Últimas Notícias
publicidade

Globo cria condições legais para redução dos Estaduais a partir de 2022

0 0 0
Ao rescindir o contrato do Campeonato Carioca, a Globo criou condições legais para redução dos Estaduais a partir de 2022. Explica-se: o acordo do Rio era o mais longo com duração até 2024. Mas ressalte-se que quem decide sobre a duração dos Estaduais é a CBF que tem como principais aliadas as federações.



O acordo do Carioca previa um mínimo de 17 datas para que fosse mantido o valor de R$ 95 milhões (montante sem o Flamengo). Caso houvesse uma redução, o total seria diminuído proporcionalmente. Isso era uma trava para queda na duração na competição.



LEIA TAMBÉM: São Paulo questiona pagamento e pede volta de Éverton Felipe. Cruzeiro rebate


Há cláusula similar de redução de valor em outros contratos de Estaduais. Mas o Paulista só tem um acordo de direitos de transmissão com a Globo até 2021. Para a duração futura da competição, haverá influência da fórmula que sairá da negociação entre a Federação Paulista de Futebol e clubes com a Globo ou outra emissora.

Já o Campeonato Gaúcho também tem um acordo com a Globo até 2021. O Mineiro vai até 2023, mas tem sido o campeonato com mais flexibilidade para redução de datas, tanto que usa só 15.

Internamente, a Globo tem entendido que a maior parte dos Estaduais não vale o que vinha sendo pago por eles. Tanto que já houve discussão sobre a rescisão de alguns contratos no meio do ano passado, apenas os que eram possível romper. No caso do Carioca, a emissora também já achava que o produto não valia o que era pago e esses foi um dos motivos da rescisão.

O Brasileiro é um campeonato que gera maiores receitas para emissora, assim como para os clubes. Isso porque há maior número de assinantes no pay-per-view, número que cai durante os Estaduais. Por isso, um aumento do Nacional teria impacto financeiro positivo.



A questão é que, além do aspecto financeiro, há a política. A CBF reduziu os Estaduais de 19 para 17 datas neste ano e já teve questionamentos de São Paulo e Rio. Uma nova diminuição deve gerar resistência. Ao mesmo tempo, se não tiverem contratos de TV, as competições não se sustentam.

São Paulo, Globo, Condições, Legais, Redução, Estaduais, 2022, SPFC


VEJA: São Paulo registra B.O. para apurar ato de vandalismo no CT de Cotia

E MAIS: Portimonense pode comprar Júnior Tavares do São Paulo


NOVO PATROCINADOR PRA CAMISA, DANI ALVES E PATO - COMENTARISTA FALA DE MANO MENEZES NO SPFC


TORCEDORES ATIRAM BOMBAS NO CT E POLÍCIA É REFORÇADA. ARTEFATOS FORAM ENCONTRADOS!



Avalie esta notícia: 4 1

Comentários (7)

04/07/2020 20:42:55 2015_spfc

Estadual é uma pré-temporada com ares de competição e de luxo.

Um Água Santa não tem a menor chance contra um time de série A no auge da temporada.

Por mim, deveriam acabar com essas competições ou transformar em seletiva para a série D, sem os times de divisões superiores.

Os times de série A deveriam ficar preocupados apenas com competições profissionais de alto nível.

04/07/2020 19:38:37 Isaac Pinheiro

Na verdade, deveria voltar o Rio - São Paulo! Já no Paulistão, os quatro grandes entrariam na fase mata mata, pois são os mais bem ranqueados do estado! Mais rentável para os clubes, mais atrativo para os torcedores!

04/07/2020 13:05:39 Edem Emeson

Vouta

04/07/2020 13:05:05 Edem Emeson

Vouta pu ticolo

04/07/2020 11:45:00 Lemonz

Se não for rentável os clubes não vão querer jogar, a saída das TVs é o primeiro passo. Pra mim seria melhor e mais rentável ter um Brasileiro de ano inteiro, seguindo o calendário europeu do que um Brasileiro corrido, em 6 meses como está. Os estaduais tem o seu charme mas fazem parte do passado, a maioria dos países que tem futebol sério não tem mais estaduais. Um exemplo é a Alemanha, que já teve estaduais, mas agora só as divisões mais baixas são regionais.

04/07/2020 12:37:18 Jean Albuquerque

Sao Paulo tem que fazer quem nem o flabosta de mandoi a globosta tomar no c. Eles estao é certo , a globosta paga uma esmola , o dinheiro vai a maior parte pra eles e as federações, afinal eatadual nao cale nada , por mim ja tinha acabado faz tempo é um lixo .

04/07/2020 12:29:14 Edmildo Gomes

Espero que Sao paulo faça como Flamengo tenha coragem de briga com a globo

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui.