publicidade

Ricardo Gomes costuma montar boas defesas

Agora, treinador tem a chance de reerguer o paredão tricolor

Quando atleta, Ricardo Gomes destacou-se na posição de zagueiro. Especialista no assunto, ali pode ser o caminho inicial para o treinador são-paulino resgatar o Sampa das últimas colocações no Brasileiro o quanto antes para colocá-lo na briga pelo título.

Nos últimos anos, a defesa foi ponto fundamental para as conquistas do Sampa. Ricardo Gomes, mesmo longe, acompanhava o clube, então sabe disso. E ele pode melhorar mais este desempenho com sua experiência e obsessão por defesas compactas.

Nos últimos quatro clubes que dirigiu – Fluminense, Flamengo, Bordeaux (FRA) e Mônaco (FRA) – , o comandante montou bons setores defensivos nas disputas de pontos corridos. A média de gols sofridos é baixa, e apenas duas superam um gol por jogo. Mesmo assim, ambas não são maiores do que a dos campeões do Brasileirão desde que a disputa foi implantada no atual sistema.

Mas a defesa sofrerá mudanças. Com o novo técnico, em vez de três zagueiros, como foi em boa parte do trabalho de Muricy Ramalho, agora são dois, no esquema 4-4-2. Então, além da conversa de Ricardo com os jogadores do setor, vai ser preciso treino para que os ajustes sejam feitos de imediato.

– Ele (Ricardo) procura conversar, até porque exerceu a profissão, e muito bem. Então ele nos passa o que fez como atleta, e isso para mim é importante. Se formos jogar eu e o Renato Silva, vai ser a nossa primeira vez juntos, então é sempre bom receber dicas de quem foi um grande zagueiro – analisou Jean Rolt.

Nos três Nacionais que venceu, 2006 foi o de maior destaque para o São Paulo. Levou 19 gols em 38 jogos, média de 0,5 por partida. Acabou como a melhor defesa da competição. Pelo Bordeaux (FRA), na primeira temporada à frente do clube em 2005, a equipe de Gomes levou 25 gols em 38 jogos, com média de 0,66 por confronto, a melhor dele no comando dos quatro últimos clubes na disputa dos pontos corridos.

Pelo Mônaco, mesmo terminando em 11 lugar no Campeonato Francês da temporada passada, o treinador teve média de 1,18 gol por duelo. É inferior à de Santos e Corinthians, campeões brasileiros de 2004 e 2005, respectivamente.

Com a tradicional força defensiva do São Paulo nos últimos anos, a experiência de Ricardo Gomes como zagueiro e os bons sistemas defensivos montados pelo técnico nos últimos anos, pode estar aí o grande marco para o início da reabilitação do Tricolor no Nacional.

Se isso acontecer, pensar em título é o próximo passo. Atual tricampeão, aí é o Sampa quem pode fazer de Gomes, pela primeira vez, vencedor nos pontos corridos.

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 8 6

Comentários (6)

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.