publicidade

Eleição neste sábado pode indicar quem será o novo presidente do São Paulo

O São Paulo vai eleger 100 novos conselheiros, neste sábado, em assembleia geral de sócios no Morumbi. É o último passo antes da eleição para presidente, ainda sem data definida e prevista para a primeira quinzena de dezembro (possivelmente dia 12).



Os conselheiros são os responsáveis por escolher o presidente da diretoria (Julio Casares e Roberto Natel são os candidatos) e o presidente do Conselho Deliberativo (Marcelo Marcucci Portugal Gouvêa e Olten Ayres Jr. disputam a vaga).


LEIA TAMBÉM: Em nota São Paulo diz que não tentará anular jogo contra Ceará, mas cobra revisão do VAR


Por isso, a eleição deste sábado pode, praticamente, definir os rumos da presidência do clube. Isso porque os candidatos ao Conselho se inscrevem através de uma das duas chapas encabeçadas pelos candidatos à presidência.

Assim, a chapa que eleger o maior número de conselheiros, teoricamente, terá vantagem na eleição para presidente.

Em razão da pandemia de Covid-19, o São Paulo preparou um protocolo de segurança baseado no usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições municipais.

O clube pretende estabelecer regras de distanciamento, isolamento do local de votação e dar acesso especial aos idosos, que terão prioridade durante o período de eleição. A votação acontecerá na sede social do São Paulo, das 8h às 17h.

Mesmo com todas essas recomendações e prevenções, Julio Casares e Roberto Natel temem um alto número de ausências na votação devido à cautela dos sócios por conta da pandemia do novo coronavírus.

Para votar, o sócio precisa ter mais de dois anos de clube. Atualmente, mais de 4 mil sócios estão aptos a participar da votação. No entanto, a expectativa é que cerca de 2,5 mil compareçam.

Cada sócio tem direito a votar em 20 conselheiros. Os nomes serão colocados em uma cédula de papel. Como a apuração dos votos é feita manualmente, o resultado pode sair quase na madrugada de domingo.

Cenário no Conselho Deliberativo
Hoje, o Conselho Deliberativo do São Paulo tem 231 cadeiras preenchidas do total de 240. Os nove lugares vazios são de conselheiros vitalícios que morreram ou abriram mão das vagas para seguirem com cargos remunerados na gestão.

O cenário atual, portanto, é o seguinte:

240 cadeiras no total;
231 cadeiras preenchidas;
151 conselheiros vitalícios (de um total de 160 vagas);
80 conselheiros eleitos.

Por uma mudança no estatuto, as atuais 240 cadeiras passarão a 260 no total. Depois da eleição dos 100 novos conselheiros, o quadro renovado será o seguinte:




260 cadeiras no total;
251 cadeiras preenchidas (as nove vagas abertas serão completadas caso mais um conselheiro vitalícios morra ou renuncie, totalizando mais dez lugares vazios para que seja feita uma nova eleição de vitalícios);
151 conselheiros vitalícios (de um total de 160 vagas);
100 conselheiros eleitos (aumento de 20 integrantes).

São Paulo, Eleição, Sábado, Indicar, Novo, Presidente, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro
- Veja como assistir Atlético-GO vs São Paulo ao vivo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 3

Comentários (7)
28/11/2020 12:53:19 Jores Gonçalves

Tem que abrir essa eleicao pra os socios torcedores esses conselheiros nao tem que definir os anseios dos torcedores.Essa democracia pautada na famigerada ganancia por dinheiro estao deztruindo o SP.Esses concelheiros ancioes do SP remunerados e que nao fazem oposicao nem fazem qualquer tipo de denuncias das roubalheiras que fazem dentro do clube.Queremos participar das decisoes eleitoraisdo clube

28/11/2020 10:07:17 Armando Aparecido

Eu so espero marcelo ganha para presidente.deliberativo para presidente natel porque o projeto d natel que mais me agradou apesa que progeto d julho casare é bom mais isso na importa que importa o futuro presidente d sao paulo leva rumo ao titulo importante como libertadores e campeonato brasileiro que infelizmente o framengo esta dominsndo

28/11/2020 09:42:31 Pereiral Durval

Conselheiros que não dão conselhos!!!

28/11/2020 09:41:02 Paulo Simianco

Sinceramente deveria ter votação popular , a torcida do São Paulo , os sócios torcedores , a organizada , independente e dragões da real , todos ter acesso ao voto , tenho certeza que assim não ficaria essa coja do leco , um dos 3 piores presidentes da história do clube .

28/11/2020 09:28:34 Petobonit zica

Quando começa com palhaçada termina da mesma forma,reformulação já no spfc

28/11/2020 09:27:42 Benedicto marcos f Ff

Quem deveria eleger o Presidente do Clube seriam os sócios e sócios torcedores, para que houvesse maioria.Destarte, quem quer que seja eleito não atinge os anseios dos torcedores, razão de ser do SPFC.Nosso consolo é que o futuro presidente não poderá ser pior que o famigerado Carlos Augusto de Barros e Silva, vulgo Leco.

28/11/2020 09:20:32 Mauro Couto

Porque tanta enrolação para essas eleições o Leco não quer largar o osso porque um puta incompetente..Ele e o Rai....

28/11/2020 08:50:25 Ali Sants

Assim como a hipocrisia que existe na política onde existe 513 deputados que não faz porra nenhuma + 80 senadores quê também nao faz nada so aumenta os gastos mesma situação acontece nos clubes de futebol com esses conselheiros inúteis que aumenta a folha de pagamentos do time

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.