publicidade

Torcedores do São Paulo pedem separação de futebol e estrutura social após denúncia do MP; entenda

Oito pessoas foram acusadas de fraudes na gestão de Carlos Miguel Aidar

Após o Ministério Público do Estado de São Paulo apresentar denúncia contra oito pessoas sob acusação de fraudes na gestão de Carlos Miguel Aidar, que presidiu o São Paulo entre 2014 e 2015, torcedores se mobilizaram nas redes sociais para pedir a separação entre o futebol e a estrutura social do clube.



LEIA TAMBÉM: Sem Igor Vinícius, São Paulo continua preparação para a Chapecoense; veja provável escalação


Com a hashtag #SeparaSãoPaulo, os tricolores invadiram os comentários das contas do clube e de postagens pessoais para pedir a ruptura. A frase esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter nesta sexta-feira.

A ideia de separar os setores é um caso antigo no Morumbi. Em 2018, o Conselho de Administração do São Paulo discutiu um projeto para viabilizar tal condição. Ele previa a criação de uma empresa para administrar time profissional, estádio do Morumbi, centros de treinamento, categorias de base, patrocínios, licenciamento e tudo o que estivesse relacionado a futebol. Essa empresa seria 100% controlada pelo São Paulo Futebol Clube.

Sempre que o futebol desse lucro, uma parte dos valores seria devolvido ao clube social. Quando houvesse prejuízo, a empresa iria absorvê-lo. A inspiração, ainda que com mudanças e adaptações ao Brasil, foi o Bayern de Munique, que criou uma empresa para cuidar do futebol, mas com controle acionário do clube.

Quem ocupasse cargo diretivo no clube social não poderia ter cargos na empresa que cuidaria do futebol. Esse conselho de administração nomearia o CEO da empresa e os diretores de cada uma das áreas.

O ex-presidente do São Paulo José Eduardo Mesquita Pimenta foi nomeado para presidir a comissão que analisaria o caso. Em abril de 2018, ele considerou o projeto inviável devido a questões tributárias.

O projeto inicial passou por alterações e seguiu para nova análise do Conselho de Administração. No entanto, não houve prosseguimento nos trâmites internos do clube.

Em 2019, o ex-presidente Leco convidou o então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para uma visita ao CT da Barra Funda.

Naquele momento, Maia mantinha conversas com clubes e entidades sobre o projeto de lei que pretende gerar incentivos aos clubes interessados em criar empresas para gerir o departamento de futebol profissional. Essa era uma das metas da gestão passada.



A atual diretoria não prevê, pelo menos nesse momento, tal movimento.





São Paulo, Torcedores, Brasileirão, MP, Separação, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Carpini vai ser demitido mesmo se vencer o Flamengo
- Direção vai demitir Carpini e já conversa com treinadores
- James Rodríguez está fora do jogo contra o Flamengo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 33 0

Comentários (4)
bronze
01/10/2021 19:19:42 ricktricolor1959

Vamos continuar brigando....gritando enchendo o saco é o que podemos fazer

prata
01/10/2021 18:50:38 Wesley.BH

Vcs acham que o SPFC ira virar um clube empresa? Nunca! acabar com as tetas, tem muita gente que não entende de futebol, mas tão lá pra receber. Se não existisse o amor pelo clube, deixaria te de torcer e ser enganado.

bronze
01/10/2021 18:22:57 Luiz019

Movimento democrático pela ruptura total. O que está aí, só serve pra enriquecer terceiros, não tem TRANSPARÊNCIA, nem um projeto futuro.

Meia dúzia revezando em DESTRUIR o que for possível, não temos NADA comparado com qualquer outro clube, nem uma votação aberta entre sócios estes capagangas aceitam.

Na realidade o movimento tem que ser crescente com faixas no estádio e cobrança constante, não é possível tamanho desmando e achar normal.

Somos um clube gerido por conselheiros AMADORES que deixou as últimas "gestões" fazer o que bem quiser sem ao mínimo FISCALIZAR, temos uma dívida impagavel sem nem ao menos com títulos ou reformas estruturantes, MÁ GESTÃO E SACANAGEM NA VEIA!

ouro
01/10/2021 16:15:15 Tricolaço7

Cadê o twitteiro pra ouvir a voz do povo?

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - -
    Flamengo
    Flamengo
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Sáb - 21:00 - MorumBIS
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    1 2
    X
    Fortaleza EC
    Fortaleza EC
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade