publicidade

Clubes do Brasileirão pressionam por público em outubro

Os 20 clubes da Série A do Brasileiro articulam com os governos de seus estados a volta do público aos estádios, com capacidade de assentos limitada. Ao contrário do que a CBF gostaria esse retorno deve ocorrer em datas diferentes para cada região, mas há um esforço para que seja quase uniforme. Os cartolas contam com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que deve nos próximos dias publicamente se mostrar favorável.



Como o blog revelou em agosto, o lobby ocorre porque há prejuízo com a operação dos jogos sem receita de ingressos — há clube que gasta quase R$ 200 mil por partida. Se pretendia que os portões fossem abertos em novembro, no início do segundo turno, mas o Ge.com mostrou nesta quinta-feira (17) que a CBF enviou estudo ao governo federal com outubro como meta. O futebol brasileiro voltou em junho sem torcedores por causa da pandemia.


LEIA TAMBÉM: Polícia apreende computadores no Morumbi de candidato à presidência do SPFC; veja o caso


Apesar de o documento ter sido enviado à Brasília são os estados e (ou) municípios que decidem sobre a reabertura econômica em seus territórios, como quais e quando esses eventos poderão ter a presença de pessoas e a quantidade desse público. É por isso que ficou acertado que cada clube conversará com o seu governador (há possibilidade de as prefeituras liberarem, mas decretos estaduais prevalecem sobre os municipais).

A negociação mais adiantada é no Rio, que pode ter jogos com portões abertos já na primeira semana de outubro, com 10% da capacidade do estádio. A CBF gostaria que todos os estados voltassem ao mesmo tempo, mas conversas mostraram que isso seria impossível. Foi colocado em reuniões que assim que um retornar outros podem se ver forçados a isso também, mais ou menos como ocorreu com os jogos, com o Rio também como precursor.

No documento que a CBF enviou ao governo federal há a proposta de que o público seja limitado a 30% da capacidade do estádio, mas isso deve ser variável de estado para estado. Há consenso, entretanto, de que nesse primeiro momento esse limite não ultrapasse os 50% dos assentos totais — e apenas com torcedores do time mandante na arena.

Se um estado autorizar o público isso valeria para jogos da Série A, Copa do Brasil e divisões inferiores (Séries B e C), mas também para torneios sul-americanos, como Libertadores e Copa Sul-Americana. Isso pode se tornar uma dor de cabeça para a Conmebol, que tem um acordo com clubes de que a volta dos torcedores aos estádios seria uniforme. Argentina e Uruguai, por exemplo, não têm previsão de quando isso ocorrerá.



A Série A do Brasileiro tem times de oito estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Bahia, Pernambuco e Goiás.

São Paulo, Clubes, Brasileirão, Pressionam, Público, Outubro, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo
- Técnico argentino é o favorito para assumir o São Paulo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 1 1

Comentários (10)
18/09/2020 16:56:23 joão carlos encarnação

Os times de futebol moram em outro planeta, ou não tem responsabilidade e vergonhoso um pedido deste.As pessoas que estão morrendo e caso normal media 800 por dia criam vergonha seus presidentes de clubes e da. CBF

18/09/2020 15:48:09 Luis André

Tomara q volte logo

18/09/2020 15:04:35 Maria Amorim

Jogos de nivel baixíssimo , não vale a pena nrm pela tv

18/09/2020 14:46:48 Armando Aparecido

Sivvolta publico nos estadio fernando diniz cai no primeiro jogo ai diniz jabera

18/09/2020 14:44:32 Armando Aparecido

Eu sou favoravel os torcedores volta só quando fizer a vacina contra a pedemia

18/09/2020 13:53:42 Washington Renata

Técnico muito teimoso tem que por um volante de contenção o time fica muito vulnerável ai na cabeça da área os laterais dessem muito ai fica tudo aberto pode fazer 10 que toma 11

18/09/2020 13:46:48 Décio Quintanilha Júnior

Será que os postulantes à Presidência do SPFC teem planos para vender os "Naming Rights" do Cícero Pompeu de Toledo ?

18/09/2020 13:43:30 ALAIDE santos

Tomara que volta abtorcida ao estádio, ai quero ver esse lixo que se acha treinador resistir a jogos horrorosos,como aconteceu ontem!!

18/09/2020 13:21:41 Valdemar Goncalves

Com publico Diniz cai fora no primeiro jogo

18/09/2020 13:21:33 OLLIVER.V. J. OLLIVER

O JOGO CONTRA "ORIVER" ERA O SÃO PAULO !!!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.