publicidade

Garotos de Cotia tentam salvar fracasso de medalhões e pressão em Fernando Diniz

Fernando Diniz conversa com jovens do elenco do São Paulo durante treinamento
Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net


Os jogadores formados pelo São Paulo em Cotia vivem bom momento na temporada. Diego Costa, Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes e Brenner se tornaram os pilares do time comandado por Fernando Diniz em 2020. O grupo revelado nas divisões de base do clube emergiu em meio ao período de maior pressão sobre o técnico e ajudou a acabar com o fracassado projeto com medalhões consagrados no futebol.



Durante a maior parte dos cinco anos de gestão de Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, o clube apostou em nomes badalados e mais caros, sobretudo nos últimos anos, a fim de conquistar títulos. Jogadores como Juanfran, Anderson Martins, Jucilei, Lucas Pratto, Hernanes, Tchê Tchê, Daniel Alves, Nenê, Maicosuel, Alexandre Pato, Diego Souza, Pablo, Santiago Tréllez e Raniel se tornaram apostas do departamento de futebol. A maioria, contudo, não rendeu o esperado no Morumbi. Não à toa seis desta extensa lista permanecem no elenco.


LEIA TAMBÉM: Veja como está a recuperação de Rojas após dois anos sem entrar em campo


Diante das campanhas fracassadas nos últimos anos — o São Paulo não conquista títulos desde 2012 —, o departamento de futebol se viu obrigado a reformular o elenco. Anderson Martins, Nenê, Cueva, Maicosuel Jucilei, Alexandre Pato, Diego Souza, Éverton e Raniel deixaram o CT da Barra Funda. Alguns atletas tiveram, inclusive, os contratos rescindidos e foram liberados para procurar outros clubes no mercado da bola. Tréllez saiu para defender o Internacional por empréstimo, mas voltou ao Morumbi nesta temporada.

A aposta em medalhões não representou apenas um fracasso no âmbito esportivo, mas também no quesito financeiro. Apenas sete jogadores — Alexandre Pato, Anderson Martins, Diego Souza, Éverton, Jucilei Maicosuel e Nenê — representariam um gasto anual de quase R$ 54 milhões, de acordo com o apurado pelo UOL Esporte.

Os astros remanescentes do elenco foram perdendo espaço aos poucos, sobretudo quando Diniz passou a ser pressionado. Após a volta do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, o técnico foi internamente contestado por causa das eliminações precoces no Paulista e na Libertadores e da queda de rendimento no Brasileirão. Após as críticas, se viu obrigado a mudar o time. Nomes como Juanfran, Hernanes e Pablo perderam espaço. Neste período, surgiram os garotos que ajudaram a manter o treinador no cargo e colocaram o São Paulo novamente no rumo das vitórias.

A lista vinda de Cotia conta com os cinco titulares incontestáveis de Fernando Diniz — Diego Costa, Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes e Brenner —, mas há outros atletas do elenco que foram revelados nas categorias inferiores e endossam o grupo que recebe oportunidades. Walce, Helinho, Liziero, Paulinho e Jonas Toró também figuram no elenco principal.



Hoje (28), às 19h15 (de Brasília), o São Paulo entra em campo para enfrentar o Lanús, da Argentina, pela partida de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Em campo, Diniz contará com os seus cinco titulares revelados em Cotia. O grupo será fundamental para tentar levar o Tricolor paulista a uma classificação para a fase seguinte do torneio.

São Paulo, Garotos, Cotia, Salvar, Medalhões, Pressão, Fernando Diniz, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Jornalista afirma que Muricy vai "ter que engolir" Zubeldía
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 0

Comentários (9)
prata
28/10/2020 12:24:59 Wesley.BH

Molecada vai salvar o cargo do fracassado

28/10/2020 11:28:53 Jailton Alves

Quem diria os garotos da base salvando esses medalhões: Daniel Alves, Pablo, Hernanes, Arboleta e outros que se dependensse deles já teria passado do fundo do poço.

28/10/2020 11:16:45 True & Lies

Crítica ao Diniz existe , mas ele , assim como o Mancini acreditam na base.

28/10/2020 11:11:32 Kleber Santos

Isso aí é para mostrar que nome não ganha jogo nome não ganha título quem ganha título é jogadores que querem jogar bola que querem consagrar o seu nome que tem amor ao clube que tem amor a sua profissão não é amor ao dinheiro esses medalhões Eles estão no São Paulo apenas pelo dinheiro do São Paulo Isso é uma verdade para nós mas para eles Isso é uma vergonha

28/10/2020 10:34:19 Flavio Marin Filho

Ia escrever a mesma coisa que vc wendell. Perdemos um ano até perceberem que o nosso melhor ( ganhando titulos ou não ) é com os meninos da base, no maximo 2 medalhões... A unica vantagem no momento de não trocar de técnico mais é manter isso novamente, qnd o cuca voltou trouxe o tche tche junto e foi modificando, um jogo que o Luan errou um passr contrano palmeiras foi condenado ao banco por quase 1 ano. Isso nao pode acontecer.

ouro
28/10/2020 09:33:37 Lemonz

Tonica do time dos últimos anos... medalhões caros não rendem onem perto do esperado e as revelações de Cotia precisam suar sangue pra carregar o time. Viram os maiores destaques e no fim do ano precisam ser vendidos pra pagar a conta do custo alto dos medalhões que não jogaram nada.

28/10/2020 10:27:02 Wendell Lanza

Ano passado quando o mancini assumiu ele fez exatamente isso. Colocou os meninos pra jogarem. E para a surpresa de todos o time foi muito bem. Dai veio o cuca e desfez tudo. Quando achei q mancini iria dar continuidade, veio o Diniz. Fez varias lambancas com medalhões e agora volta com a base. Algo q é simples de vê....a mulecada tem talento e quer jogar. Boa sorte para eles.

28/10/2020 10:20:30 Martins Ângela Welder

Não concordo em deixar o daniel alves no meio campo e tchê

28/10/2020 10:06:16 Petobonit zica

Tem que sabe trabalhar base as vezes não pode anche muito a bola de uns se não sabe para cabeça e se o Diniz quer trabalhar com a base primeiro ele tem que tira Daniel alvez assim mostra respeito

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.