu um caráter protocolar e burocrático, pois a diretoria optou por dispensar alguns jogadores importantes, como Lucas, Luciano e Calleri, promovendo diversas mudanças no time titular. Se não fosse pelo resultado da última rodada, o São Paulo poderia ter visto o Corinthians atrás na tabela e o Bahia mais perto na perseguição. Assim, questões a respeito das contratações precisam ser abordadas, como a necessidade de reforços para o meio-campo e as laterais. Durante a coletiva no Estádio Nilton Santos, Zubeldía mencionou conversas com o meia Oscar, ex-Chelsea e Seleção Brasileira.
Enquanto os reforços não chegam, é relevante analisar decisões do treinador, como a baixa utilização de jovens talentos provenientes da base, que poderiam oferecer novas opções e soluções à equipe em um momento crítico.
VEJA TAMBÉM
- GOLAÇO!! Veja o gol que deu o título da Copinha ao São Paulo!
- É CAMPEÃO!! SÃO PAULO FC É CAMPEÃO DA COPINHA 2025
- CLÁSSICO! São Paulo x Corinthians: onde assistir