publicidade

Sócios do São Paulo votam neste sábado mudança do estatuto que permite reeleição do presidente

Olten Ayres Jr., Julio Casares e Belmonte, do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues

Após aprovação no Conselho Deliberativo, os sócios do São Paulo votarão neste sábado, das 9h até as 17h, uma mudança de estatuto que poderá permitir a reeleição para presidente do clube e também do Conselho Deliberativo. Atualmente é um mandato único de três anos para ambos.



Será a segunda tentativa de conselheiros de aprovarem a mudança em apenas oito meses. A proposta, que tem o apoio do presidente Julio Casares, foi rejeitada em janeiro, quando um pacote de mudanças estatutárias foi proposto, mas negado pelos sócios.


LEIA TAMBÉM: Sul-Americana 2022: saiba quanto o São Paulo pode faturar se for campeão


Dessa vez, a estratégia mudou: um grupo de conselheiros propôs uma única mudança no estatuto, a da reeleição.

Na primeira rodada, dentro do próprio Conselho, a proposta foi aprovada com larga vantagem. Foram 157 votos a favor – sendo dois deles do atual presidente Julio Casares e do presidente do Conselho, Olten Ayres de Abreu Jr., que podem se beneficiar da alteração – e 68 contra.

Como prevê o estatuto, agora a alteração precisa ser referendada em assembleia de associados. Para ser aprovado, o texto deverá ter mais de 50% dos votos a favor. Em janeiro, quando houve a primeira tentativa de mudar o estatuto, o pacote foi reprovado após 818 votos contra, 506 a favor e 5 abstenções.



A votação dessa vez acontece em um momento decisivo da temporada, onde o São Paulo luta para se afastar da zona de rebaixamento no Brasileirão e às vésperas da final da Copa Sul-Americana. O caso tem movimentado os bastidores do clube por inúmeras questões.

A primeira delas diz respeito ao próprio tempo de uma Assembleia para a outra. Logo após a derrota em janeiro, os conselheiros da situação já iniciaram uma articulação para uma nova tentativa de mudar o estatuto.

O fato irritou parte dos torcedores, que fizeram duras críticas nas redes sociais direcionadas principalmente a Julio Casares e Olten Ayres de Abreu Jr. Algumas delas foram vistas como difamação, e os dirigentes processaram dois torcedores, que os teriam acusado de orquestrar um golpe no clube.

A atitude dos dirigentes inflamou ainda mais as discussões sobre a Assembleia. Qualquer nova postagem de Casares nas redes sociais rendia alguma provocação por alguns torcedores. Um deles, inclusive, perguntou: "Algum torcedor processado essa semana, presidente?", e ele respondeu:

– Se ofender ou difamar, com certeza. Vamos nessa.

Articulações internas
Em entrevista ao ge no final de agosto, Julio Casares defendeu o direito à reeleição no São Paulo e indicou uma provável candidatura caso o estatuto sofra alterações neste sábado.

– O direito de reeleição é você ser avaliado. Acho que a reeleição, nesse sentido, precisa estabelecer um período mais longo para que você consiga criar pontes de reconstrução, que é o que o São Paulo está fazendo – disse.

Esse desejo do atual presidente foi exposto dia após dia com articulações internas para que o texto seja aprovado, algo que o beneficiará. Casares intensificou suas idas ao clube social do Morumbi (onde os sócios mais frequentam) para reuniões e festividades com associados.


Fotos e vídeos nas redes sociais mostraram o presidente em diversos eventos discursando a favor do voto "sim". Em um deles, ele pede para que sábado os sócios compareçam para votar sim e fazer uma "correção no estatuto" (veja abaixo). Vale lembrar, porém, que em 2016, na última mudança de estatuto, ele votou a favor do mandato único.

Através das redes sociais e grupos de Whatsapp, os sócios também fizeram convocações para encontros onde Casares e membros da diretoria discutiriam a proposta. Em uma delas foi servido "churrasco, cerveja e refrigerantes aos participantes", conforme print abaixo.





As articulações recentes têm como objetivo eliminar qualquer possibilidade de que o "não " vença mais uma vez. Casares já deixou claro que quer permanecer no cargo por mais tempo e não economizou esforços para que isso se concretize.

A decisão agora está nas mãos dos sócios, que têm até as 17h deste sábado para definir o rumo do clube nos próximos anos.
Casares em evento no clube social do São Paulo — Foto: Reprodução


VEJA TAMBÉM
- Veja a provável escalação do Tricolor para o jogo de hoje
- Veja como assistir Barcelona-EQU vs São Paulo ao vivo
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 0

Comentários (6)
24/09/2022 17:42:55 Paulo Henrique

Saiu agora o resultado os sócios votaram a favor

24/09/2022 14:28:22 jairo sa

Espero que os sócios não estejam comprados e não aprovamo, pq os conselheiros ja foram comprados até as almas deles.

24/09/2022 11:37:34 Ednardo Monteiro

TIRO NO PÉ, VAMOS TER QUE TOLERAR O CAZARES , O CENI E O EX TREINADOR MURICI POR MAIS TEMPO

24/09/2022 11:03:59 Ecio

E golpe e os socios votarem sim porque firam comprados pela diretoria digamNAO ao golpe corrupto do cazares pqp

24/09/2022 10:07:22 wilson carlos

O golpe está armado, secao menos essas porras tuvessem capacidade de administrar, mas pelo q vejo a divida só aumenta, e nem os salários dos jogadores pagam em fia,bando de vagavundos petistas.

24/09/2022 09:33:14 Foot Ballbr

Fala em votar nem sei onde está meu título de eleitor kkk

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.