publicidade

Como Alexandre Pato pode melhorar o São Paulo de Dorival Júnior?

Pato foi anunciado nesta sexta-feira (26) e chega ao clube com contrato de produtividade

Foto: Lance!

Uma das maiores novidades da semana no Morumbi foi o anúncio de Alexandre Pato, que retorna para sua terceira passagem pelo São Paulo. A chegada do jogador foi, inclusive, influenciada pela vinda de Dorival Júnior para o comando da equipe.

Mas antes, para entender como Pato pode encaixar no elenco de Dorival, é preciso compreender a atual situação do jogador. Vale relembrar que, como o LANCE! adiantou, o anúncio de Pato estava pendente por questões físicas. No final do último ano, sofreu uma lesão no ligamento do joelho e terminou seu tratamento no CT da Barra Funda - onde estava desde fevereiro.

Pato já foi um centroavante, e no São Paulo mesmo, atuou justamente como um atacante. Porém, no Orlando City (sua última equipe), a realidade foi um pouco diferente. Na MLS, atuava um pouco mais recuado, muitas vezes como um meia armador. Muitas vezes, até chegava no campo de defesa para buscar a bola e iniciar a jogada.

Muito por seu histórico e times que jogou, Pato sempre foi um jogador criativo. Apresenta uma boa leitura de jogo - conseguindo enxergar as jogadas. Na MLS, inclusive, tinha bastante liberdade para flutuar no meio de campo e nas entrelinhas do ataque. Esta é uma das maiores diferenças do Pato de "antigamente".

Porém, ainda é preciso se atentar a certos pontos. Por conta da lesão, não atua desde o último ano. Assim, ainda precisa "voltar ao ritmo". Agora, a principal dúvida é: Pato será utilizado como atacante ou como meia armador?

Diante a este São Paulo, as duas opções são válidas. Mas por quê? No ataque, o São Paulo tem uma certa deficiência no setor. Em tese, o Tricolor conta com dois centroavantes: Calleri e Erison - que chegou justamente para ser um reserva do argentino. Erison, por sua vez, ainda está no departamento médico e sem opção de retorno. Juan também surge na conversa, mas por ser um atleta bem mais novo e ainda ganhando experiência no profissional, não conquistou - de fato -, seu espaço na equipe. Neste contexto, pode ser que Pato apareça como uma opção para revezar com o camisa 9.

Porém, é provável que isso surja mais como uma opção para Dorival, já que nos últimos anos, a função de Pato foi outra. A que parece mais certa é Pato aparecendo como um apoio ao ataque.

Nos começos dos trabalhos de Dorival no Tricolor, o treinador ensaiou jogar em um 4-4-2, porém, nos jogos mais recentes, o técnico começou a testar um 4-3-3, geralmente com uma dupla de volantes, Nestor mais avançado e três peças no ataque (em algumas escalações, Marcos Paulo, Luciano e Calleri).

Neste sistema, Pato poderia surgir também como uma opção para a posição que, hoje, é ocupada por Rodrigo Nestor. Ou talvez, até mesmo, no lugar de Luciano - como um atacante de criação, e que ajuda mais adiante.

Embora ainda é difícil prever se Pato chega com posto de titular, por todo seu histórico, é certo que será uma peça importante para o elenco - muito pelo calendário complicado de jogos e viagens que o clube do Morumbi tem vivido. O camisa 10 tricolor, por exemplo, não tem um substituto que corresponda à função que ocupa atualmente.

Pensando no esquema de Dorival, Pato seria um coringa. Um 12º jogador. É um atleta que pode funcionar como um ponta, como um centroavante, como um meia... Tudo dependerá exclusivamente de um fator: o físico.


VEJA TAMBÉM
- Zubeldía reforça torcida por renovação de lateral do São Paulo
- São Paulo fez uma sondagem por Luciano Vietto, afirma imprensa argentina
- São Paulo avança às oitavas com vitória sobre Águia-PA graças a Lucas


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 19 1

Comentários (13)
28/05/2023 08:21:10 Luiz Ferreira

ex jogador

27/05/2023 11:50:22 Shreder

Outra forma do Pato ajudar o São Paulo é rescindir o contrato e abrir mão da multa, ai sim demonstrará que é o ídolo máximo!

27/05/2023 11:34:18 Juka Tavares

Calma, Dorival tem um plano! ahhah eu acho que ele chega para disputar vaga com Luciano. no lugar do Nestor precisa ter muito físico para recompor quando o time está sem a bola.

27/05/2023 10:36:14 Reri Sousa

esperar pra ver espero que dê certo torço que de xerto

prata
27/05/2023 10:16:45 2015_spfc

O Pato não era de correr, o ligamento está operado e ele está com 33 anos. Quem vai marcar sozinho pelas laterais? O Caio Paulista.

É uma merda esperando para acontecer.

Bom, marcando gol ou dando assistência, que se foda. Para mim, é certo que vai dá merda.

27/05/2023 10:09:47 Sergio Gandini

Acredito que o Pato e Luciano possam jogar pelas laterais e o Calleri centralizado, da perfeitamente para utilizar os três em campo, desde que tenham condições física. Dorival vai acertar..

27/05/2023 10:00:00 wilson carlos

em time q tem jogadores como Erisson, Deivid, Alisson, Jegue Mendes, Raí Ramos, Nathan, Marcos Paulo, todas contratações do Jegue Ceni, o Pato é Rei.

27/05/2023 09:47:25 HOPILOKOO

Só vendo ele em campo para saber como vai ser.
Por dinheiro a gente sabe q nao é pq ele ja era Rico, foi pra China e agora é multi milionario.
Tomara q mostre vontade. E de verdade ele parece ser uma pessoa super do bem. Tomara que dr muito certo pro Tricolor e pra Ele. e proncipalmente para nos torcedores..

27/05/2023 09:46:18 José Eduardo

Não é centroavante e sempre quando jogou assim, não deu certo , é segundo atacante e acabou , o SP tem que jogar no 4-4-2 , com a dupla Calleri e Pato , assim como já tivemos Borges e Dagoberto.

prata
27/05/2023 09:25:59 2015_spfc

Mais uma jumentice dos mesmos retardados que falavam que o Rojegue era técnico.

Existe uma ala da torcida que têm retardo mental, pq não é possível.

prata
27/05/2023 09:25:06 2015_spfc

Ele é opção de banco no ataque. É uma substituição que pode ajudar a mudar o jogo.

Não será titular, pq não tem a menor condição física.

27/05/2023 08:40:25 Shreder

Ele pode comprar uns equipamentos para o CT ajudaria bastante o São Paulo do Dorival Junior!

27/05/2023 08:29:55 Nonato Oliveira

parabéns pato só depende de você

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.