publicidade

Arbitragem brasileira transformou penalidade máxima em mínima, diz comentarista

O Campeonato Brasileiro começou no último fim de semana e com ele voltaram as reclamações em relação à arbitragem, com pênaltis marcados, outros ignorados e as habituais queixas com o trabalho dos árbitros voltando à tona já na primeira rodada, ainda que sem o protagonismo do VAR.



No podcast Posse de Bola #130, Arnaldo Ribeiro critica a arbitragem do Campeonato Brasileiro, diz que ela é excessivamente intervencionista e desmoralizou a importância da marcação de pênaltis ao interpretar jogadas de forma discutível em alguns casos.


LEIA TAMBÉM: Em jogo com duas viradas, São Paulo perde do 4 de Julho e sai atrás na Copa do Brasil


"O Brasileirão começou e a gente vai discutir arbitragem e não é porque tem a disputa tão ferrenha, é porque a arbitragem no Brasileirão é interventora, o comando da arbitragem pede para que os seus apitadores sejam interventores e aí é o que eu falo já há alguma temporada, você começa o Brasileirão e tem a transformação da penalidade máxima, que a gente conheceu desde que era moleque na penalidade mínima, qualquer esbarrão, soprão, encostão é pênalti", diz Arnaldo.

"O comando da arbitragem brasileira acha que qualquer faltinha dentro da área é pênalti, e aí os árbitros viram as figuras dos jogos. É verdade que nessa primeira rodada o VAR encheu menos o saco, menos, mas eu estou falando assim proporcionalmente. Você percebe que o árbitro de campo tem mais autonomia agora e o VAR tem a missão de ser mais rápido, tem lá a central do VAR, tecnologia, software diferente, mas de novo a gente vai começar falando do Brasileirão com vários jogos interessantes, rodada nordestina, Flamengo ganhando do Palmeiras, zebra e falando de arbitragem, a arbitragem na primeira rodada do Brasileiro foi no geral péssimo, interventora", completa.

O jornalista afirma que é preciso que o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, reveja alguns dos critérios e reduza o intervencionismo nos jogos de futebol.




"Espero que isso seja revisto nas próximas rodadas, mas não acredito. O comando de arbitragem do Gaciba é um comando de arbitragem que tem como bandeira o VAR, a intervenção e o protagonismo dos árbitros, eu acho isso um lixo, árbitro tem que passar despercebido. Em dez jogos da rodada, pelo menos oito, a gente estava discutindo arbitragem, não dá", conclui.

Arbitragem, brasileira, transformou, penalidade, máxima, mínima

VEJA TAMBÉM
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 13 1

Comentários (8)
02/06/2021 17:22:24 Só zueiras

Todos os campeonatos são manipulado os resultados a cbf e outra casa de apostas aonde o dinheiro fala mas alto o so assistir todas as reprises das partidas que a gente vê está na cara

02/06/2021 13:56:00 Aparelho imc Imc

Acho o seguinte: se a matéria está falando da arbitragem, acho interessante que os comentários sejam sobre o mesmo motivo ou algo próximo... Daí, estou lendo cada uma aqui... Não estou questionando a idéia ou pensamento de ninguém, somente o contexto e aonde determinados comentários se encaixariam. Exemplo: Juiz e Var = Salário do Hernanes e folha de pagamento do 4 de julho???

02/06/2021 12:34:17 Rodrigo Capelucci

Sou árbitro de Judô, uma modalidade mais conservadora mas, em contrapartida, mais atenta às necessidades de rápida adequação das regras e arbitragem, à medida da evolução da prática da modalidade. Sou profunso amante e também praticante de futebol. Por isso, na minha opinião, há uma forma muito simples de otimizar muito o uso do VAR e trazer muito mais eficiência à arbitragem do futebol. Como? Invertendo a autoridade da arbitragem de campo com a da equipe do VAR, da mesma forma que funciona muito bem no Judô. Oras! São alguns árbitros (tão experimentados como o de campo), com o privilégio de ver e rever o lance inúmeras vezes, ao contrário do de campo. Após confabulado e decidido, dão a orientação ao arbitro de campo, que deve acatar. Por estar em número menor, a decisão do árbitro de campo pode ser considerada, mas é voto vencido.

02/06/2021 12:11:42 Milton De Paula Rodrigues

É irritante ver o tanto que o time do São Paulo recua bola, tá lá no ataque volta lá pro goleiro

bronze
02/06/2021 11:56:32 ax.tricolor

O VAR é muito útil, está fazendo falta na Copa do Brasil e também na 1ª fase da Libertadores.

02/06/2021 11:46:22 Adevaldo Vargas

Reclama da arbitragem nao vai adiantar em nada pq o sao Paulo ja bateu recorde em reclamação e sempre a arbitragem fez pior sabado passado um penalt que o var nao viu ou fingiu nao ver e ontem 2 gols irregular dado e eu ligitimo nao dado pelo que vejo o sao Paulo esta quemadaço com a comissão de arbitragem

bronze
02/06/2021 11:26:15 eri633

O certo seria colocar ex árbitros, e operadores de vídeo profissionais, árbitro operando vídeo é uma tragédia, os caras q trabalham na tv pegam o lance de todos os ângulos.

02/06/2021 11:17:38 Foot Ballbr

Jogando com titular nem a arbitragem atrapalhar.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.