publicidade

Rival do São Paulo, Del Valle-EQU saiu da 3ª divisão e vive ascensão meteórica

O time que chegou à histórica final da Libertadores de 2016 (Foto: Raul Arboleda/AFP)

O Independiente Del Valle, adversário do São Paulo na final da Copa Sul-Americana, era um clube modesto do Equador pouco mais de uma década atrás. Porém, o time fundado em 1958, na cidade de Sangolquí, a 25km da capital Quito, teve um crescimento meteórico nos últimos anos, saindo da 3ª divisão nacional e se consolidando como uma das principais forças do futebol equatoriano.



A partir de 2006, o Del Valle - antes chamado “Independiente José Terán”, em homenagem ao seu fundador - passou a ser comandado pelo empresário equatoriano Michel Deller, dono da rede de fast food KFC no Equador e nome relevante do mercado imobiliário do país. Focando no desenvolvimento de infraestrutura e categorias de base, a equipe subiu para a segunda divisão em 2008 e, dois anos mais tarde, disputou a elite nacional pela primeira vez em sua história.


LEIA TAMBÉM: Como joga o Del Valle: veja pontos fortes e fracos do rival do São Paulo na final da Sul-Americana


O Independiente conseguiu se manter no nível mais alto em 2010, ficando a quatro pontos da queda, e terminou na 7ª posição na temporada seguinte. Já em 2012, com a 5ª colocação, garantiu vaga em uma competição continental de forma inédita. O time, entretanto, acabou caindo na segunda fase da Sul-Americana de 2013, após perder para a tradicional Universidad de Chile.

Também em 2013, o Del Valle foi vice-campeão do Equador e assegurou participação na Copa Libertadores seguinte. No principal torneio sul-americano de 2014, o clube foi eliminado na fase de grupos: ficou atrás de Unión Española-CHI e San Lorenzo-ARG e à frente do Botafogo.

O Independiente teve o seu grande momento internacional em 2016, quando surpreendeu a todos e foi finalista da Libertadores. Apenas no mata-mata, eliminou River Plate, Pumas-MEX e Boca Juniors, com direito a uma vitória na Bombonera por 3 a 2. Na decisão, após empate de 1 a 1 em casa, perdeu para o Atlético Nacional, na Colômbia, pelo placar mínimo, e ficou com o vice.

Ainda sem ganhar a elite equatoriana, o Del Valle conquistou o seu primeiro título internacional em 2019, quando faturou a Sul-Americana e deixou pelo caminho nomes de peso. Nas quartas de final, eliminou o Independiente de Avellaneda, heptacampeão da Libertadores e time que inspirou a fundação do xará equatoriano. Na semifinal, passou pelo Corinthians, com vitória por 2 a 0 em Itaquera. Já na decisão, em jogo único em Assunção, no Paraguai, ganhou do Colón-ARG por 3 a 1 e levantou o troféu.



Já com o título sul-americano, a glória nacional foi alcançada apenas em 2021, quando o Del Valle sagrou-se campeão equatoriano pela primeira vez. Na decisão, bateu o Emelec, segundo time com mais títulos da competição. Já na atual edição do torneio, o Independiente ocupa o segundo posto após 12 rodadas, com 23 pontos - dois a menos do que o líder Aucas.



Apesar do crescimento evidente, o Del Valle ainda não conta com uma grande base de torcedores e está muito atrás dos rivais, como Emelec e Barcelona de Guayaquil. A final da Copa Sul-Americana contra o São Paulo ocorrerá no sábado, às 17 horas (de Brasília), em Córdoba, na Argentina. A partida será disputada no Estádio Mario Alberto Kempes, com maioria esmagadora de são-paulinos.

VEJA TAMBÉM
- Thiago Carpini é demitido do São Paulo após quatro meses no cargo
- Campeão da Champions League deve ser anunciado como treinador do São Paulo
- São Paulo é derrotado pelo Flamengo e pressão sobre Carpini aumenta


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 0

Comentários (2)
28/09/2022 10:28:15 mw rapper.oficial

Se perder adeus rc

28/09/2022 09:46:47 André Abreu

Del Valle é suco!! Vamoo São Pauloo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly -
    Atletico Goianiense
    Atletico Goianiense
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - do Maracanã
    https://media.api-sports.io/football/teams/127.png
    Flamengo
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade