publicidade

Do time titular à saída do time: a reviravolta de Pato em 21 dias

Atacante vinha bem até a paralisação do futebol, em alta com a torcida, elogiado internamente e garantido entre os titulares. Tudo mudou após o vexame do Paulistão

Alexandre Pato foi titular do São Paulo no único jogo de mata-mata do time na temporada e, 21 dias depois, entrou em acordo com a diretoria para rescindir o seu contrato.



O que explica tamanha mudança de rumo em apenas três semanas? De acordo com quem acompanha o dia a dia do São Paulo, tudo começou porque Fernando Diniz se decepcionou com a postura do atacante nos dias seguintes à derrota para o Mirassol, pelo Paulistão, e decidiu que não valia a pena contar com ele.

Não há relatos de um ato de indisciplina ou de uma briga entre atleta e treinador. A insatisfação seria com uma suposta falta de competitividade no dia a dia, algo que pessoas mais próximas a Pato garantem que não aconteceu.

A opção de Diniz foi ficando evidente aos poucos. Já nos primeiros treinos após o vexame do Estadual, Pato perdeu a vaga na equipe titular para Liziero, mudança que seria posta em prática contra o Goiás, pela primeira rodada do Brasileirão (o jogo acabou sendo adiado) e foi confirmada contra o Fortaleza, na quinta-feira passada. Nem o edema na coxa esquerda de Vitor Bueno, que o tirou do jogo contra os cearenses de última hora e abriu uma vaga no ataque, mudou a situação: o técnico escalou Paulinho Boia como titular. Para piorar, fez só duas das cinco substituições possíveis e não tirou o camisa 7 do banco.

As conversas para rescisão de contrato começaram no dia seguinte a esta partida, sexta-feira. Pato viajou ao Rio de Janeiro para o duelo contra o Vasco, no último domingo, já sabendo que dificilmente jogaria. Novamente, passou os 90 minutos no banco. Dessa vez a situação foi ainda pior, já que Diniz acionou até Gonzalo Carneiro, que não jogava havia mais de um ano, na busca pela virada.

Foi a gota d'água. Pato iniciou a semana convicto de que o melhor caminho era romper o contrato, a ponto de abrir mão de R$ 35 milhões que teria a receber até o fim do vínculo, em dezembro de 2022, o que inclui algumas luvas atrasadas.

A diretoria do São Paulo, que já considerava o custo-benefício do jogador muito ruim, agora comemora a economia em meio à crise financeira. O salário de Pato era um dos mais altos do elenco, incompatível para um atleta que não goza de prestígio com o treinador.

O clube já sabia que poderia ter dificuldades para bancá-lo quando o contratou, em 2019. Na época, pressionado pela concorrência do Palmeiras, que ficou bem perto de acertar com o atacante, o São Paulo topou fazer um contrato longo mesmo que o nome não fosse unanimidade internamente. O técnico da ocasião, Cuca, chegou a manifestar à diretoria que não gostaria de tê-lo como reforço por não apreciar suas características, mas acabou convencido. Pesaram os pedidos insistentes da torcida.

Para superar o rival, que oferecia um contrato só até dezembro de 2019 e estipulava metas a serem cumpridas para que uma renovação fosse efetuada, o São Paulo prometeu a Pato um salário menor até o fim do ano passado, mas a segurança de que os valores aumentariam substancialmente a partir de janeiro de 2020 sem a necessidade de bater qualquer meta. Para arcar com os custos desta e de outras contratações recentes, a diretoria apostava em um aumento de receitas que nunca veio, até porque a equipe não conquistou títulos desde então. Pior: a inesperada paralisação do futebol devido à Covid-19 asfixiou de vez as finanças do clube e tornou inviável a manutenção da folha salarial. Por isso, além de Pato, também saíram Anderson Martins e Everton (em troca com Luciano).

Interlocutores de Pato garantem que ele não tem acordo com outro clube. O Internacional, clube que o revelou e pelo qual foi campeão mundial em 2006, é o principal candidato a contratá-lo, mas já avisou que não chegará perto dos salários que ele tinha no Morumbi.



A diferença entre os vencimentos dele no São Paulo e o que o Colorado pode pagar tornou inviável um acordo para troca de jogadores. Um nome que chegou a ser debatido no Tricolor foi o do meio-campista Nonato, de 22 anos, mas o assunto não andou.

São Paulo FC, Tricolor, SPFC, Pato

VEJA TAMBÉM
- Jornalista afirma que Muricy vai "ter que engolir" Zubeldía
- Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo
- Direção faz reunião com treinador e fica próximo de acordo


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 6 0

Comentários (20)
20/08/2020 16:12:39 Reginaldo Sechinatto

Tricplaco 3 gols ta bom pois quem dez nais gols foi o daniel jogando muito mais partidas 6 gols e o artilharia do pajlistao foi 7 gols

bronze
20/08/2020 10:43:17 TS

Essa sempre foi uma característica do Pato. Jogador altamente talentoso, mas que parece não ter muito tesão em jogar bola.

De vez em quando, tem rompantes de vontade, mas que duram poucas semanas. Precisa ser constantemente monitorado para se manter motivado.

É uma pena, grande desperdício. Tivesse ele a mesma fome de futebol como, por exemplo, o Boi Bandido, poderia ser um dos maiores atacantes do mundo. Poderia ter facilmente preenchido a vaga deixada pelo Ronaldo.

De qualquer forma, é escolha dele. Já está milionário e tem clubes que continuam pagando fortunas pelo seu futebol.

20/08/2020 11:18:04 Edmar Albuquerque

É o atacante também é ele que joga no gol e zaga porque todo mundo sabe o goleiro e a zaga foi bem molim se é pra culpa alguém tem que ser o time todo começando pela a direção toda

20/08/2020 09:25:58 Evaldo Tadeu

Só vejo vontade nos jogadores! Volpi, Bruno Alves, Daniel Alves e Pablo o resto pode trocar q a torcida nao sente nem falta everton e pato ja foram tarde Reinaldo sem comprometimento, lizieiro tchetche arboleda juanfram sem vontade nenhuma podem irem tbm o unico que daria uma oportunidade é o Igor gomes pq é prata da casa! Ta feia a coisa...

20/08/2020 09:13:19 Roberto Carlos

Esse Diniz tem que sumir do Sao Paulo porque esse cara esta acabando com o Sao Paulo tem que sair ja e muito fraco sai foraasaaaaaaaa

20/08/2020 08:52:54 Marcelo Dopke

Eu sou saopaulino mais to resando que perde todos os jogos pra ve se ese bosta de técnico cai logo pq ta desmontando o sao paulo la se foi nosso melhor atacante

20/08/2020 07:47:55 Tricoração

Jogador medíocre, nutella, se fez 3 gols em 2020 foi muito. Não entendo até hj a idolatria da torcida do SP, lambendo o saco dessa carniça. Demorô pra sair com essa tiriça. Pra quem teve Careca, França, Amoroso, Luisão, LF9, Borges, Calleri, ficar babando ovo por um jogador de um milhão por mês, pé de rato, é pacaba msm, torcida do SP merece msm essa fase que o SP está fazendo, tnc idolatrar pato? O que esse cara ganhou ou fez pelo SP, com três gols em 2020?

20/08/2020 08:37:34 Marcelo Beneti

Esse mer.. de técnico tem que cair fora também, deveria ter vergonha na cara e pedir demissão, o negócio é pressionarmos esses caras.

20/08/2020 08:34:47 Marcelo Beneti

Agora falta sair Juan Fran, Hernanes, Reinaldo, Lizieiro....

20/08/2020 08:32:23 Marcelo santos

E birra. Agora.temos Luciano. Que decadência

20/08/2020 08:30:20 Josy Louzeiro

Até quando vão chorar por um jogador que tanto faz perder ou ganhar não importa tá tudo certo? Torcem para Intrnacional então! Eu hein!

20/08/2020 08:23:14 Murillo Franco

A diretoria acertou, finalmente! Nada como eleições...

20/08/2020 08:21:05 Ricardo Augusto

Temos que deixa de compra camisa do sao Paulo e ser sossio torcedor quem sabe esses fdp nao sai fora

20/08/2020 08:20:21 Robson Dejesus

Lamentável pra nós são paulinos,que tem que sair e Diniz, Ruanfran,Mortozieiro, tchê tchê, Reinaldo e mais uns dez,pato nunca poderia ter saido ????

20/08/2020 08:16:14 Wanderson Rodrigues

Um cansado a menos no time. Falta agora ruanfran, Pablo e outros perdidos que podem caçar seu rumo em outro lugar. Ta na hora de trazer um uruguaio com raça pra mexer com o time. Pato vai tarde. Sem sangue

20/08/2020 08:11:47 Sergio Ricardo Torquato

Que o Salario do Pato é muito alto isso é verdade principalmente pra um time que não ganha nada agora querer botar a culpa da derrota para o Mirasol nas costas dele eu não concordo !!! Esse Diniz é um asno todo mundo que for hogar contra o SP ja sabe como vai ser o jogo !!! SP sempre perde pra time retrancado !!!

20/08/2020 08:10:54 Flavio Ribeiro

Foi queimado pelo treinador diniz e o dono do time Daniel Alves. Mas no final achei bom a saida dele, nem sombra de ser o jogador da primeira passagem dele pelo SPFC. Outros jogadores que nao se pagam deveriam sair: tchê tchê, Daniel Alves, Hernanes, liziero, helinho, toró, reinaldo, vitor bueno e o técnico. O elenco ta muito caro e nao entregam o resultado esperado. Essa merda com esse tecnico vai rebaixar.

20/08/2020 08:07:26 Pedro Henrique Silva

Diniz fdp ta acabando com o sp

20/08/2020 07:58:00 celso mraes

Ja esta indo tarde jogador preguiçoso , nao horra a camisa que veste ,nunca ganhou nada no sao Paulo chega em jogos decisivos gela , vaa com deuss

20/08/2020 07:54:04 Kleberth Andrade

Não entendo como os torcedores São Paulinos e Jogadores deixaram isso acontecer, não tem sentido nenhum, tirar o pato do time, Tem malandragem ai no meio, diniz fazendo merda e Accho q é dedinho do leco querendo bagunçar tudo antes de sair

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.