De acordo com Dorival, James consegue render como tanto se espera dele pela Colômbia justamente por ser há anos a referência da equipe. Pela seleção, o meia conhece todas as características dos companheiros e tem um sistema de jogo criado ao seu redor. Já pelo Tricolor, ele ainda procura o melhor encaixe. O treinador, inclusive, já encontrou a posição ideal para ele, como uma espécie de segundo atacante para aproveitar a qualidade nas assistências e o poderio nas finalizações.
– Na seleção ele conhece as características de todos os seus companheiros. Ele está na seleção há muitos anos. Todos esses encontros mensais facilitam para o jogador. A própria seleção se adapta às características que o James possui. E ele se dá muito bem. A doação dele para a Colômbia acontece de uma maneira muito mais natural. Aqui, ele vai precisar de um tempo maior. Ele está tentando, trabalhando com intensidade, e vamos buscar os melhores encaixes – analisa Dorival.
Além do processo natural de adaptação, Dorival também cita os desfalques como fator a “atrasar” o encaixe do meia na equipe. James entrou no time justamente num momento em que Calleri passou a ser ausência – o centroavante está fora da temporada desde que passou por uma cirurgia no tornozelo direito. Depois, foi a vez de Rodrigo Nestor, outro titular importante, sofrer uma grave lesão no joelho esquerdo.
– Perdemos um jogador muito importante, o Calleri, e perdemos o Nestor. Na partida anterior, não tivemos doze jogadores. Nesta última, quatro ou cinco. Estamos tentando refazer a equipe dentro de uma competição. Isso não é fácil – ressalta Dorival.
James não teve a chance de “aproveitar” tanto as companhias de Calleri e Nestor por conta do prazo que precisou para atingir as condições físicas ideais em termos de intensidade e ritmo de jogo. Da Grécia ao Brasil, James ficou quatro meses sem atuar até fazer a sua estreia pelo São Paulo, em agosto. Com tanto tempo parado, Dorival Júnior sempre teve cautela para utilizar o jogador e preparou todo um planejamento especial para inseri-lo na equipe sem queimar etapas.
Por isso, ele ficou como opção de Dorival Júnior no banco de reservas para os jogos mais importantes da temporada, a ponto de ser campeão da Copa do Brasil sem sequer entrar em campo. Das decisões que o São Paulo teve no ano, James só entrou em campo no duelo com a LDU, pelas quartas de final da Sul-Americana. Na ocasião, o São Paulo precisava se lançar ao ataque para buscar ao menos um gol. O meia deu a assistência para Arboleda marcar o gol que levou a decisão para os pênaltis, mas desperdiçou a cobrança que resultou na eliminação da equipe.
Até agora, James soma 14 jogos pelo São Paulo, com um gol marcado e três assistências. Ele vive de atuações discretas, com alguns lampejos da qualidade que todos conhecem. O principal deles foi no único “recital” que ele conduziu pelo clube: a vitória por 3 a 0 sobre o Grêmio, em que deu duas assistências e comandou a equipe.
Tudo isso muda quando James veste o amarelo da seleção colombiana. James é um dos destaques da Colômbia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Contra o Brasil, por exemplo, ele conduziu a equipe à virada com dois gols marcados por Luis Díaz. Mas é a Data Fifa anterior que mostrou como ele assume uma nova versão por seu país.
James marcou um golaço no empate em 2 a 2 com o Uruguai em Barranquilha e foi titular novamente contra o Equador, também um empate, mas em 0 a 0. Foi tão bem, que ganhou elogios do técnico da Celeste, Marcelo Bielsa.
– Sinceramente, eu acreditava que sua forma física atual, considerando que não joga regularmente no São Paulo, não era a que ele mostrou na partida. Ele se destacou, o que não é uma surpresa pela sua hierarquia como atleta. Mas surpreende por estar retomando a possibilidade de jogar com regularidade, e isso é indispensável para adquirir uma melhor forma para mostrar suas virtudes – afirmou o treinador, na entrevista coletiva após a partida.
Dorival sabe o motivo de James ser um na Colômbia e outro no São Paulo
27 de Novembro de 2023
Avalie esta notícia:
20
11
VEJA TAMBÉM
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?
- SPFC AFUNDANDO: Após temporal, vazamentos no Morumbi viram novo símbolo da crise
- SEM CHANCES: São Paulo nega interesse em Brenner e descarta retorno ao Morumbi
James é um excelente jogador, porém o São Paulo tem carência em várias posições, atacante, lateral direito, lateral esquerdo, goleiro etc. titular e reserva que vai entrar e manter o mesmo nível. Alguém me diz aí quem jogou bem no jogo? fora a zaga que até que foi bem, o resto não fez nada, aí vem uns modinhas aqui e diz que a culpa é do técnico, muitos parecem até que são treinadores k e querem ensinar como se escala um time k, qualquer treinador que vier não vai dar jeito nesse time.
Dorival o Rames joga armando mas os outros, exceto o Lucas, não preenchem os vazios, seu time não se movimenta é lento e vc e técnico de uma nota só, vai te catar com seus argumentos. por isso não dura muito nos clubes onde passou. Anta quadrada
tbm não deixa o rapaz jogar o tempo todo.
Este istrupicio de técnico desmotiva qualquer jogador que sabe jogar. Como pode um infeliz deste escalar o James de atacante. Dorival Ceni sabe que o James e infinitamente melhor que o Nestor. Tenho muita esperança que ao término do campeonato o Cagares soca os dois pés no cu deste arrombado...
Falou na rádio hoje energia 97 que o jogador já desanimou com o spfc e a comissão tbm desanimou com o jogador, não deve ficar pra 2024, a paciência do clube só se aplica a pé de ratos !
Se jogar com o Luciano junto, um anula o outro.
O dia que colocar somente o James, com o Erison fixo de 9 (já que está sem Calleri), com Lucas junto no ataque, o James certamente jogará mais.
Como o James vai armar se o Luciano vem armar pelo meio e sai da posição de referência de ataque?
Outra coisa, observem como parte do time não procura o James. Na Colombia, TODOS procuram o James.
O dia que o Luciano der um passe pro James, eu viro a estátua da liberdade.
Pior de tudo é ter um capitão como o Luciano, mimizento de primeira categoria.
o Dorival está queimando o James colocando ele em uma função que ele naonesta acostumado a jogar vive inventado
Dorival disse que sabe o motivo do qual não rende o esperado. esta mula do Dorival mesmo sem o Nestor não coloca ele na sua posição de origem. Todos sabem que o James é meia esquerda e o otário do Dorival querendo queimar o jogador coloca ele de meio atacante. Tudo isto para o James não se firmar no time e ter que encostar o famoso Nestor. O pior de tudo é que este demagogo achaque convence o torcedor com está conversa mole. Dorival já estrapolou o prazo de vencimento...
E vontade jogar na seleção da Colômbia jogou até joelho machucado, no São Paulo mal estar já não quer jogar....
EU GOSTARIA MUITO EM SABER COMO FAÇO PARA TIRAR ESSE PROPAGANDA DESSE APLICATIVO. ALGUÉM SABERIA DIZER?
O que estraga esse app são as propagandas barulhentas!
james ainda vai da muita alegria pr nois