O Paulistão de 2025 já tem grupos definidos! Na terça-feira, dia 12, ocorreu o sorteio no Pacaembu, onde foram delineados os caminhos para os 16 clubes que participarão desta competição estadual. Os times foram organizados em quatro potes, sendo que o primeiro é composto pelos cabeças-de-chave, os quatro maiores campeões estaduais: Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. A partir disso, foram estabelecidos os grupos A, B, C e D.
Em busca do tetracampeonato, o Palmeiras foi inserido no grupo D, que conta com a Ponte Preta, São Bernardo e Velo Clube. Novidades também marcam esta edição com a presença do Velo Clube e do Noroeste, ambos vindos da Série A2, que substituem o Santo André e o Ituano, rebaixados em 2024.
Os grupos do Paulistão de 2025 são os seguintes:
Grupo A: Corinthians, Inter de Limeira, Mirassol, Botafogo-SP.
Grupo B: Santos, Red Bull Bragantino, Portuguesa, Guarani.
Grupo C: São Paulo, Novorizontino, Água Santa, Noroeste.
Grupo D: Palmeiras, Ponte Preta, São Bernardo, Velo Clube.
Quanto ao calendário, o Paulistão será realizado entre os dias 15 de janeiro e 26 de março de 2025, abrangendo um total de 16 datas. O formato de disputa continuará sendo o mesmo das edições anteriores, com 12 rodadas na fase inicial, onde os clubes do mesmo grupo não se enfrentam. Os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final, enquanto as duas equipes com as piores campanhas serão rebaixadas.
Nas fases de quartas e semifinais, os confrontos serão em partidas únicas na casa do time de melhor campanha, e em caso de empate, a decisão acontecerá nos pênaltis. A final ocorrerá em dois jogos, ida e volta, com a mesma regra de desempate em caso de empate no agregado.
Os cinco primeiros colocados do Paulistão também conquistarão suas vagas na Copa do Brasil de 2026. Por fim, uma novidade que promete agilizar os jogos é a implementação do sistema de "multiball", que auxilia na reposição da bola durante as partidas, uma tecnologia que já está em uso em ligas de futebol na Inglaterra, Itália, entre outros países.
VEJA TAMBÉM
- DIRETORIA PERDEU A PACIÊNCIA?? Zubeldía colide com diretoria do São Paulo e demissão ganha força
- Dívidas milionárias do Botafogo geram desconforto na diretoria do São Paulo
- MOLECADA DA BASE? Zubeldía anuncia equipe reserva para duelo contra o Botafogo