publicidade

São Paulo precisa de consistência para ser confiável

Assim como no jogo contra o Atlético-MG, São Paulo teve um momento ruim e outro bom dentro da mesma partida. Desta vez, venceu o Fluminense e colou no líder

Jogadores do São Paulo comemoram gol na vitória sobre o Fluminense - FOTO: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Passadas oito rodadas, o São Paulo é o segundo colocado do Brasileirão com só um ponto a menos que o líder Internacional, mas você provavelmente não vai encontrar muitos torcedores acreditando que a equipe possa brigar pelo título. Não é pessimismo exagerado ou efeito da fila. O time de Fernando Diniz ainda não é confiável.



Na quinta-feira, foram 30 minutos ótimos e 60 minutos péssimos na derrota por 3 a 0 para o Atlético-MG. Nesse domingo, contra o Fluminense, foram 45 minutos sonolentos e 45 minutos bons na vitória por 2 a 1. Há momentos em que o time consegue atingir um nível bem alto, só que nunca dá para saber quanto tempo vai durar. É verdade que praticamente todos os times têm oscilado após a longa paralisação do futebol, mas o São Paulo abusa. E o treinador sabe disso.


LEIA TAMBÉM: Não assistiu ao jogo? Leia aqui o resumo e a ficha técnica da partida entre SPFC e Fluminense pelo Campeonato Brasileiro



- Infelizmente a gente tem oscilado, mas a gente quer jogar bem os dois tempos. Não é só isso, tem outras falhas que a gente tem que corrigir, mas esse é um dos pontos: ser mais estável do começo ao fim - admitiu Diniz.

O lado positivo é que, contra o Fluminense, o São Paulo conseguiu se estabelecer no jogo após começar muito mal. Geralmente o que acontece é o contrário: um bom início que vai por água abaixo após uma falha da zaga, um gol anulado, uma chance perdida (ou várias chances perdidas...).

O Flu de Odair Hellmann não fez o que o São Paulo gosta que seus adversários façam: subir a primeira linha de marcação para tentar cortar pela raiz a saída de bola com toques pelo chão. Quando isso acontece, o Tricolor Paulista geralmente consegue se desvencilhar desta primeira marcação e gerar superioridade numérica no campo de ataque.

Embora tenha criado um par de chances com roubadas de bola no campo de ataque, o clube carioca passou a maior parte do primeiro tempo compacto em seu campo, com a marcação bem encaixada. Os atacantes do São Paulo não tiveram nenhuma ocasião de mano a mano, tinham pouco campo para usar a velocidade ou tabelar. Para piorar, um erro individual de Igor Vinícius em uma bola longa do goleiro gerou o gol de Wellington Silva.

Diniz trocou três peças de uma vez no intervalo: Juafran, Igor Gomes e Brenner entraram muito bem nas vagas de Igor Vinícius, Hernanes e Paulinho Boia. Mas o fundamental foi a melhora coletiva da equipe, a começar pela postura dos zagueiros: se a primeira linha do Fluminense não subia, Diego Costa e Léo carregavam a bola até ela para, aí sim, colocarem em prática a troca de passes na saída. O time multiplicou as vezes em que conseguiu romper as duas primeiras linhas de marcação do adversário e construiu uma virada bem consistente.

O fato de ter empatado logo aos quatro minutos com um gol de Brenner após cobrança de escanteio foi uma injeção anímica. A virada veio aos oito com Luciano, em nova jogada de um Brenner confiante e inteligente também fora da grande área. O terceiro gol só veio nos acréscimos com o chute de longe de Vitor Bueno, mas poderia ter saído muito antes. Chances não faltaram, enquanto a defesa correu pouco risco de ceder o empate.

Com a confiança gerada por uma vitória de virada, o São Paulo encara um adversário da parte debaixo da tabela na quarta-feira, às 19h15, no Morumbi: o Red Bull Bragantino. Mais uma vez, o desafio é jogar bem por um período consistente de tempo. Sessenta, setenta, oitenta minutos. Só assim o torcedor voltará a confiar nesta equipe.



Mas vale destacar: depois de aparentar esgotamento no empate por 1 a 1 com o Bahia, o trabalho de Fernando Diniz ganhou respiro a partir das mudanças profundas que ele fez na equipe a partir da vitória sobre o Sport. Depois daquilo foram quatro vitórias e uma derrota, com momento ótimos no meio do caminho. Se esses momentos forem duradouros ao longo dos jogos, será possível sonhar na parte mais alta da tabela.

São Paulo, Consistência, Confiável, SPFC

VEJA TAMBÉM
- Thiago Carpini é demitido do São Paulo após quatro meses no cargo
- Campeão da Champions League deve ser anunciado como treinador do São Paulo
- São Paulo é derrotado pelo Flamengo e pressão sobre Carpini aumenta


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 7 0

Comentários (10)
07/09/2020 18:34:44 Weslley Rodrigues

Oscilação e normal nesse inicio atipico porem podemos ver uma evolução do diniz nos trabalhos anteriores onde ele indiferente do resultado nao mudava o estilo de troca de passes e muitas vezes perdia por manter o time aberto durante todo o jogo , hj em dia nao ele tem um time que busca o gol o quanto for preciso mas está com vantagem sabe segurar o resultado

07/09/2020 11:27:03 Evandro Wosniak Bispo

A oscilação para um time jovem com vários jogadores da baseé normal. Acho que o Diniz precisa resolver a marcação no meio de campo, ficamos muito vulnerável em contra-ataques. A mescla entre jovens e jogadores experientes é muito importante, vejo Daniel Alves e Hernanes com jogadores para isso.

07/09/2020 10:33:50 So zueiras

Pro nosso tricolor falta mais um meio campo e um dibrador que vá pra cima sem medo e parar com os toques pra trás pois os toque pra trás da tempo do time adversário voltar pra trás precisa fazer uma tabela rápida

bronze
07/09/2020 08:21:00 Tricolornacional

Para mim essa consistência passa muito pelo que o Diniz pensa e pelas fases de alguns jogadores, a ideia de Tchê Tchê de volante é boa quando jogamos com Fluminense, Curitiba, Goiás e outros que não são são agressivos a nossa zaga, ele não dá proteção a zaga e isso é muito evidente, apesar da boa saída de jogo, aliás essa é uma das principais razões da zaga anterior ser reserva hoje, eles eram mais lentos que os garotos de hoje, essa para mim é uma das principais razões dessa oscilação, a outra ainda mais clara, evidente, o nosso armador não existe, isso sobrecarrega qualquer time, os atacantes ficam reféns da marcação, a insistência com o Sara é no mínimo curiosa, é o nosso pior jogador em todos os jogos, não estou aqui queimando o jogador, longe disso, sempre vou preferir a base, mas tudo tem sua hora e me parece muito claro não pelo menos nesse instante o momento do Sara, agora, o que Reinaldo, Vitor Bueno, Pablo, Igor Vinícius, Igor Gomes vem jogando mata o treinador, estão muito mau, essa fase deles atrapalha muito, para mim a oscilação passa muito pelo que citei, o Luan com sequência poderia dar esse equilíbrio a zaga, liberava mais o Hernanes de marcação sendo responsável pela criação, isso até o Igor voltar a jogar, pois ele é esse armador que precisamos ou o próprio Vitor Bueno, o Diniz tem muito a trabalhar, mudar alguns conceitos e esse talvez seja o mais difícil de se fazer.

07/09/2020 09:19:37 dcismp0016 dcismp0016

A minha percepção não é tão negativa, assim. Como mandantes fizemos a lição de casa. Outros grandes não estão na segunda posição. Pq tanto pessimismo?

07/09/2020 08:55:53 Divino sergio c dos santos

ganha mais não convence veja quantos jogos o Flu não vence quando pega um time q faz gol perde igual p Atlético mineiro ainda é um time sem confiança

07/09/2020 08:39:25 Jose Feitosa

Torçamos para que o Diniz continue com essa costumeira "sobre-vida"até o fim do campeonato.

07/09/2020 08:31:56 Wander Tolentino

Não é questão de ser corneteiro. O Diniz continua sendo pessimo treinador. Teve uma sobrevida no comando com resultados bons jogando um futebol medilcre. Mas aguardem pois é agora que começam os jogos e disputas mais dificeis.

07/09/2020 08:30:32 Benedicto marcos f Ff

Realmente, o time do SP vence, mas não convence e, nesse contexto, não é confiável, haja vista a humilhante derrota frente ao Atlético Mineiro.

07/09/2020 08:26:34 Francisco Batista Alves

O Pablo nao faz o que o brenne faz parti pra cima dos adversários zagueiros ate o gol isso faz a diferença ....entre o Pablo eo brenne

07/09/2020 08:23:57 Jose Feitosa

Já repararam que os corneteiros anti Diniz somem quase na sua totalidade nas vitorias? Que ele comentam ativamente só nas derrotas?

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.
  • publicidade
  • publicidade
  • + Comentadas Fórum

  • publicidade
  • Fórum

  • Próximo jogo - Brasileiro

    Dom - 18:30 - Antônio Accioly -
    Atletico Goianiense
    Atletico Goianiense
    São Paulo
    São Paulo

    Último jogo - Brasileiro

    Qua - 21:30 - do Maracanã
    https://media.api-sports.io/football/teams/127.png
    Flamengo
    2 1
    X
    São Paulo
    São Paulo
    Calendário Completo
  • publicidade
  • + Lidas

  • publicidade