Assim como Lucas Moura é uma referência dentro do São Paulo por sua história vitoriosa como um jogador formado em Cotia, o zagueiro Diego Polenta, do Nacional, adversário do Tricolor nas oitavas da Conmebol Libertadores, é visto como uma grande liderança dentro da equipe de Montevidéu. Chamado de "El capitán" ou de "El Patrón", o jogador de 32 anos completou em abril a marca de 200 jogos pelo Nacional e acumula seis títulos pelo clube. Mas, há 13 anos, em 2011, viveu dia triste ao cruzar o caminho de Lucas Moura numa decisão do título do Sul-Americano Sub-20, num Brasil x Uruguai.
Numa noite de atuação impecável de Lucas e Neymar, a seleção comandada por Ney Franco goleou o Uruguai do zagueiro Polenta por 6 a 0, garantindo aquele que seria o 11º título do Sul-Americano Sub-20 da seleção brasileira carimbando o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Naquela noite, Lucas Moura marcou três gols, um a mais que Neymar - o lateral Danilo completou. – Foi a melhor partida da minha vida. Três gols, campeão, Seleção... Só tenho que agradecer a Deus – disse o são-paulino na noite de fevereiro de 2011, ainda com 18 anos e uma longa trajetória pela frente.
Quem é Polenta? Nascido no Uruguai, o zagueiro começou no Danubio, mas terminou sua formação na Itália. Por lá, estourou na base do Genoa. Passou ainda pelo Bari antes de retornar ao futebol sul-americano. Em 2015, emprestado ao Nacional, venceu seu primeiro Campeonato Uruguaio. Fora do Nacional, passou ainda pelo Los Angeles Galaxy, nos Estados Unidos, pelo Olímpia, do Paraguai, e pelo Unión, da Argentina. Em 2022, retornou ao Nacional para sua terceira passagem pelo clube. Neste ano, em abril, passou da marca dos 200 jogos pelo clube.
VEJA TAMBÉM
- FAZ TRÊS FUNÇÕES! Novo reforço do São Paulo mostra qualidade e versatilidade em jogo da seleção
- FAZ TRÊS FUNÇÕES! Novo reforço do São Paulo mostra qualidade e versatilidade em jogo da seleção
- JOGOU COM NEYMAR! Lateral esquerdo ex-PSG surge como opção no São Paulo e torcida responde