Paulistão: quais são os times do interior que bateram os grandes?

Fonte Uol
Inter de Limeira de 1986 brilhou: foi o primeiro título de um clube do interior no estadual
Imagem: Arquivo

Em mais de 120 anos de história, o Campeonato Paulista já mostrou que times pequenos podem, sim, desbancar os considerados gigantes em jogos decisivos.

Desde que Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos se consolidaram no cenário nacional, o Paulistão colecionou algumas surpresas.

LEIA TAMBÉM: Zagueiro do Flamengo é oferecido ao São Paulo

Uma das primeiras e mais lembradas até hoje é a da Inter de Limeira campeã de 1986. Comandada pelo ídolo santista Pepe, a equipe fez a melhor campanha geral após dois turnos e desbancou o próprio Santos na semifinal antes de chegar à decisão.
Após empate no 1° jogo, o time do interior superou o Palmeiras dentro do Morumbi com Kita e Tato balançando as redes de Martorelli. O alviverde ainda descontou com Amarildo, mas não conseguiu evitar o primeiro título de um clube do interior no Estadual.
Quatro anos depois, Bragantino e Novorizontino fizeram a famosa "final caipira". Melhor para a equipe de Bragança, que foi campeã após dois empates e ficou com a taça por ter campanha superior em relação ao adversário.
Aquela façanha, aliás, projetou de vez o jovem Vanderlei Luxemburgo para o cenário nacional dos treinadores. Aquele elenco também tinha atletas como Marcelo Martelotte (hoje treinador), Mauro Silva (atual vice da FPF) e Robert (ex-meia do Santos).
Em 2002, o Ituano aproveitou a ausência dos quatro grandes e tornou-se campeão do Estadual pela primeira vez. Naquele ano, os gigantes atuaram no Torneio Rio-São Paulo (ao lado de Guarani, Ponte Preta, Etti Jundiaí, Portuguesa e São Caetano) e "enfraqueceram" o Paulistão.

O São Caetano venceu o campeonato dois anos depois. Após bater na trave na Libertadores, a então badalada equipe do ABC desbancou São Paulo e Santos no mata-mata antes de derrotar o Paulista de Jundiaí na final.
O último "azarão" foi, novamente, o Ituano. Em 2014, o time treinado por Doriva surpreendeu, eliminou o Palmeiras na semifinal e, nos pênaltis, tornou-se campeão em cima do Santos dentro de um lotado Pacaembu.
Avalie esta notícia: 4 0
VEJA TAMBÉM
- SAF no São Paulo? Casares apresenta proposta de reforma no estatuto que facilita SAF no Tricolor
- Cabia no Tricolor? Pity Martínez é oferecido ao São Paulo, mas diretoria veta negociação
- Calote? Mirassol expõe ferida antiga em negociação com o São Paulo
- Vai pro rival? Em crise, São Paulo vê Beraldo virar alvo do Palmeiras no mercado
- GOLPE? Reunião sobre SAF no Morumbi gera desconfiança entre conselheiros! Quem estava nessa reunião?



Comentários

Nenhum comentario!
Enviar comentário
Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.

Próximo jogo - Brasileiro

Dom - 16:00 - Barradao -
Vitoria
Vitoria
São Paulo
São Paulo
FórumEntrar

+Comentadas Fórum

Entrar

+Lidas Notícias

LogoSPFC.net
©Copyright 2007 - 2025 | SPFC.net