publicidade

OPINIÃO: Minha inveja dos são-paulinos tem o sobrenome do Sócrates. E o nome Raí

Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates' na Bola de Ouro
Imagem: Reprodução/Ballon D'or


Como eu morro de medo de imbecis, ignorantes e intolerantes que não sabem conviver em sociedade e não respeitam o time de coração alheio, eu jamais revelo que sou corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus, do tipo que deu o sacro nome de Basílio ao filho e o batizou na capela São Jorge, dentro da sede social do time do povo, com a ilustre presença do verdadeiro Pé de Anjo, aquele que comemorou o gol mais importante da história da humanidade em 13 de outubro de 1977 com os punhos cerrados levantados, à Panteras Negras.



Se não posso contar que sou corinthiano, não digo também, nem sob tortura (prática abjeta da qual o atual presidente é apologista), que a Democracia Corinthiana liderada por Sócrates (o craque mais emblemático da rica, plural e secular história alvinegra) é o meu motivo de maior orgulho do meu clube.


LEIA TAMBÉM: R$ 36 milhões entram em cena, empresário revela negociação de Igor Gomes e destino é exposto


Títulos e derrotas marcantes, sucessos e fracassos, superações e tropeços fazem parte do currículo de todo grande clube, mas ter a popularidade de sua camisa emprestada à causa da democracia e à luta contra a ditadura canalha e ignóbil é orgulho nosso.

Aliás, mais que ter orgulho, sinto gratidão! Eu sou grato ao time do Sócrates por me fazer, desde muito criança, a ter curiosidade sobre o que é democracia. Nascido em uma família de classe média paulistana, majoritariamente de direita, foi o Corinthians, primeiro, que me despertou o amor hoje maduro, genuíno, adotado e eterno pela zona leste, foi o time da Democracia Corinthiana quem primeiro me ensinou valores antirracistas, antielitistas e quem começou a moldar meu coração sempre do lado esquerdo do peito.

Dito tudo isso, esse enorme nariz de cera é para registrar que todo torcedor, e não sou diferente, tem orgulho de ver quem admira em sua trincheira e vergonha de ver seres desprezíveis do seu lado e não é exclusividade de nenhuma torcida, nem da minha nem de nenhuma, ter do seu lado todos os seres humanos decentes.

Se eu pudesse revelar que sou corinthiano, maloqueiro e sofredor, diria com todas as letras que Sócrates Brasileiro é o maior orgulho que tenho do meu time. Ele, sozinho, é muito maior que figuras pequenas como Wadhi Helu, Mané da Carne e reaças desprezíveis similares.

E, dentre todos não corinthianos, quem eu gostaria muito que fosse corinthiano é Raí. Ele não é "só" o irmão caçula do Doutor, ele é gigante. Como o irmão, gigantismo que extrapola em muito as quatro linhas, grandeza que não se deixa influenciar pela sua ótima situação financeira para brigar e pensar nos menos favorecidos.

Da série "viva a memória", como corinthiano, ops, esqueci que não posso revelar meu time, tive duas grandes alegrias no estádio torcendo contra Raí, a final do Brasileiro de 1990 e a semifinal do Brasileiro de 199, quando o irmão do Magrão foi superado por Dida e perdeu dois pênaltis; e tive duas grandes tristezas, a final do Paulista de 1991, quando Raí acabou com o jogo e fez três gols (a maior atuação de um adversário contra o meu time que eu presenciei) e a decisão do Paulista de 1998, quando Raí voltou de Paris para dar o título ao seu Tricolor.

Ao lembrar do irmão ao fazer o "L" na cerimônia da Bola de Ouro, o "L" contra a ignomínia, o "L" contra a estupidez, o "L" contra todos os preconceitos, o "L" contra todos os desvalores do desgoverno que enterrou 700 mil pessoas na pandemia que tratou por "gripezinha", Raí fez mais um golaço; no meu gosto, o maior deles.



Se Sócrates é o motivo do maior orgulho do meu time, Raí é o motivo da minha maior inveja em relação ao São Paulo da minha mãe Maria Dolores. Dentro todos os jogadores que eu vi atuar nas equipes rivais, se eu pudesse escolher só um para poder dizer que ele é corinthiano, escolheria Raí. Obrigado, craque, pela luta. Amanhã há de ser um novo dia!

são-paulinos, sobrenome, Sócrates, Raí

VEJA TAMBÉM
- VOCÊ LEMBRA? Tricolor relembra primeiro gol de Miranda, confira
- Entrou pra história! Dorival Júnior e tricolor são homenageados por orquestra
- O PAI DOS RIVAIS! Tricolor possui números impressionantes contra os rivais





Avalie esta notícia: 28 45

Comentários (86)
19/10/2022 19:02:12 joao08

Todo esse discurso falando de democracia iria ruir rapidinho se Raí apoiasse outro candidato. Só tem esse texto o lambendo pq apoia o mesmo candidato. O autor fala do presidente mas apoia regimes totalitários e sanguinários. Muito hipócrita! Qnto ao Raí, respeito máximo como jogador. Péssimo dirigente q afundou o SP. Como eleitor, tem todo o direito de apoiar quem quiser, até ex-presidiário, cujo governo, o senhor Raí se lambuzou em dinheiro de publicidade estatal.
Obs: é foda num site do sp um texto inteiro babando o ovo dos gambas

19/10/2022 15:50:40 Sergio Almeida Nascimento

Eu so acho qué se a torcida do SPFC deveria votar em Bolsonaro.porque se vota no LULADRÃO e porque aceita a roubalheira que existiu no SPFC so lembrando que a viadage todinha vota no PT. E esse veado do Rai Ladrão nao e diferente

19/10/2022 14:43:21 Gerlaian Ferreira

Tá explicado a grande incompetência q tem....

19/10/2022 10:47:52 Iago Mikael R.S

Sócrates como jogador foi um ótimo medico... Oq ele ganhou? Só falam do Sócrates quando é pra falar de política não tem uma história de grandes vitórias no futebol diferente do Raí que ganhou bastante coisa afinal so jogou ao lado de grandes craques mas o Rai como diretor de futebol fez parte de uma das piores gestões do São Paulo e uma das mais corruptas que nai fss o São Paulo ganhar nada de importante dentro de campo e ainda fez uma gestão financeira pior ainda fora aue o Rai nao faz nada que preste pra ajudar a democracia dentro do clube. Eu nao sei na onde que vêem democracia em um bandido corruoto que está prometendo regulação da midia, nova constituição, perseguição contra autoridades que o colocaram na cadeia, apoia e não fala nada contra ditaduras que ajudou a fundar com dinheiro público, ligações cabulosas com vc facções criminosas e grupos terroristas nacionais e internacionais etc... Eu queria saber aonde estava a democracia quando essa gente fez o governo mais corrupto da história... Nao somos o Corinthians Corinthians não somos um clube de facção criminosa que tem bandisos na sua torcida. O ativismo político do Raí em uma premiação de bols de ouro é canalhice e mancha a história do São Paulo

19/10/2022 08:31:33 Celso Jr Pereira

Rai genio dentro de campo quando jogador. Fora dele nem tanto

19/10/2022 00:53:27 Ricardo_Santi

Raí tá é com saudade de ser garoto propaganda da Caixa. É o comuna que passeia em Paris. Quero ver ele em Cuba e Venezuela.
Realmente não foi surpresa nenhuma o seu desempenho patético e desastroso como diretor de futebol do SP.
São Paulino que apoia essa corja, faça o L imediatamente

19/10/2022 00:08:15 TCoan Coan

Que texto é esse? Vindo do UOL né. Desnecessário, deprimente, descartável.

18/10/2022 23:35:11 Fabio Perez

Se não me engano, o Raí já é avô. Será que ele ensina pro neto que roubar não é feio?!? No fundo é isso, vote em quem tem valores similares ao seu. Mas entendo que ambos que pleiteiam ser presidente são péssimos do ponto de vista de futuro para o país. E como são paulino sei o "preço" da incompetência, da corrupção e do descaso....

18/10/2022 23:33:37 Jean Oliveira Santos

Esse tal de Overman deve ser mais um dos acéfalos que votam no partido das trevas

18/10/2022 22:35:47 Leonildo Pedroso

Ai esta explicado o motivo que levou o São Paulo pro buraco aprendeu com larapio a comandar o que fizeram com o Brasil rai fez com o São Paulo torcedor São Paulino nao se esqueça que o poste do hadad quando foi prefeito de São Paulo

18/10/2022 21:05:54 joaquim de almeida filho

A gestão do Raí no SPFC, foi nível petista, ruim demais.

18/10/2022 20:59:41 Heisemberg Sam

É triste ler os comentários aq, um dos grandes ídolos do clube sendo tratado assim, enquanto o candidato a presidente desses doentes ja falou mal do são Paulo é beirando a pedofilia e tratado como mito aq, têm muito lixo nesse site

18/10/2022 20:50:38 PimPim

Até imbecil de carteirinha posta merda aqui. Eu tinha um nick Bocage e fui excluido por ser contra o Lulalau. Esse site é comandado por petralhas. O Rai que como dirigente afundou o S. Paulo, junto com Leco, Pássaro e caterva faz um gesto com os dedos do L. L de Ladrão, L de Lixo, L de lorpa, L de larapio num evento internacional. É muito filho da puta.

bronze
18/10/2022 20:36:40 charopetacwb

pergunta aos idolatras dos vermelhinhos, sera que ele volta a fazer propagandas pra Caixa caso a esquerda volte?

18/10/2022 20:17:55 Antonio Batista Jr

Vou esperar virar filme ao invés de ler estas bobagens de fã clube de ladrão.

18/10/2022 19:34:54 Degi Degi

Você Rai é um retardado se você vai votar no lula guarda só prá você, que coisa ridícula partindo de vocês são tudo farinha do mesmo saco

18/10/2022 17:45:43 Alvaro Guedes

Nada é de graça pra essa raça. Acho que ele quis dizer que tem inveja é do Raí, que recebeu 600 MIL REAIS do governo Dilma pra fazer propaganda. 600 MIL REAIS, agora ta mais que explicado. As máscaras vão caindo, uma a uma. Pesquisem aí.

18/10/2022 17:44:15 wilson carlos

Ladrão vota em Ladrão, e gosta de dar o Cuzão. VPQP seu boiola safado.

18/10/2022 17:42:14 Nestor Crevelanti

Simplesmente... que decepção c/ o Rai..... Ex_ ídolo. De fato, L de ladrão, de Leco, e de Lesar o clube

18/10/2022 17:34:13 wilson carlos

L de ladrão. Um padrão q quebrou o País e um ladrão q quebrou o S.Paulo juntamente com outro L, de Leco.

18/10/2022 17:24:53 Alvaro Guedes

Um pau gigante no seu cú, seu adorador de ladrão

18/10/2022 17:16:00 Overman

Raí nunca decepcionou, dentro e fora de campo! Por mais saopaulinos como ele, por mais brasileiros como ele!

18/10/2022 17:08:59 FELIPE PAIS

Por isso o SP tá assim. Com essa vou esquecer q jogou no SP. Decepção total. Faz o L quem apóia a corrupção!

18/10/2022 17:02:18 Codady Filho

Raí é uma decepção total. Craque no campo, uma bosta fora das quatro linhas. Essa manifestação, a favor de um ladrão condenado em três instâncias, é vergonhosa.

18/10/2022 16:59:15 Angelo Cleto

Como jogador nota 10, agora está explicado porque você foi um péssimo gestor.... quem apoia um mal caráter corrupto não podia ser diferente

18/10/2022 16:52:07 Hideraldo luiz Bragantino

Sai pra la .PT ê perda total e 13 é zica kkkkkkk

18/10/2022 16:50:28 Hideraldo luiz Bragantino

Foi um idolo Rai como jogador meu respeito , mas como diri

18/10/2022 16:40:05 Rubens Peterson mazaro

Vai se fude quem apoia bandido vanfido é, perdeu meu respeito.,comunista vagabundo.

prata
18/10/2022 16:38:49 Wesley.BH

18/10/2022 16:27:38 Roberto José Albanez Gregui

Rai foi bom jogador no SPFC, como dirigente foi igual a esquerda do Brasil, incompetente, corrupta, deixando dividas enormes, com gestão pífia, e agora vem fazer propaganda pra esse Luladrão e como já fez foi falar mal do Brasil. Perdeu meu respeito não pela sua escolha, mas por tentar influenciar idiotas. Agora esse app é uma graça e coloca essas matérias políticas aqui.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
Bônus de R$ 1500,00