Botafogo e São Paulo iniciam nesta quarta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+, a caminhada por uma vaga na semifinal da CONMEBOL Libertadores. Em entrevista ao ESPN.com.br, Joilson e Reinaldo, dois ex-jogadores que passaram tanto por Glorioso quanto pelo Tricolor falaram sobre o embate que colocará um dos dois brasileiros na penúltima fase do torneio continental. O ex-lateral-direito, que atuou no Botafogo entre 2005 e 2007 e no São Paulo entre 2008 e 2009, não apontou um favorito, mas deu a 'chave' para o confronto. "Eu não acho que tenha favoritismo, porque Libertadores é complicado. O Botafogo tem um grande elenco, o São Paulo também está na crescente, é uma competição que já está acostumado a jogar também, sempre chega forte. E tem bons jogadores. O Zubeldía faz um ótimo trabalho. O elenco já vem do ano passado. Já vem com uma base boa. O Botafogo também tinha uma base boa. Agora é melhor ainda. Mas quem falhar menos vai conseguir passar", disse.
Já Reinaldo, que atuou no Botafogo em 2009, vê o elenco do Glorioso como o grande trunfo. O ex-camisa 9 deu o exemplo de Tiquinho Soares, grande destaque do time em 2023, que hoje figura como opção no banco de reservas. "Eu vejo o Botafogo também no excelente momento, um grupo muito forte. Quando eu falo um grupo, é o grupo. O Botafogo hoje tem peça de reposição à altura. Hoje o Tiquinho Soares, na minha opinião, um dos melhores centroavantes do futebol brasileiro, está no banco de reservas. É importante ter jogadores desse quilate, que sabem da responsabilidade que é vestir a camisa do Botafogo. Sabem da responsabilidade de poderem entrar para a história de um clube tão gigante como é o Botafogo, ganhando uma Libertadores."
Porém, mesmo vendo o elenco do Botafogo com muitas peças de alto nível, Reinaldo, que hoje atua como treinador do Maricá, não apontou um favorito para o confronto. "Uma quartas de final de Libertadores não tem favorito, é 50% para cada lado, são duas grandes equipes, dois modelos de jogo diferentes, o Botafogo com um ataque mais rápido, um time muito vertical, um time com muita mobilidade ali na frente, jogando com dois homens por dentro, difícil de marcar, vivendo um grande momento. Sem contar, na minha opinião, o melhor esquema do futebol brasileiro pelo lado direito, que é o Luiz Henrique," disse, antes de apontar os pontos fortes do São Paulo. "O São Paulo com variações interessantes também, com a saída de três, com Rafinha, com os volantes e movimentações bem conectadas ali pelo Zubeldía. E, sem dúvida nenhuma, vai ser um grande jogo. E eu, como treinador, tenho certeza que todo mundo que assistir esse jogo, os amantes do futebol, vão assistir dois grandes duelos. Que vença o melhor."
'O São Paulo respira Libertadores' Se o Botafogo tem um elenco recheado de peças para o técnico Artur Jorge, o São Paulo tem o fator tradição na Libertadores que, segundo Reinaldo, pesa a favor. O ex-atacante, que passou pelo tricampeão da competição entre 2002 e 2003, ressaltou a importância que a história que o clube tem no torneio pesa para o torcedor. "O São Paulo é um clube que respira Libertadores. O São Paulo é um mister Libertadores. Torcedor cobra muito isso, o clube todo ano está jogando Libertadores", disse o ex-atacante, antes de frisar a pressão depositada na atual temporada.
Agora, na noite desta quarta-feira (18), às 21h30 (de Brasília), Botafogo e São Paulo se enfrentam pelo jogo de ida das quartas de final da Libertadores, em partida que terá transmissão ao vivo do Disney+.
Próximos jogos do Botafogo: São Paulo (C): 18/9, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão no Disney+ Fluminense (F): 21/9, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão São Paulo (F): 25/9, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão no Disney+
Próximos jogos do São Paulo: Botafogo (F) - 18/09, às 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão no Disney+ Internacional (C) - 22/09, às 18h30 (de Brasília) - Brasileirão Botafogo (C) - 25/09, às 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores - Transmissão no Disney+
VEJA TAMBÉM
- APROVADO: São Paulo aprova fundo para reestruturar dívida e recuperar força financeira
- APROVADO: São Paulo aprova fundo para reestruturar dívida e recuperar força financeira
- FATURAMENTO MILIONÁRIO! Receita do São Paulo com shows de Bruno Mars no Morumbi