publicidade

Nome de ídolo e palco de fiasco do São Paulo: conheça o estádio da final da Sul-Americana

Mário Alberto Kempes foi o local de queda precoce do Tricolor na Libertadores

Estádio Mario Alberto Kempes, Córdoba — Foto: Divulgação/Club Atlético Talleres de Córdoba


O estádio Mário Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina, receberá São Paulo e Independiente del Valle, do Equador, pela final da Copa Sul-Americana, no próximo sábado, às 17h, e já começa a ficar com cara de palco de decisão.



LEIA TAMBÉM: Ceni repete 2012 e relaciona até machucados para viagem do São Paulo à final da Sul-Americana


Nesta quarta-feira, o local foi entregue à Conmebol para o início das instalações de tapumes e faixas que remetem à final. Do lado de fora, por exemplo, há uma grande imagem escrita "Córdoba - Final 2022".

Com capacidade para 57 mil lugares, o Mário Alberto Kempes deve receber um público bem aquém do que ele suporta. Isso porque a logística e valores para ir à cidade argentina não facilitam.

Mesmo assim é esperado um grande número de são-paulinos, que têm se deslocado por vias terrestres e aviões. A Conmebol não divulga o número de ingressos vendidos para o confronto.

Aqueles que tiverem a oportunidade de assistir ao jogo in loco irão se deparar com o segundo maior estádio da Argentina. O Mário Alberto Kempes só fica atrás do estádio Monumental de Nuñez, do River Plate, que tem capacidade para quase 72 mil espectadores.

O palco da final de sábado foi construído em 1976 para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 1978 e foi batizado como Estádio Olímpico de Cordóba. No Mundial de 78 recebeu oito partidas.

O nome de Mário Alberto Kempes foi colocado somente em 2010, em homenagem ao ex-atacante da seleção argentina. Ele nasceu em Córdoba e ganhou essa homenagem do governo local.

Atualmente, o estádio recebe jogos do Talleres e, em algumas ocasiões, do Belgrano. Os dois são os clubes mais populares da cidade. O Belgrano, inclusive, garantiu acesso para a primeira divisão do Campeonato Argentino no último sábado.

Má lembrança para o São Paulo

O estádio Mário Alberto Kempes não traz boas lembranças para o torcedor do São Paulo. Em 2019, o Tricolor enfrentou o Talleres pela fase preliminar da Libertadores. Era necessário passar pela equipe argentina para ir para a fase de grupos.

Mas o primeiro jogo em Córdoba já foi trágico e tirou a esperança da torcida. Sob o comando de André Jardine, o São Paulo viu os donos da casa fazerem 2 a 0 (gols de Juan Ramírez e Tomás Pochettino) no jogo de ida e complicar a situação da volta.

Na segunda partida, no Morumbi, o Tricolor não saiu do zero no placar e foi eliminado de forma precoce do torneio. A queda fez Jardine ser demitido.



De volta ao estádio, o São Paulo espera que a história seja diferente. Por ser jogo único, qualquer um que vencer fica com a taça. Empate leva a decisão para a prorrogação e, persistindo o empate, tem pênaltis.



São Paulo, Estádio, Final, Sul-Americana, Fiasco, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 0

Comentários (2)
28/09/2022 19:17:46 Hugo Campos

Culpa não foi da comenbol , e sim da cbf que pediu pra trocar a sede por causa das eleições, ia ser aqui essa porra , se fosse o Flamengo nao teria problema , quero ver como vai votar o povo que vai assistir a esse jogo no estádio, divido que todos votem.

28/09/2022 19:11:56 rubens gonzales

A comebol jura q vai melhorar isso. A proxima decisao vai ser na patagonia ou cordilheira dos andes esses sao os candidatos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.