5 questões que São Paulo precisa responder depois do vice da Sul-Americana

No último sábado (1), o São Paulo foi derrotado por 2 a 0 pelo Independiente Del Valle (EQU), no Estadio Mario Alberto Kempes, em Córdoba (ARG), e ficou com o vice-campeonato da Copa Sul-Americana. Após a derrota, o técnico Rogério Ceni apontou o próximo objetivo do time na temporada, fazendo alerta e crítica sobre o que pode acontecer no futuro.



"Temos 10 jogos do Brasileiro, embora não haja possibilidade de título, temos que tentar fazer o máximo de pontos possíveis, o clube tem que tentar fazer o máximo de pontos possíveis para tentar uma vaga em pré-Libertadores", afirmou, na entrevista coletiva.


LEIA TAMBÉM: Sai ou fica? Torcedores do São Paulo pedem saída de Ceni e elegem dois substitutos


"Caso contrário, começa 2023 como 2022, um ano que, por mais que você tenha chegado a final de Paulista e Sul-Americana, embora bom financeiramente para o clube, é um ano que não conseguimos progredir", avaliou.

As declarações de Ceni levantam uma série de questões que o São Paulo precisará responder ainda para esta temporada, mas também para a próxima. E o ESPN.com.br lista abaixo as 5 principais:

Ceni fica ou sai?
Com contrato renovado até dezembro de 2023, o técnico do São Paulo deixou em aberto a sua permanência à frente do clube.

"Eu acho que hoje era um dia muito importante na história do clube, poderíamos ter mudado essa década. De luta, mas também sofrimento, por não ter conquista. Lamentamos pelo torcedor que viajou, teve dificuldades, compareceu em um número muito legal", disse.

"Sai chateado, tem a volta para fazer, isso é o que mais dói. Caras gastaram, torceram e não viram São Paulo ser campeão. (Sobre seguir ou não) Isso vamos analisar nos próximos dias, jogar o próximo jogo do Brasileiro. Vamos analisar com calma", completou.

A permanência ou não do ídolo da torcida são-paulina, multicampeão enquanto jogador do clube, é um dos pontos-chave para o clube visando a próxima temporada, uma vez que os treinadores, como em qualquer outra equipe, são os pilares dos projetos definidos desde o início de um ano, visando metas esportivas, contratações, entre outros temas de suma importância.

Qual será a briga no Brasileirão?
Com 37 pontos na tabela, o São Paulo ocupa atualmente o 13° lugar, e está a 10 pontos do Athletico-PR, que abre o G-6, posição que daria direito à disputa da pré-Conmebol Libertadores. É possível também que haja uma ampliação, podendo virar até um G-8, o que encurtaria as distâncias, já que o América-MG é o 8° colocado com 42.

Por outro lado, a distância para a zona de rebaixamento também não é tão grande: 7 pontos separam os tricolores do Cuiabá, que abre o Z-4 do Brasileiro.

Restando 10 rodadas para o São Paulo, que ainda tem 28 jogos disputados, o clube precisará definir qual será a sua briga até o final: vaga na pré-Libertadores ou lutar contra o rebaixamento. Obviamente, a primeira opção ajudaria - e muito - o clube a começar um 2023 com mais esperanças.

O que será de 2023?
Pensando no próximo ano, o São Paulo também terá que responder a algumas perguntas: vai se reforçar? Se ficar fora da Libertadores terá condições de se reforçar pesadamente? E se conseguir a tão sonhada classificação, agora colocada como prioridade número um por Ceni, fará o mesmo?

Estes questionamentos também vão ao encontro ao que vem sendo falado por Ceni desde o seu retorno ao comando do clube, no fim do ano passado. Seja nos bastidores ou publicamente, o técnico sempre fez questão de pedir reforços para que pudesse dar continuidade ao seu trabalho. Recebeu alguns, mas ficou sem, por exemplo, atacantes de velocidade, que eram prioridade na janela.

Reformular ou não o elenco?
Do elenco atual, muitos jogadores estão com o contrato por terminar. São os casos de Reinaldo, Miranda, Rafinha e Eder. Até o momento, o clube não possuiu nenhum reforço engatilhado, e caso fique de fora da Libertadores, a tendência é que o orçamento não permita grandes investimentos para o próximo ano.

O São Paulo também precisará definir o que fará com alguns dos demais jogadores de seu elenco, e que ainda têm contrato longo e podem fazer parte de uma reformulação forçada. As saídas e chegadas serão fundamentais para o clube dar início ao seu planejamento, visando um 2023 com conquistas, algo que não foi possível na atual temporada.

As categorias de base também têm servido como uma "salvação" para o clube, uma vez que alguns dos pilares do time atual vieram de lá. É preciso saber se mais meninos de Cotia serão aproveitados para o próximo ano.

E as finanças?
Pelo balanço aprovado pelos sócios para 2022, o São Paulo vislumbrava chegar às finais do Paulistão e da Sul-Americana, ir até as quartas da Copa do Brasil e chegar pelo menos em sexto lugar no Campeonato Brasileiro. Todas, com exceção da Série A, foram alcançadas até aqui.

As vendas de jogadores, além das cifras arrecadadas por conta do mecanismo de solidariedade da Fifa, como são os casos de Diego Carlos, Antony, David Neres e Casemiro, que trouxeram R$ 111,8 milhões "inesperados" para os cofres do clubes, também foram importantes para as finanças.

Além, claro, das vendas feitas pelo clube para o exterior, entre elas às de Gabriel Sara e Marquinhos para Norwich City e Arsenal, respectivamente, que também trouxeram um alívio financeiro.

Mas e esportivamente? Sem dúvida, uma das necessidades do clube será equilibrar o desempenho positivo nas finanças com um bom desempenho nos resultados dentro de campo, ou seja, conquistar títulos.



O desempenho esportivo do clube será de total importância para o clube voltar a ser competitivo, já que o seu único título em dez anos foi o Paulistão de 2021, ou seja, com um 2022 sem taças. Internacionalmente, o São Paulo não é campeão desde 2012, quando ganhou a Copa Sul-Americana. E a equipe, por sua vez, sempre foi conhecida pelo seu bom desempenho em competições internacionalmente.

São Paulo, precisa, responder, vice, Sul-Americana

VEJA TAMBÉM
- Wellington Rato quer jogar no São Paulo, mas concorrência dificulta negócio
- Jorginho rescinde com Atlético-GO e pode reforçar o São Paulo em 2023
- São Paulo rejeitou atacante em troca de Igor Gomes, diz portal


CONFIRA:Proposta do São Paulo não agrada e artilheiro da Série B fica distante

VEJA TAMBÉM:Especulado em São Paulo e Palmeiras, Mendoza quer salário alto para seguir no Brasil; veja valores

E MAIS:São Paulo quer liberar Pablo Maia no final do ano e tenta convencer clube inglês

Avalie esta notícia: 3 1

Comentários (14)

03/10/2022 18:51:59 Raimundo Nonato Cavalcante

Engracado falar de jogador de velocidade sendo que dispensaram o JOAO ROJAS dribla bem e corre muito quem lembra disto quando o Aguirre era tecnico do Sao Paulo

03/10/2022 13:10:50 EDSON SANTOS SILVA

Não vimos o S. Paulo jogar por falta de entrosamento, por não termos bom técnico.

03/10/2022 12:34:37 jose souza

Pq ainda insistir continua com Ceni ??

03/10/2022 12:06:05 Hugo Cesar

Todo jogo grande, alguns jogadores sempre falham, nao pode jogar diego costa e Miranda no banco, nao pode jogar pablo maia e galoppo no banco, nikao tb nao podia ficar de fora

03/10/2022 11:29:22 Ubiratam Ferreira de Araújo

A unica resposta que eu quero, é que rogerio cumpra o que. Falou pedir demissão. E sem receber a multa

03/10/2022 10:30:07 Carmelo Lombardo

Esqueçam Rogério Ceni nao sai, ele e o. Murici sao farinha do mesmo saco que essa diretoria, nossa torcida também é outra, nao se impõe nao protesta, aceita tudo d fica calada, por isso que estamos nessa situação, se fosse outra torcida ja tinha invadido o CT, independente e dragões so pensam no carnaval, sao comprados por essa diretoria maldita

03/10/2022 10:30:02 Elton Jones silva morais

Tomei ódio desse Mico Ceni viu tnc !

03/10/2022 10:24:18 Celso Fonseca

O técnico português dos porcos, depois de uma derrota sempre ataca alguém desviando o foco dos jogadores e di próprio. Alguns chamam de arrogância mas é inteligência. Ja para o RC é a crise do clubf e sua divida imensa, a falta de água na piscina, a má pomtaria dos jogadores, a falta de um velocista num comportamento melancólico sem fim que contamina o elenco com essa atitude derrotista.

03/10/2022 10:22:40 Marcondes Camargo

Eu acho que os jogadores estão de saco cheio com o Rogério ele só gosta de jogador quê corre atrás do outro não tem um jogador nosso quê preocupa o advero só tem o Calleri correndo na frente sozinho e ganha do zagueiro e não tem para quem tocar porque o Alisson faz o trabalho sujo e o Luciano parece uma Barata tonta corre para tudo que é lafo e não resolve nada.

03/10/2022 10:08:45 Mundo Natural

Os ratos só tomam conta da gestão do clube por que a oposição do clube é vendida, não é possível que não tenha ninguém da torcida organizada que deixe esses caras pintar e bordar com o clube, é lamentável a onde fomos parar.

03/10/2022 10:05:29 Benedicto marcos f Ff

Com Ceni e esse elenco duvido que vá pra Libertadores

03/10/2022 09:45:25 Arthur Siqueira

O que era o SPFC até 2005 foi destruído por Leco e os demais conselheiros e diretores que foram variando nos cargos. Todo dinheiro ?? das vendas de joias da base foi gasto entre eles, e o SPFC ficou só com a dívida e sem crédito nenhum, não tem mais craques no time e nem ganha nada com isso, um time fraco e sem motivação nenhuma, pois também não recebem em dia, o SPFC de hoje é um clube de exploradores do futebol ? e só os conselheiros e diretores ganham, enquanto a imensa torcida passa vergonha e não reage a nada e nem tenta solucionar o problema, é isso aí o que acontece... SFC

03/10/2022 09:40:19 ALAIDE santos

Com umas 3 ou 4 contratações de bom nivel e um treinador de verdade nós podemos alcançar algo de melhor em 2023 do contrário será mais um ano perdido como foi 2022....simples assim!!!

03/10/2022 09:27:05 mw rapper.oficial

Com esse técnico nem se tivesse 10 vagas pra libertadores o sp ia conseguir, espero que ele compra sua palavra e saia do sp assim tem possibilidade ele ficando a briga pra não cair vai ser a realidade

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Paulista

    Sáb - 21:00 - -
    São Paulo
    São Paulo
    Ituano
    Ituano

    Último jogo - Brasileiro

    Dom - 16:00 - de Hailé Pinheiro
    https://media.api-sports.io/football/teams/151.png
    Goiás
    0 4
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    1 Palmeiras
    2 Internacional
    3 Fluminense
    4 Corinthians
    5 Flamengo
    6 Atletico Paranaense
    7 Atletico-MG
    8 Fortaleza EC
    9 São Paulo
    10 America Mineiro
    11 Botafogo
    12 Santos
    13 Goiás
    14 RB Bragantino
    15 Coritiba
    16 Cuiaba
    17 Ceará
    18 Atletico Goianiense
    19 Avai
    20 Juventude
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    81 38 23 12 3 66 27 39 VVEVD
    73 38 20 13 5 58 31 27 VDVVV
    70 38 21 7 10 63 41 22 VVVVV
    65 38 18 11 9 44 36 8 EVVED
    62 38 18 8 12 60 39 21 VDDED
    58 38 16 10 12 48 48 0 DVDEV
    58 38 15 13 10 45 37 8 VEDVV
    55 38 15 10 13 46 39 7 VDEVV
    54 38 13 15 10 55 42 13 VEDDV
    53 38 15 8 15 40 40 0 EVVDE
    53 38 15 8 15 41 43 -2 VDVVD
    47 38 12 11 15 44 41 3 DVEDD
    46 38 11 13 14 40 53 -13 EDVDD
    44 38 11 11 16 49 59 -10 DVDDD
    42 38 12 6 20 39 60 -21 DVVED
    41 38 10 11 17 31 42 -11 VVEDV
    37 38 7 16 15 34 41 -7 DDDDV
    36 38 8 12 18 39 57 -18 DDEEE
    35 38 9 8 21 34 60 -26 DDEVV
    22 38 3 13 22 29 69 -40 DDDED
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
01/12/2022 18:12:35