publicidade

Campeão, classificados para Libertadores e rebaixados definidos: como Brasileirão pode "acabar" neste final de semana

  • ESPN.com.br
  • 30 de nov, 2023, 09:11
  • Email
  • O Campeonato Brasileiro mais maluco e insano dos últimos tempos pode "acabar" neste final de semana.

    Dependendo da combinação de resultados, a Série A pode conhecer seu campeão e os quatro rebaixados entre sábado (2) e domingo (3), além dos classificados para a CONMEBOL Libertadores .

    É claro que o mais provável é que tudo seja definido apenas na 38ª rodada, marcada para a próxima quarta-feira (6), já que há clubes com pontuações muito próximas.

    No entanto, em um campeonato em que praticamente tudo aconteceu, qualquer possibilidade deve ser considerada...

    Abaixo, a ESPN mostra como o Brasileirão 2023 pode "acabar" neste final de semana.

    Campeão definido

    Há dois cenários em que o líder Palmeiras pode ser campeão neste final de semana.

    Isso pode ocorrer com uma vitória do Verdão sobre o Fluminense , seu adversário do domingo (3), ou até mesmo com um empate.

    Confira as simulações :

    - Vitória sobre o Fluminense

    Nesse primeiro cenário, o Palmeiras derrotaria o Fluminense no Allianz Parque e confirmaria o título caso Botafogo , Flamengo e Atlético-MG não vençam Cruzeiro , Cuiabá e São Paulo , respectivamente.

    Assim, o Verdão termina a rodada com 69 pontos , enquanto os concorrentes teriam no máximo 64 , a uma distância que não seria possível alcançar com apenas mais um jogo a ser disputado.

    A conta também precisa incluir Grêmio e Red Bull Bragantino , ambos com 59 pontos e que podem até dar adeus ao título se perderem para Goiás e Fortaleza , respectivamente, nesta quinta-feira (30).

    Mas, como os dois times podem chegar a no máximo 68 , uma vitória do Palmeiras sobre o Fluminense já os saca da disputa definitivamente.

    - Empate com o Fluminense

    Nesse segundo cenário, com empate entre palmeirenses e tricolores no Allianz, o título da equipe de Abel Ferreira aconteceria se Botafogo, Atlético-MG e Flamengo perdessem seus jogos.

    Com isso, o Verdão chegaria a 67 pontos , enquanto seus concorrentes continuariam com 63, a quatro pontos de distância.

    Aqui, a situação dependeria mais de Grêmio e Bragantino, que só poderiam somar no máximo 4 pontos.

    Nesta quinta, o Tricolor recebe Goiás e Vasco em Porto Alegre, enquanto o time da Red Bull encara Fortaleza e Coritiba , também em casa.

    Os classificados para a Libertadores

    Se Grêmio e Red Bull Bragantino vencerem seus compromissos nesta quinta-feira (30), ambos ficam muito próximos de conquistar ao menos a vaga na fase preliminar da Libertadores.

    Triunfos levariam as duas equipes aos 62 pontos, o que garantiria a vaga caso o Athletico-PR (atualmente com 52 pontos) perca ou empate com o Cruzeiro também nesta quinta.

    Isso ocorre porque o Fluminense (atual , com 56 pontos) já está classificado para o torneio continental por ser o atual campeão.

    Ou seja: mesmo que o Tricolor ainda alcance a pontuação de Grêmio e Red Bull Bragantino, a vaga para a Libertadores seguiria nas mãos do clube que for ultrapassado pelo Flu.

    Portanto, o Athletico precisa ganhar hoje e ainda torcer por tropeços de Grêmio e Bragantino para ainda seguir sonhando.

    Rebaixados definidos

    O Bahia , atual 17ª colocado, com 41 pontos, pode ser rebaixado neste final de semana caso perca para o América-MG , fora de casa, no domingo (3).

    Para que o Tricolor seja degolado, o Vasco ( 16º , com 42 ) precisaria ganhar do Grêmio, fora de casa, enquanto o Santos ( 15º , com 43 ) também precisaria bater o Athletico-PR, em outro duelo longe de seus domínios.

    Com possíveis triunfos, o Vasco iria a 45 pontos, enquanto o Peixe iria a 47 , abrindo distância impossível de ser alcançada pelos baianos com apenas mais uma rodada por disputar.

    Justamente por isso, é imperativo que o Bahia some ao menos um ponto (além de torcer por tropeço dos rivais diretos) para seguir sonhando com a fuga do Z-4.


    VEJA TAMBÉM
    - São Paulo oficializa contratação do atacante André Silva para reforçar o time
    - BEM -VINDO DE VOLTA! Tricolores comemoram retorno de James Rodrigues
    - ELE FALOU ISSO? Pato dá declaração polêmica sobre segunda passagem no tricolor


    Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


    Avalie esta notícia: 16 0

    Comentários (3)
    bronze
    30/11/2023 12:17:29 SteveWonderoOlheiro

    pra quem acha que SAF eh o milagre supremo, ta Bahia, Vasco e Cruzeiro pra deixarem uma pulga atras da orelha. SAF nao faz milagres. Nao sou CONTRA transformar-se numa SAF, so que nao daqueles que nao podem ver uma novidade, ja acham encontraram a solucao magica. pode ser que a propria SAF tenha safados (hahaha...). inclusive alguns times podem ate piorar ao virar SAF, ate as coisas comecarem a dar certo. eh preciso todo o cuidado do mundo antes de venderem o clube.

    30/11/2023 11:09:52 Sergio Gandini

    Bahia vai cair juntamente com o Mico Ceni..

    30/11/2023 10:08:01 Jorge Almeida

    o Bahia vai cair na última rodada

    Enviar Comentário

    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.