Diante das lesões de Igor Vinicius, Rafinha e Moreira e as críticas a Orejuela, o São Paulo encaminhou o retorno do lateral-direito Nathan Mendes. Cria da base de Cotia, o jogador de apenas 20 anos pode ganhar sequência e, enfim, demonstrar seu potencial com a camisa tricolor.
LEIA TAMBÉM: São Paulo recusa oferta da Europa por Welington e estabelece condições, revela jornalista
Nathan está consolidado entre os profissionais desde o ano passado, quando se destacou na campanha são-paulina de semifinalista da Copinha e passou a treinar com Rogério Ceni. Um ano antes, em 2021, chegou a trabalhar com Hernán Crespo e estreou no time de cima com o argentino.
A concorrência de Igor e Rafinha, principalmente, limitou os minutos do jogador, que atuou somente o primeiro tempo na vitória contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão.
Tratado como um jogador de potencial, Nathan foi emprestado ao Coritiba para ganhar experiência. No Paraná, conseguiu jogar mais, sendo até mesmo titular em partidas pelo Brasileirão e na atual edição do Campeonato Paranaense.
O contrato de empréstimo de Nathan com o Coritiba terminaria em março deste ano, mas o São Paulo enxerga a necessidade de contar com um lateral-direito de maneira imediata. Rafinha e Igor Vinicius vão demorar algumas semanas para retornar, enquanto Moreira passou por cirurgia.
A confiança em Nathan vem desde a trajetória nas categorias de base. Sob o comando de Alex, treinador anterior a Belletti no sub-20 do Tricolor, o jogador se consolidou como titular da posição na lateral e terminou a Copa São Paulo como um jogador importante do elenco.
Nascido em Caçapava, interior paulista, o jogador chegou a Cotia no ano de 2016. Nas categorias de base, conquistou o título do Paulistão e da FAM Cup 2019, ambas pelo sub-17.
Entre os atletas até 17 anos e o sub-20, Nathan atuou em 71 partidas, anotando quatro gols e colaborando para 39 vitórias.
No profissional são-paulino, até aqui, foram duas participações. Além de participar da vitória contra o Botafogo, já com Rogério Ceni, Nathan entrou no decorrer da derrota por 3 a 2 para o 4 de Julho, pela Copa do Brasil de 2021, com Crespo.
Para trazer o lateral-direito de volta agora, o Tricolor vai ceder o meio-campista Liziero por empréstimo ao Coritiba, até o fim do ano. O clube paranaense vai arcar com os salários do volante, que aceitou a proposta para ter mais minutos de jogo no clube da capital paranaense.
Assim como Liziero, Nathan possui contrato com o São Paulo até 2024. Diante de uma situação circunstancial, antes do esperado, o lateral-direito pode ganhar a chance de se colocar como uma peça na rotação do elenco.
A tendência é que o jogador retorne ao CT da Barra Funda na próxima semana.
São Paulo, Nathan, Lateral, Carência, SPFC
VEJA TAMBÉM
- Zagueiro do Flamengo é oferecido ao São Paulo
- Europeus sondam Nathan, que pode abrir 'desmanche' do São Paulo para enxugar elenco: confira negociações
- Cirurgias de Galoppo e Welington são bem sucedidas
CONFIRA:Flamengo tem interesse em volantes e mira jogadores do São Paulo e Corinthians
VEJA TAMBÉM:Em final de contrato, atacante Willian entra na mira do São Paulo, diz imprensa internacional
E MAIS:São Paulo admite atraso por pagamento de um dos principais reforços do ano, e busca entendimento