publicidade

Luan se torna peça primordial para um São Paulo mais competitivo

Encontrar o equilíbrio entre ataque e defesa é uma das principais questões que envolvem os trabalhos de Fernando Diniz como treinador. Em jogo coletivo como o futebol, isso jamais passa somente por um jogador, mas no caso do São Paulo, a presença de Luan, acrescentando características importantes quando o Tricolor não tem a bola, vem fazendo a diferença para a subida de desempenho da equipe.



LEIA TAMBÉM: Continuidade de Raí à frente do futebol após eleições é defendida por Natel e MAC


Desde que Luan tornou-se titular do São Paulo, a partir do jogo contra o Atlético Goianiense pela 14ª rodada, a média de gols tem diminuído. Outro ponto importante é analisar o número de desarmes e interceptações do time a cada jogo, e eles têm subido. Ou seja, além de ver a bola entrar menos em sua meta, o time de Diniz começou a ser mais competitivo no momento defensivo.



Obviamente a avaliação desses dados contempla também uma alteração geral de comportamento. Nos jogos contra o Flamengo pela Copa do Brasil, e em outras partidas recentes, foi bem nítida a mudança de atitude para reagir mais rápido ao perder a bola, compondo transições defensivas mais competitivas e intensidade para pressionar. Encurtar o raio de ação do adversário com a bola e fechar a linha de passe mais próxima tornaram-se fatores mais frequentes.

O período compreende também o retorno à melhor forma de Daniel Alves. O camisa 10 não é um exímio marcador, mas compôs o setor de meio-campo com Luan na maioria dos jogos e evoluiu bastante fisicamente. Não é raro vê-lo envolvido de forma enérgica em disputas de bola e cobrando o mesmo comportamento dos companheiros. Por sua liderança natural acaba ajudando neste processo.

Luan passa bem longe de ser o típico volante ''cão de guarda'' dos anos 90. Não é sua principal característica, mas tem potencial para uma boa saída de bola também. Chegou a jogar até um pouco mais adiantado na base, mas em comparação a outros nomes do elenco tricolor, oferece intensidade na abordagem de marcação, força e velocidade nas coberturas e transições defensivas. Num time que envolve tantos jogadores em fase ofensiva como o São Paulo, é determinante alguém com essas valências.

12 atletas para 11 vagas

O cenário criou uma indefinição na formação do São Paulo. Tchê Tchê e Juanfran, titulares anteriormente, voltaram a ficar à disposição de Diniz. O treinador tem optado pelo espanhol, nome natural para a lateral-direita, mas Tchê Tchê conta com a admiração do comandante há alguns anos, e mostrou que também pode atuar no setor. Há, inclusive, uma boa parcela da torcida tricolor que prefere o camisa 8 na função.



Seja qual for a decisão de Diniz para a sequência da temporada, é interessante observar, assim como no caso de Brenner no ataque, um jogador revelado na base do clube, e que estava sem espaço até pouco tempo, oferece alternativas que podem fazer o trabalho do treinador mudar de patamar com uma conquista relevante. Sair da promessa e virar realidade!


São Paulo, Luan, Peça, Titular, Elenco, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Thiago Carpini é demitido do São Paulo após quatro meses no cargo
- Campeão da Champions League deve ser anunciado como treinador do São Paulo
- São Paulo é derrotado pelo Flamengo e pressão sobre Carpini aumenta


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 3 0

Comentários (6)
28/11/2020 17:20:13 Lml Maciel

Ainda acho ele muito fraco para SP jogador que fica só tocando bola para o lado e para trás

28/11/2020 17:09:10 Paulo Henrique Rodrigues

Faro Pablo!

28/11/2020 15:17:43 Marcondes Camargo

Joga muito más não tem substituto só tem ele de primeiro volanta quando precisa segurar o jogo ou ele se machuca vira uma merda.

28/11/2020 15:09:54 Celmo Teixeira Teixeira

Não aguento ver esse juanfra aff.

28/11/2020 15:00:16 davi marcovitch

Diniz demorou 1 ano para colocalo

28/11/2020 13:50:40 Joseff Souza

Só podia ter sido este imbecil distribuidor de coletes pra um dia tirar ele do time ,assim como a dupla de zaga arboleda e bruno alves

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly -
    Atletico Goianiense
    Atletico Goianiense
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - do Maracanã
    https://media.api-sports.io/football/teams/127.png
    Flamengo
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade