apostas Igor Vinícius e Reinaldo viram alas ofensivos com Hernán Crespo
publicidade

Igor Vinícius e Reinaldo viram alas ofensivos com Hernán Crespo

0 0 0
Os alas do São Paulo: Reinaldo (esq.) e Igor Vinícius (dir.) (Foto: Rubens Chiri/ São Paulo FC)

O treinador Hernán Crespo assumiu o comando do São Paulo há uma semana, na última sexta-feira (26), e, desde então, vem satisfazendo o torcedor são-paulino com seus conceitos táticos. A maior das mudanças do argentino foi a mudança de esquema, passando a utilizar uma formação com três zagueiros, transformando os laterais em alas com maior participação ofensiva, o que rende frutos ao ataque tricolor.



Não é de hoje que o São Paulo apresenta boas performances jogando em um esquema com três zagueiros. Em 2007, quando o São Paulo foi pentacampeão brasileiro, o treinador Muricy Ramalho, hoje membro da diretoria, adotou essa estratégia. O atual treinador, Hernán Crespo, por sua vez, utilizou o 3-5-2 nas duas partidas em que comandou a equipe até então.


LEIA TAMBÉM: Crespo aproveita base, mas adverte: “Não vou presentear ninguém”


Com essa formação, a linha de meio de campo é composta por três jogadores mais centralizados e dois alas: Igor Vinícius e Reinaldo. Assim, houve uma mudança não só de posição como de papel dentro do time, uma vez que ambos integram mais o ataque do São Paulo, rendendo oportunidades à equipe.

REINALDO

Reinaldo é um grande exemplo dessa alteração. O lateral-esquerdo sempre se envolveu muito no ataque, mas a preocupação em não deixar a dupla de zaga exposta por vezes freou suas subidas. Agora, com três homens na linha de zaga, o camisa 6 tem maior liberdade para se lançar ao ataque, obtendo mais profundidade e uma menor preocupação com integrar o sistema defensivo.

Nas duas partidas em que Crespo comandou o Tricolor, Reinaldo tem uma média de 30,5 passes no campo de ataque e 12 no campo de defesa por partida. No Brasileirão de 2020/21, quando jogava como lateral, a diferença era menor. Em média ele passava a bola 21,8 vezes no campo de ataque e 14,7 no campo de defesa por partida.

Além disso, em somente dois jogos, Reinaldo criou duas grandes chances (uma delas uma assistência para o gol de Pablo contra a Inter de Limeira) e tentou um total de 23 cruzamentos de acordo com o SofaScore, sendo 19 deles na partida contra o Botafogo-SP.

Além dessa maior participação na criação de jogadas, é notável a diferença entre o mapa de calor do camisa 6 no Brasileirão de 2020/21, quando jogou como lateral, e o mapa de calor nas duas partidas do Paulistão de 2021que disputou até agora:



IGOR VINÍCIUS

Do outro lado também houve essa mesma mudança. O lateral-direito Igor Vinícius passou a atuar como ala e sua participação no ataque também aumentou sob o comando de Hernán Crespo.

O camisa 2 passou a trocar mais passes no ataque do que na defesa. Na última temporada do Brasileirão, jogando como lateral, ele tinha uma média de 11,8 passes em seu campo de defesa e 11,4 passes no campo de ataque por jogo. Agora, como ala, a média de passes no ataque por jogo subiu para 24.5, sobrando sua atual média de passes no campo de defesa, de 12 passes por jogo.

Igor Vinícius, porém, tem uma atuação um pouco diferente, sendo mais acionado em profundidade. No gol de Luciano contra a Inter de Limeira, Rojas faz jogada individual após trocar passes com Igor próximo a linha de fundo no lado direito do ataque.

Já o segundo gol nasce após Igor Vinícius infiltrar na defesa para receber um passe e ser derrubado na área, dando ao São Paulo um pênalti. O camisa 2 já havia feito algo parecido no jogo contra o Flamengo, na última rodada do Brasileirão, quando foi derrubado na área pelo chileno Isla. O lance, porém, não foi interpretado como pênalti.

Na partida contra o Flamengo, o treinador ainda era o interino Marcos Vizolli, mas o esquema adotado já foi o 3-5-2 e Igor Vinícius já atuou como ala.

A mudança de função e posicionamento pode ser observada nos mapas de calor do atleta no Brasileirão de 2020/21 e nesse início de trabalho de Hernan Crespo.



Isso significa que a estratégia de Crespo ao colocar os três zagueiros, protegendo mais a defesa duramente os momentos de ataque, liberando os alas para atuarem amais ofensivamente, está funcionando muito bem. Envolvidos na criação e importantes para os gols do Tricolor, Igor Vinícius e Reinaldo subiram de rendimento com a mudança tática.



O São Paulo volta a campo neste sábado (6), para enfrentar o Santos, em partida que marca o primeiro clássico de Crespo no comando do Tricolor e o primeiro clássico da temporada. O jogo começa às 19h, no Morumbi e é válido pela terceira rodada do Paulistão 2021.

São Paulo, Igor Vinícius, Reinaldo, Alas, Ofensivos, Hernán Crespo, SPFC


VEJA: Veja quando o Tricolor estreia na Libertadores


CONFIRA:
Crespismo? Semelhanças com Diniz facilitam adaptação de Crespo no São Paulo










Comentários (6)

05/03/2021 18:51:28 Gstv Lz

Espero que o Diniz esteja com papel e caneta na mão assistindo e aprendendo !!! Esquema que estavamos pedindo há tempos no Brasileirão, talvez hj o título seria do SP !!

05/03/2021 18:27:16 Elton Amaral

Isdo se chama entendimento de elenco, respeito com as limitacoes e características vde um jogador. Nao adianta por Pablo pra marcar, arboleda prá atacar. Parabéns Crespo

05/03/2021 16:13:29 Manoel Junior

Ainda bem que contratou o oreruela pq o igor è muito fraco, a camisa do São Paulo é mto pesada pra ele.

05/03/2021 15:02:34 Alison S.P

Como RousseauSPFC disse o velha quarda juanfrango era so uma âncora no time deixando o time lento e a bola sempre naquele lado matava o jogo do time

05/03/2021 14:54:04 RousseauSPFC

Defensores do Juanfran devem estar boladinhos.
Para o estilo de jogo do SPFC, o Igor Vinicius é muito melhor que o espanhol, que nunca fez uma ultrapassagem na vida.
O Juanfran só travava o time do SPFC na direita.

05/03/2021 14:30:10 Tricolaço7

Liberar mais o Reinaldo era uma coisa que eu falava a tempos.

Na formação anterior ele poderia ser ponta esquerdo, agora nessa está como ala.

Já Igor Vinícius é bem sofrível. Ainda bem que chegou o Orejuela.

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Paulista

    Seg - 20:00 - -
    São Paulo
    São Paulo
    Bragantino
    Bragantino

    Último jogo - Paulista

    Sáb - 20:00 - Morumbí
    images/icon-spfc.png
    São Paulo
    5 1
    X
    São Caetano
    São Caetano
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade
  • Untitled Document
    Classificação
    P J V E D GP GC SG ÚLT. JOGOS
    Libertadores Pré-Libertadores Sul-Americana Rebaixados
    vitoria empate derrota
12/04/2021 23:39:27