publicidade

São Paulo explica por que não aceitou aparelhos que ex-fisiologista conseguiu para modernizar departamento médico

Segundo apurou a ESPN, o acordo não avançou por dois motivos principais; entenda

CT da Barra Funda, do São Paulo
Foto: Rubens Chiri/São Paulo



A tentativa do São Paulo de modernizar sua estrutura, considerada defasada até mesmo por quem trabalha atualmente no clube, esbarra na situação financeira delicada que a instituição enfrenta há anos. O assunto rendeu polêmica nos últimos dias nas redes sociais, por conta de declarações de Turíbio Leite de Barros, ex-fisiologista do time.



LEIA TAMBÉM: Alvo do São Paulo, relembre como foi a última passagem de Marcos Guilherme pelo Tricolor


Tratado como parceiro da atual gestão, já que ajudaria o Tricolor a obter aparelhos mais modernos para usar no Reffis e também trabalharia como consultor na estrutura do Centro de Treinamento da Barra Funda, Turíbio teve um áudio divulgado nas redes sociais e também reproduzido com autorização pela Rádio Bandeirantes. Nas declarações, o fisiologista dá a entender que o planejamento não prosperou por culpa de terceiros.

"O que eu posso dizer é o seguinte. Sempre tive a melhor das intenções para levar os equipamentos. Não ia precisar dispor de recursos. Só existia um comodato para ser pago depois de um ano, inclusive seriam repostos os equipamentos novos. Todos que eu consegui eram trocas de propriedade de marketing: camisa assinada, entrada em camarote para alguns clubes, mídia social do clube. Iam ser equipamentos de última geração. As razões para não serem aceitas vou esperar que a própria imprensa investigue. Não tenho como falar porque vão ficar me massacrando. Aí seria uma luta desleal entre eu e o São Paulo", disse Turíbio.

Segundo apurou a ESPN com fontes ligadas ao São Paulo, a parceria entre clube e Turíbio não avançou por dois motivos principais.

O primeiro é que, quando Turíbio ofereceu os equipamentos ao São Paulo, no acordo havia uma possibilidade muito grande de ele ocupar o cargo de gestor de projetos de saúde, função para a qual o clube já tem outro profissional, Fernando Fernandes, contratado em meados do primeiro semestre de 2022.

Além disso, o código de ética do clube do Morumbi, que não permite que o mesmo departamento tenha familiares trabalhando juntos. E, por isso, Turíbio não poderia exercer qualquer função similar no São Paulo, pois seu filho, Luis Fernando de Barros, já é funcionário do Tricolor.

A ESPN teve acesso a um documento, assinado em 13 de julho de 2021 pelo presidente Julio Casares, que reafirma essa regra.

"No presente e no exercício das competências estabelecidas nos artigos 117, em consonância com as recomendações anteriores de redução de custos na ordem de 10% de despesas de cada área/diretoria e, sobretudo para coibir o aumento de quadro de colaboradores ou criação de novas vagas, determino também que estão vetadas as contratações de membros e familiares de Colaboradores e Conselheiros", informa o documento.

Há ainda outro motivo. De acordo com apuração da ESPN, Turíbio ofereceu seis equipamentos ao São Paulo, que não enxergou todos como necessários. O DEM (órgão criado com profissionais de medicina e colaboradores da instituição) vetou os aparelhos, por considerar que os que seriam mais modernos não seriam de grande utilidade e os demais não agregariam.

Na visão do clube, dois seriam importantes, enquanto os outros quatro, apesar de mais modernos que os que o São Paulo dispõe no momento, eram até menos eficientes dos que o próprio Tricolor tinha no Reffis atualmente.

Ainda segundo apuração da ESPN, o comodato inicialmente seria dois a três meses. Depois, foi negociado para seis meses ou até mais. Após o período, o São Paulo teria que fazer a compra dos aparelhos emprestados, o que também ajudou a inviabilizar o acordo. O valor da compra também era acima do mercado.

Como as conversas para a contratação de Turíbio não prosperaram, o fisiologista deixou de intermediar o negócio, o que fez as tratativas serem encerradas.



Turíbio também deixou o cargo no DEM, composto por nove profissionais do ramo e que tem auxiliado o São Paulo na procura por modernização no Reffis. Como os equipamentos não foram entregues, o clube não precisou devolve-los, mas, por orientação da alta cúpula tricolor, o departamento jurídico será acionado para interpretar as declarações de Turíbio.




São Paulo, Aparelhos, Departamento, Modernizar, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Clube pede que árbitro Raphael Claus seja afastado até o fim de CPI e não apite clássico
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 6

Comentários (18)
18/06/2022 08:55:44 Edmilson Medeiros

Diretoria incompetente e medíocre

ouro
17/06/2022 23:02:21 1983SPFC

Calma, galera. O presidente vai falsificar outra foto e todo mundo vai ver os equipamentos novos no CT.

ouro
17/06/2022 23:00:05 1983SPFC

Outra lorota do Presidente boca de farofa.

17/06/2022 21:49:51 JACKBRAL

Os aparelhos que estão no REFFIS, são tão bons, que ninguém se recupera mais lá, ou fica 6 meses pra recuperar uma lesão muscular. O São Paulo se apequenou e talvez nunca mais volte a ser grande. LAMENTÁVEL!!!

17/06/2022 20:51:11 Ricardo_Santi

Cadê a transparência do sr Blogueirinho?
Que tal fazer um video institucional mostrando o que é o DM, o Reffis hoje?
Os aparelhos, as macas, a piscina aquecida, a esteira, o supino, a maquina que tem aqueles eletrodos que dão pequenos choques na musculatura do jogador lesionado?
FALTA TRANSPARENCIA. A torcida do SP não sabe nada do clube

17/06/2022 20:48:21 José Zanutto

Sinceramente, que desculpa mais esfarrapada do meu tricor. Estou começando a ficar preocupado com essa diretoria em levar nosso time para a segunda divisão.

17/06/2022 20:32:27 Luiz Antonio Cunha

Nessa vida não existe esmola milionária, sempre há algo por trás

17/06/2022 19:23:44 Fernando Prates

Ô Francisco das Chagas, vai aprender a escrever primeiro pra depois ficar falando esse monte de merda sem saber de fato o que ocorreu. Temos aí as duas versões (Turibio e Clube), segue o jogo

prata
17/06/2022 19:21:49 Sid_Soberano

Mesmo que familiares não possam trabalhar juntos,em cargos diferentes no clube,casares deveria fazer alguma coisa para que o Turíbio não ficasse de fora do projeto que ele tinha pro clube…

Acho sacanagem se o jurídico do clube,processar o Turíbio por causa dessas declarações…

O cara ia tentar ajudar a melhorar a estrutura do clube e ainda será processado: seria uma put* sacanagem da parte do casares…

17/06/2022 18:58:51 netto_1935

Pensem num Clube desorganizado e sem planejamento pra nada. E pior , com um monte de Zumbis sanguessugas administrando ...ou não!

17/06/2022 18:50:20 Marcelo Costa

Que fase ,pra quem um dia já deu aula de organização e modernidade ! Devolvam meu São Paulo de onde nunca vcs deveriam ter deixado sair!!!

17/06/2022 18:48:35 Edilson Gomes Dos Santos

Se os aparelhos era desnecessários então o São Paulo fez certo em não aceitar o que deu a entender era que esse fisiologista queria um pedaço desse bolo.

17/06/2022 18:37:33 Samuel Oliveira

Fruto de gestões fdp,de um clube que parou no tempo.essas e outras coisas acontecem!!

17/06/2022 18:37:06 Luis Santini

Dr Turibio venceu no SPFC os brasileiros de 86, 91, 06, 07, 08 e as Libertadores de Mundiais de 92,93,05. O cara tem mais mundiais que curintia e crefisa juntos, mas pro SPFC de hj ele não serve. E tome coça do Bostafogo...

17/06/2022 18:32:13 Samuel Oliveira

Onde foi parar nosso Spfc caros amigos tricolores?

17/06/2022 18:28:40 Amador Sousa

Num estante eles explica toda as mentira so defende seu proprio imbigo cambada de safado

17/06/2022 18:27:42 durval pereira

APENAS UMA PERGUNTA: QUEM SAIU PERDENDO COM ESSE IMPASSE?

17/06/2022 18:26:21 Rodinei Barabasz

Conversa fiada do SP, time esta anos luz atras dos outros !!!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.