OPINIÃO: Com a elegância dos que sabem vencer, Dorival Júnior preencheu dois vazios no São Paulo

Fonte espn
  • André Kfouri, colunista do ESPN.com.br
  • 26 de set, 2023, 09:13
  • Facebook
  • Twitter
  • Facebook Messenger
  • Pinterest
  • e-mail
  • Imagine o que é, para um treinador com carreira estabelecida no futebol, ouvir que seu maior mérito é não atrapalhar os jogadores que dirige. Imagine o que é ler que seu jeito simples e um método descrito como “arroz e feijão” são as explicações mais evidentes para seu sucesso.

    Imagine como foi, para este técnico, ser dispensado após ganhar dois troféus, num sinal claro de que as conquistas não foram suficientes. Agora imagine, se puder, o tamanho da felicidade deste técnico, ao ser campeão de novo, derrotando o clube que decidiu trocá-lo por um treinador com grife. Sim, Dorival Júnior declarou que não sentiu desejo de revanche ao enfrentar o Flamengo , e é verdade. Sua elegância não é um disfarce, mas uma forma de se conduzir. Também disse que só as pessoas que lhe são mais próximas sabem como ele processou o encerramento do trabalho anterior, uma declaração que permite apenas uma interpretação.

    Se ele fosse dado a pequenas vinganças - o que talvez seja uma postura não recomendável no aspecto da paz interior, mas certamente é uma característica humana e até mesmo um traço que pode ser usado como combustível nos ambientes mais competitivos -, o desfecho da Copa do Brasil de 2023 seria várias vezes mais doce.

    Após conduzir o São Paulo ao título que faltava e presentear os são-paulinos com um dia que nem mesmo a eternidade será capaz de apagar, Dorival estava daquele jeito que faz parecer que a alegria vai transbordar.

    Saber ganhar é uma virtude ainda mais rara do que saber perder, além de um preciso indicador de caráter. Entre lágrimas e uma farta distribuição de abraços, ele só tinha olhos para os dele, só tinha voz para celebrar, só tinha seu sorriso para exibir.

    O Morumbi o abraçava de volta, numa dessas cenas que valem uma carreira, porque esta comissão técnica e estes jogadores passaram à história do São Paulo como os campeões que preencheram dois vazios: o da copa inédita e o do incômodo período sem títulos de relevância. Dorival é a pessoa que encontrou tempo, ainda no gramado, para confortar alguns de seus ex-jogadores no momento de sensações misturadas que o esporte oferece a todos quando uma decisão termina. E é o técnico que recebeu o carinho indisfarçável de quem foi dirigido por ele, um gesto que responde àqueles que o subestimam.

    Para levar um grupo de jogadores de alto nível ao lugar que seu potencial sugere, um técnico precisa, em seu ofício, ser tão bom quanto eles. Quem acha que basta distribuir coletes e oferecer um ombro amigo é o mesmo tipo de conhecedor que, hoje, acusa os jogadores do Flamengo de falta de profissionalismo e os indicia por uma temporada em que não sobrou nada.

    O Flamengo perdeu tanto em 2023 que perdeu também para o técnico, campeão, que renegou. Mesmo sem querer, Dorival também representa essa derrota suprema. A derrota dos que o julgam “apenas” um bom administrador de ambientes - como se este fosse, por si, um trabalho ao alcance de qualquer um - é ainda mais embaraçosa.

    É provável que, entre todos os atributos exigidos de um treinador de elite, a gestão de pessoas esteja no topo das competências que um clube ambicioso deve procurar. É longa a fila de quem deve desculpas a Dorival Júnior, mas será preciso esperar. Agora, ele só tem ouvidos para o saboroso som da felicidade.

    Próximos jogos do São Paulo:
  • Coritiba (C) - 27/09, 19h (de Brasília) - Brasileirão

  • Corinthians (C) - 30/09, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão

  • Vasco (F) - 07/10, 18h30 (de Brasília) - Brasileirão

  • Avalie esta notícia: 18 0
    VEJA TAMBÉM
    - Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
    - Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
    - GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?
    - SPFC AFUNDANDO: Após temporal, vazamentos no Morumbi viram novo símbolo da crise
    - SEM CHANCES: São Paulo nega interesse em Brenner e descarta retorno ao Morumbi



    Comentários

    carlos eduardo martins
    1 0
    26/09/2023 22:50:39

    Enfim... . uma boa matéria !!!!

    eliasar almeida
    11 0
    26/09/2023 09:47:32

    Primoroso comentário. Dispensa outras adjetivacões .

    Enviar comentário
    Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

    Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - Barradao -
    Vitoria
    Vitoria
    São Paulo
    São Paulo
    FórumEntrar

    +Comentadas Fórum

    Entrar

    +Lidas Notícias

    LogoSPFC.net
    ©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net