O São Paulo de 2023 será bastante diferente do de 2022, a equipe que, apesar de ter chegado longe nos principais torneios do país, terminou o ano frustrada com a derrota em duas finais e sem vaga na Libertadores.
Assim que o Brasileiro terminou, com o time na nona posição, a diretoria iniciou uma grande reformulação no elenco tricolor. Dez jogadores já saíram, outros dois devem seguir o mesmo caminho. Até agora, quatro reforços chegaram.
As saídas foram, na maioria, de jogadores que não eram titulares. O São Paulo tinha o objetivo de diminuir a folha salarial e, por isso, priorizou jogadores que tinham vencimentos mais altos e que estavam jogando pouco.
Veja quem já saiu do clube:
• Nikão, emprestado ao Cruzeiro
• Reinaldo, fim de contrato
• Miranda, fim de contrato
• Eder, fim de contrato
• Marcos Guilherme, fim do contrato
• Andrés Colorado, fim do empréstimo
• Nahuel Bustos, pediu rescisão
• Thiago Couto, emprestado ao Juventude
• Luizão, se transferiu ao West Ham
• Léo, se transferiu ao Vasco
Esse movimento ainda não acabou. Há pelo menos dois outros jogadores em vias de deixar o clube, também. Igor Gomes, que tem contrato até março e refutou as propostas de renovação do São Paulo, já assinou pré-contrato com o Atlético-MG – a negociação agora é pela antecipação da saída e o que o clube de Minas está disposto a ceder aos paulistas para isso.
O Atlético-MG também protagoniza outra novela com o São Paulo, a do meia-atacante Patrick. Valorizado após uma boa temporada, o jogador se estranhou com o técnico Rogério Ceni no fim do Brasileiro e, apesar de as partes afirmarem que tudo foi superado, o jogador sinaliza que pretende se mudar.
O São Paulo topa, mas as propostas do Atlético-MG ainda não convenceram. Em Belo Horizonte, dirigentes já traçam até um plano de assinar um pré-contrato com Patrick em julho, quando ele estará a seis meses do fim de seu vínculo com o Tricolor.
A movimentação na porta de entrada do Morumbi é menos intensa e para transferências mais modestas.
Com as contas ainda em frangalhos, o São Paulo tem buscado reforços mais baratos e por empréstimo.
Veja quem já chegou:
• Pedrinho, atacante, emprestado até dezembro de 2023
• Rafael, goleiro, contrato de três anos
• Wellington Rato, meia, contrato de três anos
• Marcos Paulo, atacante, emprestado até dezembro de 2023
Rafael e Rato, de 33 e 30 anos cada, foram contratados em definitivo e custaram R$ 5 milhões cada. Pedrinho e Marcos Paulo foram emprestados sem custos, mas com os valores de seus direitos fixados caso o São Paulo se interesse em comprá-los no fim de 2023.
Há outras negociações em andamento, duas delas com boas perspectivas de assinatura.
O zagueiro Alan Franco, argentino que atua no Atlanta United, pode ser anunciado nos próximos dias, assim como o volante equatoriano Méndez, do Los Angeles FC.
Desejo antigo de Ceni, o atacante David, do Internacional, tem situação mais complicada. O São Paulo já topou pagar os salários do jogador, mas quer que ele seja emprestado sem custos – os gaúchos exigem receber dinheiro no negócio.
Calendário com folgas
Se em 2022, com a temporada espremida por causa da Copa do Mundo, disputada em novembro no Catar, o São Paulo teve que disputar jogos em sequência com poucos dias de treinos entre eles, o calendário de 2023 começa mais tranquilo.
Neste ano, o São Paulo disputará o Paulista, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e o Brasileiro.
São Paulo, Negociações, Elenco, Calendário, SPFC
VEJA TAMBÉM
- Vai renovar! São Paulo acelera negociação para renovar o empréstimo de Ferraresi
- Grêmio vira para cima do São Paulo, com lei do ex, e entra no G4
- Grêmio x São Paulo: veja informações e prováveis escalações do jogo do Campeonato Brasileiro
CONFIRA:Ceni revela jogadores que São Paulo tentou contratar e não conseguiu
VEJA TAMBÉM:São Paulo dá prazo para resposta de Luan e vê renovação com pessimismo
E MAIS:Palmeiras ultrapassa São Paulo como terceira maior torcida do Brasil, aponta pesquisa