publicidade

Diniz e a falta que faz o respeito ao próximo

Inúmeros fatores contribuem para que uma equipe se torne campeã. Uma estrutura profissional, qualidade individual, torcida, tradição, liderança, entre diversos outros. Mas um deles, em especial, qualquer que seja a modalidade esportiva, é fundamental: o espírito coletivo.




Uma equipe pode contratar Neymar, Messi ou Cristiano Ronaldo e ainda assim dependerá do coletivo. Quantos times naufragaram mesmo com estrutura de ponta, salários astronômicos e grandes estrelas? Vários.


LEIA TAMBÉM: São Paulo decide não mudar comissão técnica após goleada


Fosse essa a questão ou a fórmula mágica, estaríamos vendo o Flamengo ganhar tudo nos últimos anos. Ou então nunca assistíramos ao time do Corinthians comandado pelo Fábio Carille, em 2017, ser campeão brasileiro. Tanto Flamengo quanto Corinthians, só para ficar nesses dois exemplos, se destacaram quando conseguiram formar elencos que realmente se preocupavam com o coletivo. E é aí, caros leitores, que entra o papel fundamental do treinador.

Nas últimas semanas, Fernando Diniz, até então líder absoluto do Campeonato Brasileiro, viu a maré boa do São Paulo virar. A despeito da proposta moderna e corajosa com que se propõe a montar suas equipes, algo que agrega muito ao futebol e do qual é difícil discordar, dado os resultados que já conquistou, Diniz tem falhado como líder capaz de inspirar o espírito coletivo.

O treinador sempre demonstra desequilíbrio emocional com a pressão natural da profissão. Isso ficou evidente na partida contra o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil. Na época, durante o "Bem, Amigos!", do SporTV, questionei que essa derrota traria consequências. E não foram poucas.

Logo veio a partida contra o Bragantino, que, além da derrota, teve aquela discussão desrespeitosa com Tchê Tchê. Ali, na minha opinião, ele perdeu o respeito do grupo, e depois disso o time foi ladeira abaixo, com a derrota para o time reserva do Santos, empate com o Athletico e a goleada por 5 a 1 contra o Internacional, em que viu também o adversário assumir a liderança do campeonato.

Perder uma vantagem de sete pontos em quatro rodadas só é justificável com uma queda emocional muito forte do time. Muito além da saída do atacante Luciano, por contusão. É o que corre nos bastidores. No vestiário, a postura do treinador com frequência é associada a ofensas, em especial com os jogadores Igor Gomes e Diego Costa. Juanfran e Tiago Volpi também sofreram com a ira de Diniz.

Como ex-jogador, sei que se perde o elenco quando se desmoraliza um jogador publicamente. Eu nunca trabalhei com treinadores agressivos, o que não quer dizer que não foram duros quando necessário.

Dos que trabalhei, o Mário Travaglini, sempre muito gentil, foi o melhor no fator psicológico. Treinador da Democracia Corinthiana, em 1982, naturalmente um ano muito difícil pela pressão da ditadura contra o nosso elenco, ele foi fundamental na conquista do Campeonato Paulista daquele ano.

Carlos Alberto Torres dispensa elogios, sem palavras para definir o grande Capita. Já Cilinho sempre foi muito tático e técnico, sem nunca passar dos limites. E Telê Santana foi o grande treinador com quem convivi. Tivemos muitos atritos, mas ninguém nunca passou do limite.



Todos esses nomes comandaram grandes clubes e tiveram conquistas marcantes. Ou seja, trabalharam sob forte pressão e mesmo assim formaram grandes coletivos. O que está acontecendo no São Paulo vai além do limite da pressão e do aceitável. E o resultado não será nada bom.

São Paulo, Diniz, Falta, Respeito, Próximo, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Jornalista afirma que Muricy vai "ter que engolir" Zubeldía
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 11 19

Comentários (29)
22/01/2021 21:15:14 So zueiras

Ninguém pode falar do Cr7 monstro de um jogador leva o time nas costas nunca pipocou em jogo nenhum esse e jogador de verdade não igual os brasileiros mascarados

22/01/2021 18:40:55 armando scalabrini

Falta é a diretoria manda esse merda embora tecnico de merda e diretória de merda

22/01/2021 15:26:01 Carlos Haffner

Como que o rai que js esta fora define a permanemcia dessa anta de tecnico a uniao sim mas qfo um cara corre o campo tido se dedica e ve o protegido errar e nso sai pq vao se matar esse tecnico de merda perdeu tudo ate o respeito

22/01/2021 15:15:36 William Campos

Autor do texto: Casagrande.

22/01/2021 15:07:23 Marcelo santos

É simples so ganhar os.jogos

22/01/2021 13:48:11 ronnielarocca

Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp.Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp. Saidinha fdp.

22/01/2021 13:20:12 ALAIDE santos

Esse lixo que se diz treinador o que ele não, desrespeitou um subordinado na frente de tudo e de todos,perdeuna morau com o grupo,por isso teria que ser mandado embora!!

22/01/2021 13:07:16 Emerson Santos

Mi.mi.mi

bronze
22/01/2021 13:01:52 DoutorTricológica

Vou dar duas dicas de quem escreveu o texto (eu achei na internet o autor):
1-O cara acha que o Lula é honesto.
2-Já foi satanista (ele mesmo disse).
Agora tá fácil hein.

22/01/2021 12:44:25 Odair Lopes

Nao entendi o que esse estrume quer dizer com respeito foi ele e Daniel Alves que puzeram o São Paulo nesta situação este professor pardal eu acho que não gosta do plofeta porque não panha o ele no meio de campo joga deis vezes melhor que este rastoio de Daniel Alves

22/01/2021 12:42:00 Alex Tiba

Mimimi da porra, vai defender democracia corinthiana na pqp

22/01/2021 12:30:59 Pereiral Durval

O IDEAL SERIA SEMPRE ESCREVER O NOME DE QUEM ESCREVE QUALQUER TEXTO!!!

22/01/2021 12:23:15 Daniel Briani Ferreira

Ótimo. Agora vou ter que pesquisar quais jogadores trabalharam com cada um destes técnicos pra conseguir advinhar de quem é o texto. Custa caprichar um pouco mais antes de postar algo?

22/01/2021 12:21:40 Henrique Avansi

Ninguem corre por ele essa e a verdade ele e detestável somente o patrão dele o sr daniel alves opaia e esse o pior jogador do time ele não xinga nem humilha perdeu o elenco e essa diretoria de merda vai esperar ficar fora ate da liberta p mandar essas duas desgraças embora

22/01/2021 12:09:04 Sergio Gandini

Não podemos esquecer que o Diniz é psicólogo tendo por obrigação nortear os jogadores no equilibrio emocional. Como técnico ele ja comprovou que não tem experiência nenhuma para comandar time de futebol, poderia pender o basquete, volei, ping pong. Ele ja prejudicou o time por denais desde o Paulista, oerdendo tudo que participou inclusive a educação. Agora parece que esta diretoria atual esta feliz com o que estão vendo. Analizando friamente com os salarios do Diniz, tche tche, Hernanes e Juanfran daria e sobraria caixa para contratar o Galhardo ou Sampaoli. O que estão esperando, parece que gostam de irritar a torcida.

22/01/2021 12:05:10 Sergio Ricardo Torquato

Varios erros e erros da gestão dos srs Leco e Raí !!! Time precisa de um tecnico de verdade e não de um lixo desse técnico ai !!! O SP precisa contratar um técnico campeão e com experiência !!! Ai pegaram Jardine que era tecnico da Base pra jogar pré libertadores, veio Mancine e arrumou o time, no Ultimo jogo colocaram Cuca e perdemos o campeonato !!! Depois o Cuca resolveu sair depois que o Daniel queria mandar no time !!! Perdemos um tecnico com experiência e contratamos esse asno lixo do Diniz que sempre foi baba ovo do Daniel !!! Agora estamos mais uma vez ai !!! Sem titulos e com varias humilhações!!! No SP precisamos de gente que trabalhe e faça alguma coisa pelo clube não podemos viver de sonho, não vai ser um tecnico sem experiência que vai teazer titulos, o Raí fez varias e varias contratacoes erradas porque vive sonhando !!! Torramos muito dinheiro e não ganhamos nada !!! E querem manter esses asnos de Rai, Diniz e Daniel !!! Torcedor do SP têm que parar de ser alienado !!! Nos tornamos um clube e um time mediocre !!! Casares tem grande trabalho pra arrumar essa zorra que viramos !

bronze
22/01/2021 12:00:55 DoutorTricológica

Quem é o AUTOR do texto, estagiário?

prata
22/01/2021 11:50:41 murphy

O presidente Casares manteve o Diniz para dar tempo de ir atrás de um técnico.Se o Diniz perder ou empatar no próximo domingo, o São Paulo vai demitir e na próxima semana vai anunciar um novo técnico. O São Paulo precisa de um técnico linha dura, mas respeitoso. E precisa contratar jogadores cascudos no estilo do Souza, Mineiro, Josué, Leandro Guerreiro, Lugano, Danilo, Grafite e etc...Tem muito jogador de instagram, é muita tatuagem e brinquinho e pouca atitude.

22/01/2021 11:43:57 Roberto Gregui

Gostaria muito que quem escrevesse colocasse seu nome, pq esse aplicativo tá cheio de corintianos dando palpite. Estão dando tanto ibope pra esses caras que nunca quiseram o bem do São Paulo. Aqui é tricolor desde 1969.

22/01/2021 11:39:46 Amigos Das Criptomoedas

Depois que fiquei nervoso cm raiva parecendo cachorro doido xingando esses caras td, agora a cabeca voltou ao normal vamo assumir de novo a liderança nessa bagaça a repercuçao foi grande que mesmo contra a vontaade e falando coisa cm coisa o daniel teve que ir fa explicação contra o coritiba já ira ser diferente capaz que depois do vexame da repercuçao e pressão.. e vou alem vamo nessa rodada voltaremos ser lider gremio bate no inter e o fla nao saira do empate

22/01/2021 11:27:38 Jonathan Pinheiro De Oliveira

Tem q esperar acabar o campeonato e fazer uma limpa no elenco, não adianta mudanças o elenco é fraco, não tem ninguém q venha a comandar o time que vai essa chacoalhada no elenco que temos hoje, ja veja a lista de contratações e um técnico novo, diniz pode ser ate ser campeão so que ele pode acabar com um ambiente e perde o elenco rapidinho, na próxima temporada nao podemos ter esses descontroles. Não adianta mudanças ele ja conhece as amebas que tem la ,deixa ele insiste com os perna de pau de pablo,vitor bueno,tchê tche,Bruno alves leo pele e entre outros mais. Torço que faça um milagre e ganhe todas e seja campeão, depois disso xau pra 60% do elenco e xau pra diniz . Traga alguém grande com elenco campeão e nao seja essa inhaca de tantas instabilidades. Pra sair dp buraco financeiro tem q ganhar algo grande ,ter uma projeção melhor em tpdos campeonatos.

22/01/2021 11:26:27 Kurt Krause

Essa mídia de merda fica insistindo nesse episódio do jogo do RB. Como se o restante dos treinadores é os jogadores em campo se tratassem como lordes...

22/01/2021 11:23:59 Dj Allee

Na minha opinião se perder para o coritiba ou empatar contra coritiba é porque realmente perdeu elenco. Mas acho que se fosse isso. A diretoria teria mudado. Acho que foi mais o baque da copa do Brasil, seguido por vários defalques e falta de sorte.

Mano na moral o imprensa do inferno ja ta uma bosta o time ai vem essa merda de imprensa e fica relembrando essa merda. Tnc

22/01/2021 11:20:15 Adevair Augusto Baggio

Concordo totalmente. Diniz perdeu completamente o respeito do elenco apos aquela atitude de im imbecil criticando seu subordinado. Formado em psicologia?

22/01/2021 11:16:37 Edimundo João de Jesus

Já era pra ter ido vai esperar perder dinovo pra sair quando não tem mais jeito

22/01/2021 11:16:15 Tereza Lucinda

Porqe esse burro nao esaloj diego costa

ouro
22/01/2021 11:15:20 Lemonz

Chega de inventar desculpas. O time já vinha jogando mal antes da direta do Diniz no Tche Tche, isso foi consequencia.

22/01/2021 11:13:09 Ney Rodrigues

Chega de arrumar desculpas, precisamos de titulos

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.