Alta rotatividade e falta de títulos: entenda o que ocorre no CT de Cotia

Fonte Uol
Centro de Formação de Atletas do São Paulo, em Cotia-SP
Imagem: Divulgação/SPFC

O São Paulo contratou o equatoriano Juan Macias, de 18 anos, considerado uma das joias da América do Sul. A ideia é que se junte ao sub-20 treinado por Belletti e rapidamente se integre ao time profissional. Tudo o que não conseguiram o uruguaio Facundo Milan e o nigeriano Azeez Balogun, outras tentativas internacionais. Quem conseguiu e não se firmou foi o paraguaio Galeano. Chegaram também há uma semana o ganês King Faissal, que estreou fazendo gol contra o Atlético-GO, e os senegaleses Iba Ly e Clauvis Carvalho.

Com eles, são 45 jogadores sub-17 ou sub-20 que chegaram ao CT de Cotia desde 2021. Destes, 25 já foram dispensados. Alguns jogaram pouco, a torcida nem lembra o nome. E há o caso de Mateus Petri, que veio do XV de Piracicaba, foi titular na Copinha do ano passado - o badalado Patryck Lanza, hoje no profissional, ficou no banco - e que já voltou ao XV, depois de passar por uma contusão.
Além de jogadores, mais 25 profissionais deixaram o clube. Treinadores como Orlando Ribeiro (sub-20, campeão) e Lucas Macorin, sub-15, além de psicólogos, preparadores físicos, analista de desempenho, ortopedista, supervisor, auxiliar técnico, preparador de goleiro, coordenador de captação e fisioterapeuta. E, consequência ou não, o São Paulo ficou sem títulos em 2022 e não teve jogadores convocados para a seleção sub-17. Apenas em termos de comparação, o Palmeiras teve cinco.
Marcos Biasotto é o responsável por Cotia. Ele chegou juntamente com Julio Casares, que o considera altamente qualificado e sempre o elogia. Uma de suas missões era aumentar a agressividade na captação de jogadores. E não considera que haja uma busca exagerada sob seu comando.
"A contratação de atletas nas categorias Sub-17 e Sub-20 é uma prática comum em todos os clubes. Comissões técnicas e diretoria avaliam o elenco constantemente e, caso observem carências em algumas posições, a ideia é repor esses atletas. Algo que não se deve ignorar é que o elenco principal subiu vários jogadores recentemente e isso nos obrigou a buscar novas opções no mercado", diz.
Ele cita pelo menos 15 atletas: Young, Nathan, Luizão, Beraldo, Pablo Maia, Patrick, Talles Costa, Rodriguinho, Juan, Pedro Vilhena, Caio, Belém, Ythallo, Marquinhos e Vitinho.
"Sem contar os atletas que sobem por alguns jogos e retornam para a base. Além da necessidade de buscar novas opções, em razão da utilização no time principal, também tivemos casos de atletas que estavam em fim de contrato e não seriam utilizados, por isso foram liberados"< acrescenta.
Pedro Smania, antigo gerente de Cotia, discorda da captação em grande número. Mas ele deixa claro que fala de forma geral e não especificamente sobre o caso do São Paulo:
"Não vejo nada de errado na captação de jogadores mais velhos, mas acredito que deva ser pontual. Essa é a base e repito que não estou falando apenas do São Paulo, do meu trabalho: captação agressiva em idades menores, acompanhamento o tempo todo e contratação pontual de revelações prontas ou quase prontas para o profissional."
Ele explica que quando esteve à frente de Cotia trouxe Juan (União São João), Pablo Maia (peneira), o goleiro Leandro (Amparo), Beraldo (XV de Piracicaba), Nathan (América de Teófilo Otoni), João Adriano (Criciúma), Young (Desportivo Brasil) e o centroavante Facundo.
Projeto é formar
Biasotto não vê causa e efeito entre alta rotatividade e falta de títulos. E nem considera ganhar campeonatos como o mais importante. "A prioridade da base não é conquistar títulos. O São Paulo trabalha para formar bem atletas e cidadãos e isso tem sido feito. Basta olhar a quantidade de atletas vindos de Cotia, que estão no time principal ou que já foram negociados e trouxeram retorno financeiro ao clube. Mesmo assim, em 2021 ganhamos a Copa do Brasil e a Supercopa, chegamos na final do Brasileiro Sub-20 e ficamos em terceiro na Copinha", explica.
E as convocações precisam ser analisadas em um período maior, segundo ele: "O meia Guilherme Batista foi convocado para um período de treinos. O treinador é que pode explicar porque não teve ninguém na lista. E, de 2021 ate hoje, tivemos 16 convocados para as seleções de base. O Patryck foi campeão sul-americano e Beraldo e Rodriguinho também foram chamados, só que pedimos a liberação".
A alta rotatividade em Cotia não se restringe a jogadores. Mais de 25 pessoas entre treinadores, auxiliares, preparadores físicos saíram. Para Biasotto, nada a estranhar: "As trocas dentro de um clube de formação são normais. Alguns funcionários pedem para sair. O Alex, por exemplo, chegou neste período, fez o trabalho dele de forma muito competente e decidiu sair para trabalhar em uma equipe principal. E tem alguns que a gente avalia que não estão dentro do que a gente espera e por isso são desligados."
Comando do time Sub-20
Antes com Alex, o sub-20 do São Paulo agora é comandado por Beletti. Para Biasotto, o trabalho do ex-meia foi ótimo. "Ele auxiliou na transição de 15 atletas para a equipe principal. Além disso, chegou à final do Brasileiro Sub-20 (pela primeira vez na história), e perdeu a semifinal da Copinha para o Palmeiras, que foi o campeão. Consideramos que o trabalho dele foi excelente. Belletti está chegando agora e merece respeito, por tudo que fez como atleta e pelos títulos conquistados. Ele não é um iniciante no futebol".
Cotia foi famosa por ter uma política rigorosa contra empresários de garotos. O São Paulo se orgulhava de ter 100% dos direitos de quase todos. Não é mais assim. Biasotto explica, usando outros clubes como exemplo. Algo na linha "todos fazem, por que a gente não pode fazer?"

"Hoje em dia, há vários casos de clubes que têm apenas uma parte dos direitos de um jogador em formação. Isso faz parte das negociações. O São Paulo sempre tenta ficar com o percentual mais alto dos atletas. Quando chegamos ao clube, já tínhamos um percentual muito grande de jogadores com parte dos direitos. Alguns até conseguimos aumentar o percentual do São Paulo", explicou.
Alta, rotatividade, falta, títulos
Avalie esta notícia: 3 4
VEJA TAMBÉM
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?
- SPFC AFUNDANDO: Após temporal, vazamentos no Morumbi viram novo símbolo da crise
- SEM CHANCES: São Paulo nega interesse em Brenner e descarta retorno ao Morumbi



Comentários

fabiano dalponte silva
1 1
26/03/2023 21:03:01

mentalidade e vencer sempre... desde a base... aqui e SP... tão fazendo nosso time virar time de várzea... cambada de incompetente... até vc Muricy tah na mesma barca q esses caras .. decepção...

fabiano dalponte silva
1 0
26/03/2023 19:02:20

base sempre chegou em todas as competições, mas nós últimos dois anos deu uma caída bem acentuada... tínhamos diversos jogadores convocados pra seleção brasileira e hj e um ou dois gatos pingados... botava fé nessa diretoria mas já tô começando a ver q são farinha do mesmo saco ou piores que os anteriores .. tão sem rumo mesmo... tanto no profissional qto na base... na base mesmo tirar o Orlando Ribeiro campeão pra trazer Alex q não tinha nenhuma identificação com o clube foi a primeira cagada..

wilson carlos
1 0
26/03/2023 12:46:01

por isso viramos um Timinho de várzea, a putaria começa em Cotia, time sem prestar dente, técnico, diretores pinguços, q só querem meter a mão.

fábio moreno
2 0
26/03/2023 12:42:03

Me desculpem, mas onde não existe organização não existe evolução. O clube infelizmente parace um navio sem direção, perdido, vagando a esmo. Não sabemos o que vai acontecer ( ou já sabemos) depois dessa tempestade entre o mico e seus comandados. Tentam colocar uma cortina de fumaça por cima dizendo que está tudo bem mas na verdade não está e já não é de hoje. Dirigentes arrogantes que se acham acima de tudo e todos, que vivem de passado. Salvem o meu tricolor Paulista de tantas glórias.

fredie shimizu
7 0
26/03/2023 12:03:07

Até a base tá largada. Clube tem um futuro incerto com tanta incompetência da direção.

Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net