publicidade

Guerra de poderes ou resguardo à saúde? O que está acontecendo entre Dória, CBF e FPF?

O torcedor dos times paulistas assistiu uma verdadeira guerra de farpas e comunicados acontecer no início desta semana entre a Confederação Brasileira de Futebol, o governado do Estado de São Paulo, João Dória e a Federação Paulista de Futebol - representando os clubes. Enquanto o retorno dos treinamentos foi atrasado em São Paulo e gerava discussão entre os clubes pela desvantagem de treinos e número maior de jogos simultâneos, a CBF exige que a data de 8 e 9 de agosto seja cumprida e Dória manifestou-se contra: os times de São Paulo não jogarão o campeonato brasileiro enquanto não terminar o paulistão.

Guerra de poderes, prevenção da saúde pública ou respaldo ao calendário? Entenda e opine abaixo.



A CBF agiu rápido no início da paralisação do futebol gerada pela quarentena em combate ao novo coronavírus e montou com médicos especialistas, auxílio da Conmebol e reuniões com as confederações representantes de cada Estado, um protocolo de proteção sanitária para iniciar os jogos do campeonato brasileiro o mais rápido possível e para tentar não atrasar muito o calendário de jogos.

Após diversas reuniões, no dia 25 de junho, os clubes da série A e a CBF chegaram ao consenso de retornar aos jogos no dia 8 e 9 de agosto. Segundo a Confederação, ainda foi de comum acordo que os times que não estivessem autorizados a retornar suas partidas em seu Estado, transfeririam seu domínio de jogo para outras cidades para poder realizar todas as partidas.

O Governado do Estado de São Paulo, João Dória, afirmou em coletiva de imprensa que os clubes de São Paulo representantes da série A - São Paulo, Palmeiras, Bragantino, Santos e Corinthians - não iriam jogar o brasileirão enquanto não terminassem os jogos do paulistão. A decisão seria baseada na incongruência dos protocolos sanitários discutidos entre FPF, Governo do Estado de SP e secretaria de saúde. Dória completou dizendo que a CBF atropelou os times de São Paulo com a divulgação dessa data.

As viagens para a realização dos jogos colocariam em risco a saúde dos jogadores e das delegações por passarem por aeroportos e atravessarem uma logística de afazeres. Além disso, teria a questão de preparo físico de atletas e excesso de jogos simultâneos. Disse também que o campeonato paulista iniciaria ainda em Julho e faltam 6 rodas e que a CBF não perguntou se o clubes poderiam jogar ou não.

A CBF contestou as afirmações de Dório e ratificou publicamente que o brasileirão acontecerá nas datas divulgadas baseada no acordo feito na reunião de 25/06 e disse em comunicado oficial que os times de São Paulo confirmaram a participação.



A FPF e os clubes correm para retornar o campeonato paulista no dia 25/07 e agora tem o apoio do Governador do Estado para que a data aconteça o mais breve possível, porém, seguindo os protocolos discutidos anteriormente.

Não há ainda certeza se o Governo do Estado tentará interferir na data com algum meio legal, mas com certeza já há uma tensão no ar quanto ao retorno dos jogos e os clubes ficaram "no meio" da troca de comunicados.

Na sua opinião, os clubes devem iniciar o brasileirão ao mesmo tempo que disputam o paulistão?

VEJA TAMBÉM
- Senador defende paralisação do Campeonato Brasileiro após suspeitas de manipulação
- Veja como deve ser a escalação do Tricolor contra o Barcelona-EQU
- São Paulo vence Atlético-GO e ganha pela primeira vez no Brasileiro


Receba em primeira mão as notícias do Tricolor, entre no nosso canal do Whatsapp


Avalie esta notícia: 5 0

Comentários (7)
09/07/2020 08:22:41 joão videos e Vitor gamer

E faz isso classificação os quatros e rebaixa o gamba e pronto

08/07/2020 07:08:32 Jose Ricardo

Doria agora está certo, não e hora de começar o Brasileirão

O Doria é curintia!!!

07/07/2020 22:42:31 Elinaldo Melo Ada Lins

Os times tem que se impor a esse governador querendo dar uma de ditador

07/07/2020 22:41:07 Elinaldo Melo Ada Lins

Já tinha que ter voltado JÁ esse paulista a cbf está certa

07/07/2020 21:31:17 Fabricio Santos

E mais fácil concluir o paulistão, que já está quase na fase final. E depois começar o brasileiro, que dificilmente terminará em 2020.

07/07/2020 18:46:38 Vagner Luis Pacheco Pimentel

Os clubes paulistas só deveriam jogar o campeonato brasileiro depois do término do campeonato paulista. E também acho que os clubes deveriam se impor mais contra os desmandos da CBF!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.